Conteúdos

Teoria Marxista do Trabalho;
Sociologia;
Marxismo;
Alienação.

Objetivos

– Problematizar a questão do trabalho dentro da sociologia;

– Analisar o conceito de alienação pelo trabalho;

– Contextualizar teorias e reflexões acerca do valor do trabalho.

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba "Material de Apoio", você encontra este plano de aula para download.

1ª Etapa: A alienação pelo trabalho em dois vídeos

Inicie o conjunto de atividades com um vídeo acerca do aprendizado pelo trabalho. Para tanto, reproduza o vídeo presente no link 1 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” e explore a questão acerca do trabalho como meio de aprendizado. Questione aos alunos se eles entendem que é possível aprender pelo trabalho e, por conta disso, melhorar e ter melhores perspectivas de vida. Após colher algumas opiniões, levante a questão de que talvez alguns trabalhos ou organizações para o trabalho permitam o aprendizado e a qualidade de vida e outros não.



Introduza então o conceito marxista de alienação pelo trabalho. Retome rapidamente a perspectiva da análise marxista acerca do mundo industrializado, contrapondo-o com o da manufatura – na qual o manufatureiro tinha controle sobre o seu trabalho e usufruía diretamente do resultado.



Para fazer a contraposição, utilize o vídeo do link 2 , de Charles Chaplin, realizando comparações. (acesse a aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais).



Como lição de casa, peça aos alunos que respondam às seguintes questões:



1. Por que Chaplin inicia seu filme com um rebanho, seguido de uma legião de trabalhadores?



2. Carlitos tem controle sobre o seu trabalho? Ele usufrui do resultado de seu trabalho?



3. Carlitos tem tempo de pensar e viver sua vida durante o período de trabalho?

2ª Etapa: Ligando Marx a imagens

Separe os alunos em duplas ou trios e solicite aos mesmos que façam uma pesquisa sobre o fotógrafo Sebastião Salgado e sua obra. Peça que registrem em seus cadernos os resultados. Na sequência, peça para que os mesmos façam uma pesquisa de citações de Marx acerca do trabalho e da alienação. Para tanto, indicamos os links 3 e 4 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” para iniciar a pesquisa e permitir aos alunos uma busca mais completa nas obras do fotógrafo e do pensador.

Realize a proposta de uma mostra virtual ou impressa de fotos e frases. Os alunos deverão selecionar uma foto e uma frase, compondo um conjunto harmônico (ou criativo, crítico, explicativo etc.). A classe deverá realizar uma mostra destes conjuntos. Peça para que cada dupla ou trio selecione um outro conjunto diferente do seu e que mais apreciou.

Finalize esta breve dinâmica com uma atividade no caderno onde cada aluno deverá justificar o porquê de ter apreciado o trabalho escolhido.

3ª Etapa: E se Marx visitasse o Brasil dos anos 80?

Antes de iniciar esta etapa, peça aos alunos para trazerem de casa breves informações acerca do garimpo de ouro, seus processos, meios, finalidades e personagens (quem faz o que no processo).

A partir das informações prévias reproduza o vídeo do Globo Repórter sobre o Garimpo de Serra Pelada, realizado em 1982, disponibilizado no link 5 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

Trabalhe por meio de perguntas e respostas em sala os conceitos marxistas de alienação, divisão do trabalho, condição do operário etc., aplicados ao vídeo, fazendo uma revisão do conceito marxista a partir de outro contexto sócio-econômico.

4ª Etapa: O marxismo no capitalismo pós-industrial

Como finalização do processo, avance no tempo e passe a questionar se o marxismo ainda hoje é importante para a compreensão da sociedade. Para isso proponha uma dupla análise (ou uma comparação ou contraposição). Inicie trabalhando alguns dos direitos sociais previstos na Constituição Federal. Para tanto, explore em sala alguns dos itens (incisos) do artigo 7º da Constituição Federal (link 5 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”). Sugere-se também a contextualização dos mesmos como direitos adquiridos a partir de lutas sociais e exigências das classes trabalhadoras.



Para realizar a contraposição, solicite aos alunos que pesquisem o que significam os termos Workaholic e Síndrome de Burnout (ambos são facilmente encontráveis em sites de pesquisa da internet). Peça que tragam anotações sobre os resultados.

Como processo avaliativo final, sugere-se a elaboração de um artigo de opinião com o seguinte tema: Marx ainda é atual no Brasil? Como critérios avaliativos, sugerimos o domínio da norma culta, a correção conceitual, a utilização de exemplos históricos e atuais e a estrutura do texto (início, meio e fim).

5ª Etapa: Início de Conversa

A temática do trabalho é uma questão central na sociologia. As relações entre os homens regidas pelo trabalho e sua organização foram objeto de muitas análises sociológicas importantes. Entre tais análises, encontra a teoria de Karl Marx de alienação pelo trabalho que, embora tenha sido escrita para um determinado momento social, continua muito atual.



Neste plano de aula buscaremos contextualizar algumas idéias acerca dos conceitos de organização do trabalho, industrialização e alienação pelo trabalho. Antes de iniciar as atividades com os alunos, consulte os links sugeridos na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” e leia os textos indicados. Eles são a base para um ótimo trabalho.

 

Materiais Relacionados

1. Veja o vídeo “The potter” acerca do papel do educador e também sobre a aprendizagem pelo trabalho. Busque uma forma de reproduzi-lo para seus alunos.

2.Veja a primeira parte do filme “Tempos Modernos” e busque uma forma de reproduzi-lo para seus alunos.

3. Pesquise e selecionefotos de Sebastião Salgado e seu trabalho.

4. Veja citações da obra de Karl Marx .

5. Veja os trechos do documentário do Globo Repórter acerca do garimpo de Serra Pelada.

6. Veja o artigo 7º da Constituição Federal e selecione alguns dos seus incisos para comentar em sala.

7.Para uma leitura mais aprofundada acerca da questão da alienação no trabalho em Karl Marx, verificar os artigos de Maria Lúcia Duriguetto e Benedito Rodrigues de Moraes Neto nos links abaixo.

Texto complementar 1

Texto complementar 2  

Arquivos anexados

  1. Alienação e Trabalho: a perspectiva marxista

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.