Conteúdos

Diferentes etnias e culturas no interior do continente africano.

A captura do africano na África.

Visão da África como um vasto continente.

Objetivos

• Conhecer história e cultura africana anterior à escravização.

• Pesquisar as diferenças culturais entre os povos trazidos para o Brasil nos séculos XVI ao XIX.

• Reconhecer a África como um continente repleto de história e diversidade cultural.

1ª Etapa: Fechamento

Aproveite as apresentações das pesquisas para abrir discussões sobre as diferenças culturais entre estes povos. Lembrando-os que a África já era um continente com diferentes nações.



A discussão sobre a apresentação dos trabalhos servirá de ponto de reflexão sobre a visão da África como um Continente com diversidade cultural. Aproximar os alunos da história do povo africano, num tempo anterior a escravidão pelos europeus, poderá levá-los a uma valorização cultural do continente, bem como dos escravos trazidos para cá e que compõem o povo brasileiro.




Os alunos poderão apresentar os trabalhos, um cartaz poderá ser feito com texto e imagens sobre os diferentes povos. As apresentações poderão ser feitas a outras classes.



Esta aula será fundamental para antecipar conhecimentos necessários para o entendimento do período da escravidão africana no Brasil.

2ª Etapa: Leitura de imagem

Inicie a aula com a leitura da imagem do link 1. Observe a seguir a sugestão para a reflexão coletiva:



• O que imaginam retratar a imagem?

• Quem seriam as pessoas que fazem parte desta imagem (expressões, roupas, papéis sociais)?

• Que lugar a imagem retrata?

• Que tempo esta imagem retrata?



A reflexão sobre a imagem servirá para o professor fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos no que se refere ao povo africano, por isso será importante que ele apenas ouça, sem emitir opiniões, neste momento.



3ª Etapa: Conhecendo o povo africano do século XV

Proponha uma pesquisa sobre os povos de origem dos escravos que foram trazidos para o Brasil a partir do século XVI. Veja a sugestão dos focos de pesquisa:



• Congo

• Mali

• Songai

• Yurubá

• Fenfa




Elabore um roteiro de pesquisa com seus alunos. Leve em consideração a curiosidade dos alunos. Sugestões:

• De que parte da África vieram (nome do lugar atualmente).

• Língua que falavam.

• Rituais religiosos.

• A que nação pertenciam.




Durante a pesquisa, apresente aos alunos mapas que mostram as rotas do tráfico de escravos para o Brasil (séculos XVI – XIX).



Materiais Relacionados

1. Para observar a imagem e obter informações sobre a civilização do Congo do século XV ao XIX, clique aqui.

2. Para saber mais sobre a contribuição da cultura africana no mundo, clique aqui.

3. Para direcionar as aulas sobre escravização africana de forma mais reflexiva, acesse.

4. Para pesquisar sobre antigos povos africanos, acesse:
Sua Pesquisa – História da África

O Antigo Império de Gana – Oeste da Ásia

Infopedia – Império do Mali

O Império de Songai

Reino do Congo

5. Para observar mapas com as rotas do tráfico negreiro para a América, acesse
Escravidão negra em São Paulo e no Brasil

Herança Africana

Muitos livros didáticos iniciam a discussão sobre o povo africano a partir da escravização, quando africanos de diferentes lugares e culturas foram trazidos para a América. Esta aula valoriza o conhecimento sobre a vida África antes da escravização, a diferença entre os povos, os conhecimentos que eles possuíam e a cultura que compartilhavam e que os diferenciavam.

Arquivos anexados

  1. África e Brasil

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.