Conteúdos
Diferentes etnias e culturas no interior do continente africano.
A captura do africano na África.
Visão da África como um vasto continente.
Objetivos
• Conhecer história e cultura africana anterior à escravização.
• Pesquisar as diferenças culturais entre os povos trazidos para o Brasil nos séculos XVI ao XIX.
• Reconhecer a África como um continente repleto de história e diversidade cultural.
1ª Etapa: Fechamento
Aproveite as apresentações das pesquisas para abrir discussões sobre as diferenças culturais entre estes povos. Lembrando-os que a África já era um continente com diferentes nações.
A discussão sobre a apresentação dos trabalhos servirá de ponto de reflexão sobre a visão da África como um Continente com diversidade cultural. Aproximar os alunos da história do povo africano, num tempo anterior a escravidão pelos europeus, poderá levá-los a uma valorização cultural do continente, bem como dos escravos trazidos para cá e que compõem o povo brasileiro.
Os alunos poderão apresentar os trabalhos, um cartaz poderá ser feito com texto e imagens sobre os diferentes povos. As apresentações poderão ser feitas a outras classes.
Esta aula será fundamental para antecipar conhecimentos necessários para o entendimento do período da escravidão africana no Brasil.
2ª Etapa: Leitura de imagem
Inicie a aula com a leitura da imagem do link 1. Observe a seguir a sugestão para a reflexão coletiva:
• O que imaginam retratar a imagem?
• Quem seriam as pessoas que fazem parte desta imagem (expressões, roupas, papéis sociais)?
• Que lugar a imagem retrata?
• Que tempo esta imagem retrata?
A reflexão sobre a imagem servirá para o professor fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos no que se refere ao povo africano, por isso será importante que ele apenas ouça, sem emitir opiniões, neste momento.
3ª Etapa: Conhecendo o povo africano do século XV
Proponha uma pesquisa sobre os povos de origem dos escravos que foram trazidos para o Brasil a partir do século XVI. Veja a sugestão dos focos de pesquisa:
• Congo
• Mali
• Songai
• Yurubá
• Fenfa
Elabore um roteiro de pesquisa com seus alunos. Leve em consideração a curiosidade dos alunos. Sugestões:
• De que parte da África vieram (nome do lugar atualmente).
• Língua que falavam.
• Rituais religiosos.
• A que nação pertenciam.
Durante a pesquisa, apresente aos alunos mapas que mostram as rotas do tráfico de escravos para o Brasil (séculos XVI – XIX).
Materiais Relacionados
1. Para observar a imagem e obter informações sobre a civilização do Congo do século XV ao XIX, clique aqui.
2. Para saber mais sobre a contribuição da cultura africana no mundo, clique aqui.
3. Para direcionar as aulas sobre escravização africana de forma mais reflexiva, acesse.
4. Para pesquisar sobre antigos povos africanos, acesse:
– Sua Pesquisa – História da África
– O Antigo Império de Gana – Oeste da Ásia
– Infopedia – Império do Mali
5. Para observar mapas com as rotas do tráfico negreiro para a América, acesse
– Escravidão negra em São Paulo e no Brasil
Muitos livros didáticos iniciam a discussão sobre o povo africano a partir da escravização, quando africanos de diferentes lugares e culturas foram trazidos para a América. Esta aula valoriza o conhecimento sobre a vida África antes da escravização, a diferença entre os povos, os conhecimentos que eles possuíam e a cultura que compartilhavam e que os diferenciavam.