Conteúdos
Água
Objetivos
– Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive.
– Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais.
Antes de dar início às Etapas acesse a aba Para Saber Mais.
1ª Etapa: Atividade
Divididos em quatro grupos, os alunos farão perguntas para orientar sua observação, de acordo com os ambientes em que se concentrem maior consumo de água na escola: cozinha, banheiros e pátio (caso haja outros lugares, o professor pode sugerir mais grupos de trabalho).
O quarto grupo irá coletar dados junto à diretoria da escola, sobre consumo em geral. Nesse roteiro, devem constar perguntas como:
• A água no pátio Como se gasta a água para fazer a limpeza no pátio? Essa limpeza é diária? A água utilizada é reaproveitada? Como são os bebedouros da escola? De onde vem essa água – filtro, porta-galões? Os equipamentos utilizados estão funcionando? Há vazamentos?
• A água na cantina Para que as pessoas usam a água na cantina? Como é o procedimento para lavar a cantina? Quantas vezes por semana essa limpeza é feita? As pessoas lavam louça e alimentos com torneira aberta ou fechada? Os equipamentos estão bem mantidos, ou há vazamentos?
• A água nos banheiros Quantos banheiros existem na escola? As torneiras são comuns, ou de pressão, que “fecham” sozinhas? Observe algumas pessoas utilizando o banheiro: demoram a dar descarga? Como é feita a limpeza dos banheiros – com balde, esguichos? A água utilizada é reaproveitada para a limpeza?
• A água na escola A diretoria tem dados quantitativos sobre o consumo de água na escola? A conta de água aumentou nos últimos meses, ou diminuiu? Sabe indicar onde se gasta mais água na escola? A escola planeja soluções para melhorar o uso da água na escola? O objetivo é despertar os alunos para essas questões bastante concretas que estão ao redor deles. No retorno, os alunos, ainda agrupados, irão organizar as informações para apresentá-las em um editor de textos. O professor pode orientá-los a selecionar as informações de acordo com o que acharam mais importantes – métodos de uso e problemas decorrentes são itens a se lembrar. Após uma aula para organizar e apresentar essas informações, programe uma próxima aula para que os alunos pesquisem na internet soluções, relacionadas à tecnologia, para contribuir com o uso racional da água e a preservação desse recurso. Abaixo algumas palavras chave para localizar conteúdos: Tecnologia para diminuir o uso da água Uso racional da água Soluções para o uso da água Soluções para despoluir a água Nesse momento, você pode recorrer a uma pesquisa sobre a casca de banana como matéria-prima para despoluir a água. A solução está disponível aqui.
O objeto de aprendizagem “Água, Desafios e Soluções” também pode ser utilizado nesse momento: o professor deve projetar a animação e convidar os alunos a descobrirem as soluções para o uso da água proposto na atividade. Seu papel será o de mediador no debate coletivo, ajudando os alunos a entenderem as soluções apontadas, incentivando-os a sugerir outras além do que foi apresentado.
2ª Etapa: Conclusão
Como trabalho final, os alunos, reunidos em duplas ou trios, devem produzir uma carta, folder ou cartaz, no próprio computador. A ideia é que a turma possa apontar soluções e recomendações para o uso racional da água válida não só para a escola, como também para as residências de cada um deles. Sugerimos ainda que se observe como os alunos interagiram durante a aula e nas atividades em grupo, como foi a produção deles, se apresentaram informações relevantes, se conseguiram descobrir coisas novas a respeito do uso da água na escola, se souberam indicar problemas e soluções a partir do que foi discutido em sala de aula, apresentando relações de dependência, de causa e efeito.
3ª Etapa: Introdução do tema
Prepare uma aula introdutória a partir do vídeo “O ciclo da água”, para relembrar conceitos sobre sua circulação e seu aproveitamento pelo homem até chegar às torneiras.
Após o filme, inicie um pequeno debate para que os alunos pensem: de onde vem água que chega às nossas torneiras?
Como e para que a utilizamos?
O acesso à água é fácil?
Se não, por quê?
Essa discussão tem como objetivo orientar os alunos a construírem um roteiro de observação do consumo de água na escola.
Materiais Relacionados
Caro professor, antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.
Leia o conteúdo sugerido: Meio ambiente: Casca de banana pode despoluir a água
Assista previamente ao vídeo: O Ciclo da Água
Realização Instituto Paramitas.