Conteúdos

Algarismos romanos

Objetivos

– Conhecer o sistema de numeração romana, suas regras de composição, leitura, escrita e sua utilização no cotidiano
– Compreender o breve histórico do sistema de numeração romana e seus registros
– Relacionar a composição e o valor dos números romanos
– Trabalhar em equipe de acordo com as orientações dadas

1ª Etapa: Início de conversa

A civilização romana deixou muitas heranças culturais, maneiras de pensar e se organizar  para os povos que a sucederam. Elementos de suas crenças e costumes, arquitetura, organização da política, da economia e maneiras de guerrear, ocupar e gerir, são marcas da civilização romana. Outro elemento importante dessa civilização era sua linguagem, o latim, que deu origem a várias línguas faladas hoje, as línguas latinas. Também nos foi legada a organização numérica romana. Podemos encontrar algarismos romanos em diferentes fontes do mundo contemporâneo como livros, DVDs, a informação sobre os séculos nas aulas de História, artigos da Constituição, relógios, nomes de papas e Imperadores, entre outros. Dessa forma, os alunos devem aprender na escola a reconhecê-los e identificá-los em seu cotidiano.

2ª Etapa: O que são algarismos romanos?

Para essa primeira aula, selecione diferentes tipos de materiais em que os algarismos romanos estejam presentes, alguns deles foram citados na etapa anterior. Leve-os para a sala de aula e pergunte aos alunos o que observam de semelhante em todos os objetos expostos.

Em seguida, assista com os alunosa o desenho animado “Asterix e Obelix”, disponível no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”, que mostra um pouco da organização da civilização romana.

Após o filme, converse com o grupo a respeito dos algarismos romanos e conte um pouco mais sobre a civilização que os criou e sua importância.

3ª Etapa: Aprendendo a identificar os algarismos romanos

Nessa etapa, entregue para cada aluno uma tabela com os algarismos romanos e sua correspondência com nosso sistema de numeração, um modelo dessa tabela está disponível no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. Depois, mostre para os alunos na lousa a correspondência dos principais números naturais com os romanos, veja o exemplo do quadro anexo no material de apoio deste plano de aula.

Na sequência, forme duplas e proponha uma brincadeira, em que um integrante da dupla por vez deverá escrever um algarismo romano em uma folha e o seu concorrente deverá descobrir qual é.

4ª Etapa: Jogo dos algarismos romanos

Agora que a turma já conhece esse tipo de organização numérica, divida-os em pequenos grupos de no máximo 5 alunos e proponha um novo jogo. Leve para a sala de aula uma sacola com vários números naturais, que ficará com você e, também, distribua para cada grupo formado uma quantidade de letras de E.V.A. (I, V, X, L, C, D, M) no mínimo quatro de cada. Afaste as mesas e cadeiras, faça uma marcação no chão para que os alunos não ultrapassem e coloque na lousa ou na parede fitas para que os alunos grudem os algarismos romanos.

Ao sinal combinado, sorteie um número natural de sua sacola e mostre para os alunos, eles deverão fazer a correspondência entre os dois tipos de sistema de numeração. O grupo que colocar no local estipulado (parede ou lousa com fitas) a correspondência correta em primeiro, ganha o ponto. Vence o time que mais acertar.

Esse jogo poderá ser repetido em diversas aulas aumentando o nível de dificuldade, ou seja, no começo você poderá deixar que os grupos consultem a tabela entregue anteriormente. Depois deverão ser desafiados a jogar sem ela e, por último, você sorteará números maiores que 100, por exemplo.

Para finalizar o trabalho com os algarismos romanos, leve os alunos para a sala de informática da escola e deixe que joguem os jogos sobre o tema sugeridos no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”.

Materiais Relacionados

1) Para saber mais acesse o conteúdo Algarismos Romanos, do site Brasil Escola

2) Assista com os alunos o desenho animado Asterix e Obelix

3) Para entregar aos alunos, providencie cópias da tabela de números romanos (de 1 até 1449), do site Só Matemática

4) Jogue com os alunos games sobre o tema: Jogo da Memória Números Romanos e Numeração Romana

Arquivos anexados

  1. Algarismos romanos
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.