Conteúdos
Frutas em processo de transformação
Objetivos
Perceber que algumas transformações mudam apenas alguns aspectos do objeto, enquanto outras modificam totalmente. Identificar as transformações que acontecem nos alimentos e refletir sobre por que ocorrem.
Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.
1ª Etapa: Início de Conversa
Inúmeras transformações acontecem diariamente na natureza. Existem dois tipos de transformações possíveis, as físicas e as químicas. Uma transformação física é aquela que ocorre sem que se formem novas substâncias, por exemplo, o gelo quando derrete. Já uma transformação química acontece quando existe a formação de novas substâncias como, por exemplo, quando a fruta amadurece na fruteira. Para identificar as transformações químicas, podemos observar algumas evidências, no caso das frutas, o aparecimento de um cheiro característico ou a mudança de cor.
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os alunos não aprendem conteúdos estritamente “científicos” como, por exemplo, saber o que são reagentes ou produtos de reação. Por isso, é importante buscar conteúdos “dentro do mundo físico em que a criança vive e brinca para que possam ser trabalhados nessas séries e que levem o aluno a construir os primeiros significados importantes do mundo científico, permitindo que novos conhecimentos possam ser adquiridos posteriormente, de uma forma mais sistematizada, mais próxima dos conceitos científicos”. (MEC, 1995) Dessa forma, trabalhar com ciência nas séries iniciais é proporcionar aos alunos que manipulem, observem, reflitam e discutam sobre suas hipóteses iniciais, sendo estas características de uma investigação científica.
Antes de iniciar o trabalho, consulte os links e prepare cópias do texto “Por que os alimentos, cosméticos e medicamentos estragam?” (link disponível na aba Para Saber Mais) e da Ficha de observação (há um exemplo disponível no Material de Apoio)
2ª Etapa: Levantamento de hipóteses
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles acham que significa a palavra TRANSFORMAÇÃO. Neste momento, discuta com eles as hipóteses levantadas e explique que transformação quer dizer o mesmo que modificação, ou seja, algo que se transforma é algo que passou por alguma mudança.
Na sequência, pergunte que tipos de transformações eles conhecem e faça na lousa duas listas, uma de transformações que ocorrem naturalmente e outra de transformações que são provocadas pelo homem. Vá anotando as transformações levantadas pelos alunos como reciclagem, dia e noite, produção do papel, gelo que derrete, entre outras. Espere até que eles levantem a questão do amadurecimento ou apodrecimento dos alimentos. Caso nenhum aluno fale sobre isso, questione se os alimentos também passam por transformações e vá debatendo com o grupo até que cheguem às palavras amadurecimento e apodrecimento.
3ª Etapa: Apresentando a proposta
Leve para a sala de aula frutas, ainda verdes, como banana, mamão, abacate, morango e laranja. O ideal é levar dois exemplares de cada fruta pois, durante a proposta, vocês farão a degustação destas frutas. Posteriormente questione os alunos “O que aconteceria se deixássemos aqui na sala estas frutas por alguns dias?” Anote as falas dos alunos em um cartaz para que, ao final das observações, vocês verifiquem o que realmente aconteceu e se as hipóteses foram correspondidas.
Você pode sugerir que os alunos toquem, cheirem e até experimentem um pedaço da fruta verde para que manifestem suas impressões.
4ª Etapa: Registrando as observações
Solicite aos alunos que registrem, por meio de desenho, as frutas observadas e pintem-nas de acordo com a cor que estão vendo. Explique que o desenho e a pintura precisam estar de acordo com o fruto para que as observações sejam fiéis ao objeto, assim como no trabalho de um cientista.
As crianças poderão observar as frutas todos os dias, mas só farão os registros quando perceberem modificações em sua aparência, como mudanças de cor ou aparecimento de qualquer outro aspecto diferente do inicial.
Para organizar o trabalho de registro dos alunos, entregue para cada um uma folha já dividida com o número de observações que você irá propor como no modelo disponível no Material de Apoio. O ideal é realizar no mínimo 2 registros das frutas com os alunos.
