Conteúdos

Torque (ou momento de uma força).

Alavancas.
Equilíbrio de corpos extensos.
 

Objetivos

Este roteiro trata do equilíbrio de corpos que podem girar ao redor de um eixo e da ação de forças em alavancas (torque ou momento da força). Espera-se que o aluno compreenda que o efeito das forças aplicadas aos corpos que podem girar depende da posição onde a força é aplicada em relação ao eixo de rotação. Física

1ª Etapa: Início de Conversa, as alavancas em toda parte

Compreender o funcionamento das máquinas simples, como a alavanca, é fundamental para que o aluno possa entender o mundo moderno, pois os conceitos físicos que explicam esse funcionamento são também necessários para a compreensão do funcionamento de máquinas mais complexas e de muitos fenômenos corriqueiros do cotidiano, como o abrir e fechar de portas, por exemplo.

 

Nesse roteiro você vai explorar os conceitos de torque (ou momento da força) e de equilíbrio rotacional e vai apresentar a alavanca como uma forma de máquina simples.

 

Para as atividades experimentais sugeridas não são necessários materiais especiais.

 

2ª Etapa: Problematização e sensibilização

Nessa etapa o professor deve apresentar o tema de estudo, “Alavancas e equilíbrio”, e estimular um debate rápido sobre o que os alunos pensam sobre o tema. Algumas perguntas podem orientar esse debate e ajudar em uma diagnose dos conhecimentos prévios dos alunos:

 

1. Vocês sabem o que são alavancas?

 

2. Sabem para quê elas servem?

 

3. Vocês sabem por que a fechadura fica na extremidade da porta e não no centro?

 

4. Já brincou numa gangorra? Sabe como ela funciona?

 

5. Que ferramentas que você conhece são alavancas?

 

6. Será que temos alavancas no corpo humano?

 

A partir das respostas dos alunos o professor pode ir elencando temas para tratar conjuntamente durante a atividade. Uma boa ideia consiste em anotar na lousa as dúvidas que surgirem e, ao final, fotografar a lousa para registrar essas dúvidas. Parte delas podem também ser dúvidas do próprio professor e poderão se transformar em objeto para pesquisas na internet ou na biblioteca da escola.

 

É importante que nesse momento os alunos tenham a palavra e que as suas dúvidas sejam anotadas e não respondidas. O objetivo é despertar a curiosidade, o interesse e diagnosticar o que os alunos já sabem e o que precisam saber ou aperfeiçoar.

3ª Etapa: Apresentando as alavancas

Nessa etapa o professor dever apresentar à classe algumas alavancas e explicar seu funcionamento. Alavancas simples que o professor pode providenciar e trazer para a aula, por exemplo, são: alicate, tesoura, abridor de latas, chave de parafuso e mesmo uma chave de abrir portas.

 

O vídeo sobre alavancas sugerido na seção “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” pode ser usado para apresentar as alavancas e seus usos.

 

As questões apresentadas inicialmente aos alunos sobre as ferramentas que são alavancas podem ser retomadas agora e discutidas.

 

A discussão sobre as alavancas no corpo humano também pode ser feita nesse momento.

 

4ª Etapa: Momento da força (torque) e equilíbrio de alavancas.

Nessa etapa o professor pode apresentar formalmente o conceito de momento de uma força partindo da questão sobre a forma como abrimos uma porta (puxando ou empurrando pela extremidade oposta à linha das dobradiças e não pelo meio).

 

É importante que o aluno entenda o significado dos termos “força”, “braço” e “linha de ação da força” para poder calcular corretamente o momento das forças.

 

O aplicativo com as simulações online é bastante útil nesse momento. Caso não seja possível utilizá-lo com a classe (por alguma razão que impeça o uso dos computadores conectados à internet), leve prints de tela do aplicativo e faça a explicação em lousa.

 

Para discutir na prática o equilíbrio de alavancas pode-se usar um lápis de formato cilíndrico e uma régua como alavanca. A proposta de desafio para grupos de dois alunos pode ser formulada em etapas como se segue:

 

1. Ache o ponto de equilíbrio da régua sobre o lápis. O que há de especial no ponto da régua onde ela pode ser equilibrada? (espera-se que os alunos percebam que isso ocorre bem no meio da régua).

 

2. Usando agora duas borrachas de tamanhos diferentes (massas diferentes) e mantendo a régua na mesma posição em relação ao lápis (usando o ponto de equilíbrio obtido no passo anterior), obtenha novamente o equilíbrio, agora com as duas borrachas. Por que as borrachas não ficam em equilíbrio em pontos equidistantes do lápis?

 

Por fim, use o simulador de equilíbrio em alavancas (que pode ser baixado para funcionamento off-line, se necessário) para que os alunos exercitem o que aprenderam e fixem os conceitos.

5ª Etapa: Finalização.

O simulador de equilíbrio em alavancas possui um jogo interessante (em sua terceira aba) onde os alunos podem exercitar o que aprenderam e onde o professor pode facilmente verificar a aprendizagem dos alunos.

 

Com os alunos em duplas, proponha um campeonato entre essas duplas para cada nível de dificuldade (há 4 níveis no jogo) com tempo limitado. Ganha a dupla que conseguir a melhor pontuação dentro do tempo estipulado.

 

Observe que esse tipo de avaliação não pressupõe que serão dadas notas para os alunos, mas sim que o professor possa observar como os alunos resolvem os problemas propostos no game e possa ajudar as duplas com maiores dificuldades.

 

Há muitas maneiras de elaborar esse campeonato e, dependendo da avaliação feita pelo professor podem ser feitas várias rodadas de disputa. Os alunos certamente vão gostar.

 

Materiais Relacionados

Vídeo do Telecurso Ensino Fundamental (11:57) discutindo o funcionamento das alavancas

 
Aplicativo online apresentando:
 
 
 

Arquivos anexados

  1. Alavancas e equilíbrio

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.