Conteúdos

Conceito de agricultura familiar e não familiar. 

Objetivos

1) Compreender o conceito de agricultura familiar.
2) Refletir sobre o papel da agricultura familiar na economia brasileira quando comparada à agricultura não familiar.
3) Elaborar um projeto de horta em casa.

 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Inicie este plano de aula realizando uma leitura compartilhada do texto sugerido no item 1 do tópico “Para saber mais…”, com a turma reunida. Durante a leitura, procure identificar se os alunos conhecem o ciclo de vida das hortaliças. Esclareça que as hortaliças são Angiospermas e como tal apresentam reprodução análoga a todos os outros vegetais desse grupo. Para ilustrar o ciclo de vida das Angiospermas, assista com os alunos ao vídeo sugerido no item 2 do tópico “Para saber mais…”. Questione também se os alunos já viram flores de hortaliças. Na grande maioria das vezes, os alunos não têm ideia de que as hortaliças são vegetais completos, com raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. Esclareça que nos alimentamos de determinadas partes de vegetais, mas que eles apresentam todos os órgãos característicos de uma Angiosperma. Utilize as imagens abaixo, mostrando algumas flores de hortaliças, normalmente utilizadas na alimentação.

2ª Etapa: Agricultura familiar e agricultura não familiar

Complementando a etapa anterior questione os alunos se eles consideram possível o que foi descrito no texto que leram anteriormente. Abra espaço para que eles contem suas experiências, se na casa deles os familiares costumam plantar hortaliças para consumo próprio. Em seguida, questione se conhecem o significado de agricultura familiar, esclarecendo esse conceito. Apresente ainda as diferenças entre agricultura familiar e agricultura não familiar. Para enriquecer esse debate, obter subsídios e esclarecer adequadamente com os alunos essas diferenças, consulte os textos indicados no item 5 do tópico “Para saber mais…”. 

3ª Etapa: O lugar da agricultura familiar no Brasil

Providencie cópias do material sugerido  no item 4 do tópico “Para saber mais…” e distribua aos alunos que devem estar reunidos em grupos (máximo 4 participantes). Solicite aos alunos que explorem as informações desse documento oficial do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Nessa etapa é fundamental a assessoria do professor para auxiliar os alunos na compreensão das tabelas. Explique aos alunos que cada um dos grupos deverá transformar as informações dos gráficos em um texto, com as seguintes informações e com o seguinte título: O lugar da agricultura familiar no Brasil.

 

– Relação entre porcentagem de estabelecimentos de agricultura familiar em relação à porcentagem que esses ocupam de área. OBS: Pode-se observar que a porcentagem da área ocupada pela agricultura familiar é menor do que a área ocupada pela agricultura não familiar. Em contrapartida, a porcentagem de estabelecimentos de agricultura familiar é muito maior.

– Relação entre o número de pessoas que trabalham na agricultura familiar e não familiar.

– Relação entre o número de estabelecimentos e área ocupada pela agricultura familiar nas diferentes regiões do Brasil. OBS: Pode-se observar, por exemplo, que o Nordeste apresenta 50% de estabelecimentos de agricultura familiar enquanto nessa mesma região somente 35% da área está ocupada por esse tipo de agricultura, ou seja, no Nordeste prevalecem pequenas propriedades. 

– Principais tipos de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

– Comparação da participação da agricultura familiar de 1996 a 2006, nos seguintes itens: número de estabelecimentos, área total e pessoas ocupadas.

 

4ª Etapa: Sistematizando informações

Utilize essa etapa para fazer o fechamento da etapa anterior. Comente com os alunos os dados obtidos nas tabelas, ressaltando a importância da agricultura familiar na economia brasileira. Assista ao vídeo indicado no item 4 do tópico “Para saber mais….” para completar essa discussão. 

