Conteúdos
Alimentos processados e ultraprocessados.
Grupos de alimentos.
Alimentos saudáveis.
Conceito e técnica do Stop Motion.
Google Translator (ferramenta de tradução).
Estruturas “Do you like… ?”,
Objetivos
• Perceber a importância de uma alimentação saudável;
• Conhecer formas saudáveis de se alimentar;
• Aprender a utilizar técnicas do Stop Motion e do editor de vídeo Open Shot como recursos na aprendizagem;
• Aprender a utilizar o Google Translator como ferramenta para fazer tradução;
• Desenvolver a habilidade de escrever e falar na língua inglesa;
• Interagir com os colegas de sala por meio da língua inglesa;
• Utilizar a língua inglesa em situações de uso real e contextualizado.
1ª Etapa: Alimentação saudável
Antes de iniciar as atividades, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. A íntegra do plano, para download está em “Material de Apoio”
Apresente aos alunos o vídeo “Se alimentar bem, é bom!!!!” disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”, link 2, e discuta com a turma quais os possíveis benefícios e malefícios que a alimentação pode proporcionar às pessoas. Em seguida, solicite aos alunos que, em grupos, realizem o seguinte levantamento:
a) What’s your favorite fruit? (Qual é a sua fruta favorita?);
d) What’s your favorite vegetable? (Qual é o seu vegetal favorito?);
e) What fruit don’t you like? (De qual fruta você não gosta?);
f) What vegetable don’t you like? (De qual vegetal você não gosta?);
g) How many fruits do you usually eat during the week? (Quantas frutas você costuma comer durante a semana?);
h) How many vegetables do you usually eat during the week? (Quantos vegetais você costuma comer durante a semana?).
Cada grupo de alunos deverá construir um gráfico com as informações coletadas na entrevista que foi feita. O gráfico de todos os grupos deve ser apresentado para a turma por meio do PowerPoint. Após as apresentações, discuta o que as informações dos gráficos revelam a respeito dos hábitos saudáveis da turma: Estão bons? Podem melhorar?
2ª Etapa: Alimentos in natura
Exiba para a turma o vídeo “Guia traz dez novas regras para uma alimentação saudável” disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”, link 1, e promova um debate com os alunos sobre as vantagens do consumo de alimentos no estado in natura, esclarecendo o que são alimentos processados e os ultraprocessados.
Divida a turma em dez grupos e defina para cada um deles uma das dez regras para uma alimentação saudável que foram apresentadas no vídeo exibido.
Fale aos alunos que os grupos deverão apresentar a sua regra para uma alimentação saudável por meio de um vídeo construído utilizando a técnica do Stop Motion, que será explicada com o auxílio de alguns vídeos disponíveis no item “Para organizar seu trabalho e saber mais.”, links 7, 8, , 10 e 11.
3ª Etapa: Construindo um vídeo
Nessa etapa, os alunos deverão construir o roteiro da história que irão filmar para apresentar as regras de uma alimentação saudável. Eles deverão também, construir o cenário e os personagens das histórias. Em seguida, fotografar as cenas, criar legendas e traduzi-las para o inglês utilizando o tradutor do Google. Os alunos terão a opção de gravar as falas em áudio, se quiserem.
Ao final da etapa de criação e produção, os alunos editarão o vídeo com o editor OpenShot, link 9 para publicar no blog da escola.
Para finalizar, apresente os vídeos produzidos pelos alunos em uma sessão que poderá reunir a comunidade escolar.
Materiais Relacionados
3.
Nutrition, Food Pyramid, Healthy Eating, Educational
Videos for Kids, Funny Game for Children
Arquivos anexados
- Alimentação saudável: Regras para uma boa alimentação