Conteúdos

Números decimais

Objetivos

Observar e analisar as regularidades do sistema de numeração decimal.
Reconhecer e nomear números isoladamente.
Realizar leitura de tabelas simples.

Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.

1ª Etapa: Início de Conversa
“Desde muito pequenas, as crianças entram em contato com grande quantidade e variedade de noções matemáticas, ouvem e falam sobre números, comparam, agrupam, separam,ordenam e resolvem pequenos problemas envolvendo operações, acompanham a marcação do tempo feita pelos adultos, exploram e comparam pesos e tamanhos, observam e experimentam as propriedades e as formas dos objetos, percorrem e exploram diferentes espaços e distâncias etc.”
Priscila Monteiro (o texto completo está no link 5 do Para Saber Mais)

Sabendo disso, que a Matemática está presente em muitos momentos de nossas vidas, cabe à escola, principalmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, organizar situações de aprendizagem em que as experiências extraescolares das crianças sejam articuladas com os conhecimentos matemáticos socialmente construídos, porém estes conhecimentos anteriores não devem ser deixados de lado e o ensino da Matemática pode e deve ser prazeroso e divertido. Para isso, uma boa opção é propor aos alunos que aprendam conteúdos matemáticos brincando, experimentando, colecionando em sala de aula e uma das coleções que fazem sucesso entre a garotada e que ainda auxiliam a compreender conceitos primordiais da Matemática como sistema de numeração decimal, é a coleção de figurinhas. Assim, este plano de aula sugere uma série de situações de contagem e de resolução de problemas utilizando o álbum de figurinhas como disparador destas propostas.

2ª Etapa: Apresentando a proposta
Inicie a aula perguntando aos alunos quais álbuns de figurinha eles conhecem e faça uma lista na lousa com os nomes falados por eles, essa lista pode ficar exposta na sala e auxiliar em atividades de escrita. Pergunte se eles já colecionaram álbuns de figurinhas em casa e se gostariam de fazer uma coleção de figurinhas na sala de aula. Diga que você providenciará um álbum para que façam a coleção dele coletivamente na sala.

Escolha na banca de jornal um álbum que tenha mais a ver com seu grupo, diversas opções podem ser encontradas. Veja opções nos links 3 e 4 do  “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Compre um exemplar do álbum escolhido e leve para a classe, você pode escolher comprar os pacotes de figurinhas por semana, um por aluno, ou solicitar aos pais que enviem os pacotes de figurinhas num dia estipulado por você. Caso faça a opção de solicitar as figurinhas aos pais, prepare uma circular explicando como será a participação da família nesta atividade e quando e quantos pacotes de figurinhas deverão enviar à escola.

Com o álbum em mãos, apresente ao grupo o tema, as páginas, número total de figurinhas que deverão colar e como este material se organiza. Explique como será feita a proposta de colagem das figurinhas, defina em qual dia da semana ela será feita e qual a função dos alunos nesta atividade (colar, nomear os números das figurinhas tiradas, encontrá-los no quadro numérico e marcá-los). Apresente ao grupo um quadro numérico com o número total das figurinhas do álbum, este quadro auxiliará os alunos a verificarem quais e quantas figurinhas já foram coladas. Também apresente a Tabela de contagem de figurinhas, disponível no Material de Apoio, que servirá para que tenham controle das quantidades de figurinhas coladas, repetidas e que ainda estão para colar. Tanto a tabela quanto o quadro numérico devem ficar expostos na sala de aula ao alcance dos alunos.
Esta tabela deverá ser preenchida semanalmente após a colagem e contagem das figurinhas.

Você também poderá deixar exposto na sala três saquinhos etiquetados da seguinte forma:

Assim, os alunos terão maior autonomia para fazerem e controlarem a colagem das figurinhas.

3ª Etapa: Colando figurinhas
Para este momento, organize os alunos em roda e tenha em mãos o álbum e as figurinhas para colar. Os outros materiais necessários à proposta (quadro numérico, saquinho de versos e figurinhas repetidas) deverão estar próximos à roda, uma boa opção é fixá-los em um mural.

Explique que todas as vezes que forem colar uma figurinha, eles primeiro deverão nomear o número dela, depois procurá-la na sequência do álbum e por fim procurá-la no quadro numérico exposto na sala e pintar o número correspondente. Chame um aluno por vez para retirar uma figurinha do monte e colá-la no álbum, solicite que diga em voz alta o nome do número, este tipo de proposta auxilia os alunos a conhecerem números cada vez maiores e também a aprender a nomeá-los corretamente visto que, nesta faixa etária, a maioria dos alunos ainda se refere a números maiores que 20, como 56, por exemplo, como “este é o cinco e o seis”. Caso algum aluno se refira assim ao número explique que este não é o nome correto dele e coloque perguntas que possam o auxiliar a aprender seu nome correto como “Se contarmos no quadro numérico apontando um número de cada vez vamos descobrir o nome dele?” ou “Se contarmos de 10 em 10 e chegarmos neste aqui (aponte o 50) nos ajuda a achar o nome correto deste (aponte o 56)?”. Como esta atividade será recorrente no grupo, os alunos aprenderão a nomear números cada vez maiores e compreenderão com maior facilidade como a sequência numérica está organizada.

