Conteúdos
Alavancas
Objetivos
Este roteiro visa a introdução do conceito de torque e de como os torques são responsáveis pelo funcionamento de alavancas. Além disso, também pretende-se promover a compreensão de que as alavancas constituem uma importante ferramenta tecnológica que apresenta diversas aplicações.
1ª Etapa: Problematização: situações em que usamos alavancas
Para um primeiro levantamento de ideias, os alunos, em grupos, devem listar alavancas que são utilizadas no dia-dia. Devem ainda dizer como acham que elas funcionam, ou seja, de que forma nos auxiliam em nossas tarefas.
2ª Etapa: O que é torque?
O professor deve então introduzir os conceitos de centro de massa e de torque. É importante que o aluno perceba que o ponto de aplicação de uma força sobre um corpo determinará que o movimento resultante dessa força é linear ou de rotação em torno de um eixo. A simulação indicada acima é um bom recurso para a introdução e lapidação dos conceitos de torque e braço de alavanca.
Nesse momento os alunos devem retomar suas hipóteses acerca do funcionamento das alavancas (etapa 1) e ratificá-las ou retificá-las.
3ª Etapa: Conheça a história da alavanca de Arquimedes e crie sua própria história
O professor deve apresentar aos alunos a famosa frase de Arquimedes: “Dê-me uma alavanca e eu moverei o mundo”. Há um artigo da revista Super interessante disponível em que traz mais detalhes sobre essa história.
4ª Etapa: Orientação e socialização
Oriente a produção das narrativas e a adequação dos exemplos de alavancas propostos. Ao final garanta a socialização da produção, evidenciando as diferentes alavancas propostas.
Materiais Relacionados
A utilização de alavancas em nossas vidas é constante: tesouras, alicates, guindastes, macacos, pés-de-cabra, maçanetas, pregadores de roupa ou crachás… O nosso corpo também está cheio de alavancas. O estudo das alavancas, quando abordado no Ensino Médio, frequentemente aparece em designado como “máquinas simples” e muitas vezes o conceito de torque não é citado. Por meio desta sequência os alunos devem procurar identificar alavancas, reconhecer sua utilidade e compreender seu funcionamento por meio da aplicação de torques.
Reveja conceitos sobre alavancas e torques :
Mecâninca
Experiência
Simule
Leia o artigo A Alavanca de Arquimedes disponível – Se utilizar esse artigo tome cuidado com as potências de 10 que não estão sobrescritas.