Conteúdos

• Desperdício e aproveitamento de água; 
• Corpo humano e a água; 
• Crise hídrica no Brasil.

 

Objetivos

• Reconhecer a importância de utilizar a água com consciência, evitando o desperdício.

• Aprender diferentes maneiras de captar a água da chuva, reutilizar a que vem pela torneira e armazená-la com segurança.

• Reconhecer que todos são responsáveis pelo uso consciente da água.

• Compreender o que são atitudes de prevenção e praticá-las.

• Atitudes que possam contribuir para a qualidade de vida.

1ª Etapa: Etapa: Exibição da música e da reportagem

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.







Apresente os dois vídeos, que juntos possuem a duração de aproximadamente 10 minutos, podendo ser apresentados sem interrupções e que possuem uma fácil compreensão para a etapa seguinte, uma roda de conversa.

2ª Etapa: Roda de conversa sobre a temática e a situação

Após a exibição dos vídeos, pode-se conversar com os alunos sobre o que compreenderam. Perguntas apresentadas a seguir, deverão ser feitas ao grupo: 



-Qual o assunto principal de ambos os vídeos?



– Apesar de ser uma reportagem de 2013, isso ainda é atual?



– A escassez de água, ainda é uma questão que ocorre somente no Nordeste?



– A Senhora Delmindi, da reportagem, usa pouca ou muita água?



– Vocês, na sua casa, utilizam a mesma quantidade que a senhora?



– A água que utilizam para beber é adequada? É límpida e translúcida?



– Segundo a ONU, nós precisamos de quantos litros de água por dia para comer e para a higiene?



– E no estado de São Paulo, existe ainda hoje o desperdício de água em um banho?



– Houve alguma mudança no comportamento das pessoas em relação a água?



Esclarecer essas questões auxiliará os alunos a compreenderem os reais significados contidos no texto, como a seca e o desperdício desenfreado na região Sudeste.

3ª Etapa: Ciências – A verdadeira importância da água para o ser vivo

Após a roda de conversa é necessário a explanação da real importância da água para todos os seres vivos, como o ser humano não suportar viver mais do que quatro dias sem bebê-la, os benefícios que produz no corpo, a composição de água em alguns seres vivos, onde no homem adulto é de 70% e que a água doce utilizada para bebermos é de somente 3% no mundo. Apresente as imagens a seguir aos alunos, para debater o tema: 



 











 

4ª Etapa: Geografia – Pensamento crítico e consciência da crise

Nesta etapa, é de suma importância o aluno entender onde está inserido geograficamente, por isso, apresentamos inicialmente o mapa das bacias hidrográficas que o Brasil possui. Em seguida, você pode mostrar os sistemas que abastecem a região (aqui um exemplo de São Paulo). Finalmente apresente  o Mapa Nacional de Estresse Hídrico, fazendo com que a criança se localize também na sua região.











Na sequência, analise com a turma o uso que o país faz da água, em função das diferentes atividades: a agricultura consome boa parte da água e a pecuária, proporcionalmente a menor.



Na sequência, chame a atenção para a demanda pela água nas diferentes atividades. Proponha e analise as comparações apresentadas. 






5ª Etapa: Língua Portuguesa - Caderno de economia e conscientização da comunidade escolar

Nesta última etapa será onde os alunos colocarão os conceitos aprendidos em prática, pois criaremos um “Caderno da Economia” com a ajuda dos pais e responsáveis. Todos os alunos trarão de casa a conta de água atual, que será colada no caderno e observaremos o histórico da água consumida e o preço a ser pago. Criaremos cartazes e faixas mostrando a importância da água para o ser vivo e como economizá-la, fixando-os no entorno da escola.



Após um mês, as crianças trarão novamente a conta de água e, assim, poderemos observar quem economizou mais. Estes pais poderão ser convidados a virem à escola para contarem o que realizaram para diminuir sua conta, desenvolvendo uma experiência positiva para cada criança.



E como finalização, a produção de um texto narrando todo o experimento adquirido. 

Materiais Relacionados

1. O videoclipe da música “De gotinha em gotinha” da dupla Palavra Cantada pode ser encontrado no DVD “Vem dançar com a gente” ou no link do Youtube que nos apresenta o clipe em forma de videogame, muito atrativo para as crianças, e com uma linguagem de fácil compreensão sobre a importância da água. 

2. Para compreender ainda melhor a importância da água para o nosso organismo, a reportagem da revista Mundo Estranho encontrada no link;

3. A revista Super Interessante publicou um infográfico incrível mostrando desde o início da crise, em 2004, e as razões de acontecer. Um gráfico é atualizado diariamente com a quantidade de água presente nas grandes bacias de São Paulo, as soluções possíveis, o mercado que a água gera, os confrontos já existentes pela necessidade dela e ainda, filmes, séries e jogos que mostram a temática hídrica e, qual, a real possibilidade de eles acontecerem. Disponível

4. A reportagem produzida em março de 2013 pelo programa jornalístico Bom dia Brasil intitulada “A real situação da água no Brasil” mostra algo extremamente atual e que antigamente era encontrado somente no Nordeste, hoje abrange boa parte do Brasil, principalmente Sudeste, podendo ser encontrada em link do Youtube a seguir.

5. Os sites http://bit.ly/1HfAScA e http://bit.ly/1t3S3d1 mostram de forma lúdica o declínio da quantidade de chuva, respondendo à pergunta diária de paulistanos e a quantidade de água existente na principal bacia da Grande São Paulo. 

6. O site demonstra, em percentual, e com atualização diária, o volume de água de todas as represas que abastecem a Grande São Paulo e o ABC paulista. 

Arquivos anexados

  1. Água e a Vida

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.