5ª Etapa: Desenvolvendo um projeto de horta em casa

Esta etapa consiste no desenvolvimento de um projeto de horta em casa. Explique aos alunos que a ideia inicial é somente o projeto, mas que eles poderão desenvolvê-lo com seus familiares, se estes considerarem viável. Mas, por onde começar? A seguir apresentamos algumas orientações, a partir de um roteiro. Utilize os materiais (textos e vídeos) indicados no item 6 do tópico “Para saber mais…” para motivar e dar suporte teórico ao desenvolvimento do projeto.

– Para ter uma horta em casa é necessário espaço. Sendo assim, a primeira pergunta é: Existe espaço em minha casa para uma horta? Se existir, qual é a área disponível? Se não existir, é necessária a compra de vasos (as lojas disponibilizam vários tipos). Ainda é possível improvisar recipientes de plantio com garrafas pet. A escolha do tipo de vegetal a ser cultivado na horta depende da área disponível e do número de vasos que podem ser adquiridos.

– Qual os tipos vegetais serão cultivados seria a nossa próxima pergunta. Informe aos alunos que a escolha deverá levar em conta a área, as condições mínimas, bem como o tempo, necessários ao desenvolvimento das plantas. 

– Outro aspecto importante é relacionar os materiais necessários para fazer uma horta: vasos, pás, adubo, sementes, etc. Solicite aos alunos que façam o levantamento de todos os materiais necessários. 

OBS: Como resultado final, espera-se que os alunos entreguem o projeto com as seguintes informações:

– área que será utilizada ou número de vasos ou número de garrafas pet

– tipos de hortaliças a seres cultivadas, com os respectivos motivos da escolha (é uma hortaliça muito consumida na sua casa; o tempo para a colheita é reduzido; as sementes germinam facilmente, entre outros) .

– relação dos materiais que deverão ser adquiridos para a execução da horta.

– texto dissertando sobre a viabilidade de se ter uma horta em casa.

 

Materiais Relacionados

1. O texto “Perigo da semente” disponível em http://biowit.wordpress.com/2013/11/15/o-perigo-da-semente/ apresenta um relato muito interessante sobre uma pessoa que resolveu deixar as hortaliças de sua horta completarem seu ciclo de vida.
2. O vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=UyFJzfRSbVA mostra o ciclo de vida do girassol
3. O vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ics_GQ6_a-k apresenta uma entrevista com o Diretor do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria de Agricultura familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário que afirma que 70% dos alimentos consumidos no Brasil provêm da agricultura familiar.
4. No link http://sistemas.mda.gov.br/arquivos/2246122356.pdf encontra-se uma cartilha do Ministério do Desenvolvimento Agrário intitulado “Agricultura familiar no Brasil e o Censo Agropecuário – 2006” que apresenta uma série de informações oficiais sobre a agricultura familiar no Brasil
5. Os textos disponíveis nos links http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252013000300018&script=sci_arttext  e http://ageografiaeisso.blogspot.com.br/2011/03/agricultura-familiar-x-agronegocio-quem.html apresentam algumas informações sobre as características da agricultura familiar e agricultura não familiar.
6. Os textos e vídeos disponíveis nos links abaixo são referências para o desenvolvimento da 5ª. etapa deste plano.
b) http://www.youtube.com/watch?v=tAOTRt7XcE4:   vídeo que poderá estimular os alunos no desenvolvimento do projeto sugerido.
c) http://www.youtube.com/watch?v=fbT480IwO3A : vídeo que apresenta algumas informações sobre a utilização de garrafas pet em hortas domésticas.
d) http://www.fazfacil.com.br/jardim/calendario-da-horta/: os alunos poderão obter informações (época de plantio, tempo de colheita) que poderão ajudar na escolha das hortaliças a serem cultivadas na horta.
e) http://www.espacodoagricultor.rj.gov.br/pdf/hortalicas/horta.pdf: apostila que poderá ser usada como referência para a organização da relação de materiais  necessários para a implantação da horta (pás, adubo, sementes, etc).

 

Arquivos anexados

  1. Agricultura Familiar

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