5ª Etapa: Observando as frutas maduras
Quando os frutos estiverem maduros, você poderá conversar com os alunos sobre como eles estavam inicialmente e como estão agora, para isso poderão recorrer ao cartaz com as falas dos alunos e aos desenhos feitos por eles na primeira observação. Pergunte ao grupo “O que mudou nestes alimentos?” e “Como podemos identificar que já estão maduros?”.
Para organizar o trabalho de registro dos alunos, entregue para cada um uma folha já dividida com o número de observações que você irá propor como no modelo abaixo. O ideal é realizar no mínimo 2 registros das frutas com os alunos.
As crianças irão observar que as frutas modificaram de cor e também o cheiro poderá estar diferente. Neste momento, proponha aos alunos que experimentem um pedaço destas frutas e digam o que mudou no sabor delas. Aqui eles também poderão fazer referência à consistência do alimento, por exemplo, “quando comemos o mamão antes ele estava mais duro agora ele ficou um pouco mais mole”.
Depois disso, pergunte aos alunos “Se ainda deixarmos estas frutas aqui na sala, elas continuarão se transformando? O que mais poderá mudar em cada uma delas?”. Proponha que continuem observando-as e registrando suas observações por mais alguns dias, assim aprenderão todas as transformações sofridas pelos frutos. Novamente anote as falas das crianças em um segundo cartaz para verificação posterior.
6ª Etapa: Observação do apodrecimento das frutas
Assim como na etapa anterior, entregue para cada aluno uma folha dividida para as observações e peça que registrem, por meio de desenho, o que está acontecendo com as frutas, relembre os alunos da importância de um registro fiel de cores e formas dos frutos.
Quando observarem que as frutas estão criando bolor, fungos, ficando escuras e com cheiro desagradável, converse novamente sobre as observações que fizeram retomando os desenhos e as falas anotadas no segundo cartaz. Você também poderá propor, se possível, que os alunos observem os fungos em um microscópio e assim observem que eles são seres vivos, mas que não são visíveis a olho nu. Informe a eles que estes seres microscópicos se alimentam dos nutrientes das frutas e são os responsáveis pela criação do bolor.
Coletivamente criem um texto com as conclusões que chegaram ao final de todas as observações, por exemplo, qual o processo de amadurecimento e apodrecimento das frutas, o que aconteceu com elas neste período, quanto tempo demoraram a ficar maduras e depois apodrecerem, entre outros assuntos.
7ª Etapa: Confirmando as hipóteses dos alunos
Para finalizar esta proposta leia para os alunos o texto “Por que alimentos, cosméticos e medicamentos estragam?”, disponível na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”, retirado da Revista Ciência hoje para crianças e, também, o texto da mesma revista, disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais” sobre transformação dos alimentos.
Você também poderá assistir com os alunos aos vídeos produzidos pela TV Cultura “De onde vem?”, série que mostra tipos de transformações que passam os alimentos como no vídeo “De onde vem o pão?” ou outras transformações “De onde vem o dia e a noite?”. Assim você poderá ensinar mais sobre o tema para seus alunos e responder a dúvidas que eles tenham sobre esse assunto. Alguns episódios da série você encontra no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.
Materiais Relacionados
1. Para saber mais sobre amadurecimento de frutas acesse:
http://todoscomsaude.blogspot.com.br/2008/01/amadurecimento-de-frutos.html
2. Para saber mais sobre apodrecimento de frutas acesse: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1041-7230-,00.html
3. Para compartilhar com os alunos informações sobre a transformação dos alimentos acesse: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista-aberta/#/4/zoomed
4. Para saber sobre outras transformações assista aos vídeos da série “De onde vem?” disponíveis nos links abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74
http://www.youtube.com/watch?v=L7NJeu2isj0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=jqty_zMgQRM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=6uoMT5VtslQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=9SmybztKMLU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=rohH8tVrHoY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=YJdpwafj4es&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=vZDm61sZV0U&feature=related
5. O texto “Por que os alimentos, cosméticos e medicamentos estragam?” está disponível em
http://pt.scribd.com/doc/63518305/Revista-Ciencia-Hoje