Depois que o aluno nomear o número, encontrá-lo no álbum e colar a figurinha, peça que procure o número dela no quadro numérico e pinte-o. Como, normalmente, os álbuns têm mais do que 150 figurinhas, o que gerará um quadro numérico extenso, pergunte aos alunos qual a forma mais rápida de encontrar o número da figurinha para pintar, conversem sobre isso e espere até que algum aluno fale sobre a organização do quadro em linhas e colunas, por exemplo, “o número é o 25 é só ele olhar na coluna do 5, porque todos os números terminam com ele”. Caso nenhum aluno perceba ou comente esta regularidade do quadro, você poderá mostrá-la aos alunos pedindo que observem as linhas e colunas.

“O que acontece na fileira do 10? Quais números estão nessa linha? O que eles tem em comum?”; “E na coluna do 2? O que os números desta coluna tem em comum?”

4ª Etapa: Preenchendo a tabela semanal
Ao final da semana reúna os alunos novamente para preencher a tabela semanal mostrada anteriormente. O primeiro item da tabela é “figurinhas repetidas” pergunte aos alunos como poderão descobrir quantas figurinhas repetidas adquiriram na semana correspondente (a única opção neste caso é contar as figurinhas colocadas no saquinho de repetidas). Proponha aos alunos que façam uma contagem coletiva, e em voz alta, para descobrir o total. Esta proposta é fundamental, pois os alunos aprenderão a contar uma quantidade cada vez maior de objetos e isso auxiliará no aprendizado da sequência numérica. Após a contagem, solicite a um aluno que escreva o número na tabela, assim você também poderá observar se eles sabem grafar corretamente os números.

O segundo item a ser preenchido na tabela é “figurinhas coladas na semana”, faça a mesma pergunta aos alunos “Como poderemos descobrir quantas figurinhas colamos nesta semana?”, se vocês estiverem preenchendo a fileira da 1ª semana surgirão três possibilidades de resposta dos alunos: contagem no quadro numérico, contagem no próprio álbum ou dos versos das figurinhas. Explique aos alunos que na 1ª semana contar no álbum e no quadro numérico será possível, mas que nas semanas seguintes não poderão fazer isso visto que as semanas ficarão misturadas. Novamente proponha a contagem coletiva e em voz alta das figurinhas coladas e solicite a outro aluno que marque o número final na tabela.

Posteriormente deverão preencher o item “figurinhas faltantes”, novamente pergunte aos alunos onde podem encontrar esse resultado. Aqui poderão surgir duas respostas possíveis, contar no álbum ou no quadro numérico solicite a contagem oral e peça a um aluno que anote a resposta na tabela.

Por fim, vocês deverão preencher o item “total de figurinhas coladas”, neste caso pode-se contar no álbum, no quadro numérico ou juntar os versos das semanas. Na 1ª semana a resposta será a mesma do item “figurinhas coladas”, nas que se seguem você poderá propor uma situação-problema coletiva em que os alunos terão que somar o resultado da semana seguinte com as figurinhas coladas na semana atual. Por exemplo, se o quadro estiver preenchido como o quadro abaixo, peça aos alunos que somem 29, total de figurinhas da 1ª semana com 32, número de figurinhas coladas na 2ª. Como cada vez números mais altos surgirão nesta proposta você pode ensinar os alunos a utilizarem o material dourado, assim você amplia as estratégias dos alunos para resolverem situações-problema, ensinando que podem ir além dos desenhos de palitinhos ou contagens com material concreto como os lápis, estratégias muito utilizadas por crianças desta faixa etária.

Ao final do preenchimento semanal da tabela, não se esqueça de retirar e guardar os versos do saquinho para que não se misturem os versos de duas semanas ou mais, pois da 2ª semana em diante só por meio deles será possível preencher o item “figurinhas coladas na semana”. Você também poderá separar semanalmente o número de figurinhas repetidas ou misturá-las para que os alunos tenham que fazer contagens cada vez maiores.

5ª Etapa: Completando o álbum
Com o álbum completo, decida com o grupo o que será feito com ele: sortear entre os alunos, ficar na sala junto com livros e gibis ou doação à biblioteca da escola. Já no que se refere às figurinhas repetidas divida-as entre os alunos ou deixe na sala para ensiná-los a brincar de “bafo”, brincadeira em que eles devem bater num monte de figurinhas viradas com o verso para cima e levam para eles aquelas que conseguirem desvirar depois da bater no monte.

 

 

 

 

 

 

 

 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre sequência numérica acesse o link http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/sequencia-numerica.htm

2. Para saber mais sobre sistema de numeração decimal acesse o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_numera%C3%A7%C3%A3o_decimal

3. Para compartilhar com os alunos como os álbuns de figurinhas surgiram e como são feitos leia as matérias disponíveis nos links abaixo:
 http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feito-um-album-de-figurinhas
http://super.abril.com.br/cotidiano/figurinhas-carimbadas-444218.shtml

4. Para saber alguns álbuns de figurinhas disponíveis nas bancas de jornal acesse o link http://www.trocafigurinhas.com/

5. Texto As crianças e o conhecimento matemático: experiências de exploração e ampliação dos conceitos e relações matemáticas, de Priscila Monteiro, disponível em http://migre.me/9XEjy
 

Arquivos anexados

  1. Álbum de Figurinhas: Sequência Numérica

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.