Conteúdos

Alimentos processados e ultraprocessados.
Grupos de alimentos.
Alimentos saudáveis.
Conceito e técnica do Stop Motion.
Google Translator (ferramenta de tradução).
Estruturas “Do you like… ?”,

Objetivos

Perceber a importância de uma alimentação saudável;

Conhecer formas saudáveis de se alimentar;

Aprender a utilizar técnicas do Stop Motion e do editor de vídeo Open Shot como recursos na aprendizagem;

Aprender a utilizar o Google Translator como ferramenta para fazer tradução;

Desenvolver a habilidade de escrever e falar na língua inglesa;

Interagir com os colegas de sala por meio da língua inglesa;

Utilizar a língua inglesa em situações de uso real e contextualizado.

 
 

1ª Etapa: Alimentação saudável

Antes de iniciar as atividades, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. A íntegra do plano, para download está em “Material de Apoio”

 

Apresente aos alunos o vídeo “Se alimentar bem, é bom!!!!” disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”, link 2, e discuta com a turma quais os possíveis benefícios e malefícios que a alimentação pode proporcionar às pessoas. Em seguida, solicite aos alunos que, em grupos, realizem o seguinte levantamento:

 

a) What’s your favorite fruit? (Qual é a sua fruta favorita?);

 

d) What’s your favorite vegetable? (Qual é o seu vegetal favorito?);

 

e) What fruit don’t you like? (De qual fruta você não gosta?);

 

f) What vegetable don’t you like? (De qual vegetal você não gosta?);

 

g) How many fruits do you usually eat during the week? (Quantas frutas você costuma comer durante a semana?);

 

h) How many vegetables do you usually eat during the week? (Quantos vegetais você costuma comer durante a semana?).

 

Cada grupo de alunos deverá construir um gráfico com as informações coletadas na entrevista que foi feita. O gráfico de todos os grupos deve ser apresentado para a turma por meio do PowerPoint. Após as apresentações, discuta o que as informações dos gráficos revelam a respeito dos hábitos saudáveis da turma: Estão bons? Podem melhorar?

2ª Etapa: Alimentos in natura

Exiba para a turma o vídeo “Guia traz dez novas regras para uma alimentação saudável”  disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”, link 1, e promova um debate com os alunos sobre as vantagens do consumo de alimentos no estado in natura, esclarecendo o que são alimentos processados e os ultraprocessados.

 

Divida a turma em dez grupos e defina para cada um deles uma das dez regras para uma alimentação saudável que foram apresentadas no vídeo exibido.

 

Fale aos alunos que os grupos deverão apresentar a sua regra para uma alimentação saudável por meio de um vídeo construído utilizando a técnica do Stop Motion, que será explicada com o auxílio de alguns vídeos disponíveis no item “Para organizar seu trabalho e saber mais.”, links 7, 8, , 10 e 11.

 

3ª Etapa: Construindo um vídeo

Nessa etapa, os alunos deverão construir o roteiro da história que irão filmar para apresentar as regras de uma alimentação saudável. Eles deverão também, construir o cenário e os personagens das histórias. Em seguida, fotografar as cenas, criar legendas e traduzi-las para o inglês utilizando o tradutor do Google. Os alunos terão a opção de gravar as falas em áudio, se quiserem.

 

Ao final da etapa de criação e produção, os alunos editarão o vídeo com o editor OpenShot, link 9 para publicar no blog da escola.

 

Para finalizar, apresente os vídeos produzidos pelos alunos em uma sessão que poderá reunir a comunidade escolar.

 

Materiais Relacionados

1. Guia traz dez novas regras para uma alimentação saudáve
 
 
3. Nutrition, Food Pyramid, Healthy Eating, Educational Videos for Kids, Funny Game for Children
 
 
 
6. Do You Like Broccoli Ice Cream? | Super Simple Songs
 
 
 
9. OPENSHOT Tutorial Básico – Telinha na Escola
 
 
 

Arquivos anexados

  1. Alimentação saudável: Regras para uma boa alimentação

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.