Conteúdos
Água: Abundância ou Escassez?
Objetivos
• Compreender as características e os fatores naturais e humanos que interferem na abundância, na escassez e na distribuição da água para o uso humano;
• Conscientizar alunos para as boas práticas de uso da água.
1ª Etapa: Introdução ao tema
• Apresente à turma o clip de Guilherme Arantes, Planeta Água;
• Apresente à turma as metas do milênio e converse com o grupo sobre o objetivo número 7, relacionado à disponibilidade de acesso à água potável;
• Apresente o mapa da disponibilidade da água no mundo.
Discuta com o grupo o motivo da disponibilidade da água estar entre as metas do milênio.
2ª Etapa: A água na Terra
A partir da discussão, proponha as primeiras questões a serem respondidas na atividade individual de pesquisa:
• Temos água disponível para todos os habitantes da Terra?
• Por que há grandes quantidades de água na Terra e muitos indivíduos sem acesso à água potável?
3ª Etapa: A água no Brasil
Organize a sala em grupos para levantar dados sobre:
• Como a água está distribuída no Brasil? Quais as áreas com maior e menor disponibilidade?
• Como é consumida a água no Brasil? Que atividades geram maior consumo?
• Quais problemas impedem grupos de ter acesso à água potável?
4ª Etapa: Organização dos dados
Organize as apresentações dos grupos de maneira que todos tenham acesso aos dados levantados.
5ª Etapa: Fechamento da atividade
Cada grupo produzirá um folheto informativo (podem utilizar o programa Publisher) em que apresente dados sobre a disponibilidade e a utilização da água no Brasil e uma campanha para o uso racional da água na escola e na comunidade.
Materiais Relacionados
Leia os textos:
• Água doce e limpa: de “dádiva” à raridade
• A má distribuição da água no Brasil
• OMS: 10 dados sobre a escassez de água
• Água: importância e propriedades