Conteúdos

– Causas e consequências da microcefalia

– Ciclo de vida do Aedes aegypti
– Sintomas da dengue e Zika
 

Objetivos

– Conhecer as causas e consequências da doença microcefalia

–  Reconhecer o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti
– Identificar os motivos pelos quais o mosquito é transmissor de tantas doenças e seu controle, muitas vezes, ineficiente.
– Elaborar uma campanha alertando sobre a necessidade de se evitar a gravidez no atual momento da epidemia de Zika vírus
 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Com a turma reunida, faça a leitura compartilhada da notícia sugerida no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Providencie antecipadamente cópias xerográficas e distribua aos alunos ou, se preferir, projete a notícia em um projetor multimídia. Estabeleça uma conversa informal com a turma, recolhendo informações sobre o conhecimento dos alunos sobre o tema.

2ª Etapa: O que é microcefalia? Quais as causas e consequências?

Assista com a turma reunida ao vídeo indicado no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Após assistir ao vídeo, organize a turma em duplas e solicite a discussão dos seguintes itens:

 

– Por que o neurologista orienta que as mulheres não devem engravidar nesse período que se desconhece a ação do Zika vírus?

 

– Quais são as principais características da microcefalia? Como é identificada em crianças?

 

– Quais são as principais causas para a ocorrência da microcefalia?

 

– Quais são as principais consequências da microcefalia?

 

– Segundo o neurologista, quais as evidências que mostram a relação entre o Zika vírus e a microcefalia?

 

Cada dupla deverá entregar por escrito o resultado da discussão.

 

3ª Etapa: Aedes aegypti e vírus

Com a turma reunida assista ao vídeo sugerido no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Em seguida, assista ao vídeo sugerido no item 4 do mesmo tópico. Esse último é um vídeo sem narração. Dessa forma, é interessante que o professor narre os principais aspectos relacionados ao ciclo de vida do inseto (ovos – larvas – pupa – inseto adulto).

 

Após assistir aos vídeos solicite duas atividades aos alunos. A primeira, realizada em duplas, consiste em sistematizar, em uma tabela, informações apresentadas pelo médico infectologista no vídeo do item 

 

3. Caso seja necessário, repasse o vídeo ou permita que os alunos o acessem em seus tablets ou celulares.

 

Solicite que construam a tabela com os dados: 

 

Dengue

 

Agente causador

 

Agente transmissor (vetor)

 

Forma de contágio

 

Sintomas

 

Zika

 

Agente causador

 

Agente transmissor (vetor)

 

Forma de contágio

 

Sintomas

 

O importante dessa atividade é que os alunos identifiquem que as doenças são similares, em todos os itens tratados.

 

A segunda, consiste na representação do ciclo de vida do Aedes aegypti (estudada no vídeo do item 4), o mosquito transmissor das duas doenças. Solicite aos alunos que, individualmente, representem o ciclo de vida do mosquito por meio de desenhos. Um desenho de referência para orientação do professor:

 

4ª Etapa: Revelações sobre o Aedes aegypti

Com a turma reunida, faça uma leitura compartilhada da matéria indicada no item 5 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Você pode providenciar cópias xerográficas ou projetar em um projetor multimídia. Na medida em que faz a leitura, solicite aos alunos a realização de um resumo das principais informações, ou seja, os motivos, relatados na reportagem, pelos quais o mosquito é tão bem adaptado e seu controle, muito vezes, se mostra ineficiente.

5ª Etapa: Exercendo a cidadania

Para finalizar essa etapa, solicite aos alunos a elaboração de um projeto de campanha, visando alertar as mulheres da comunidade escolar e do entorno da escola, sobre os assuntos tratados nesse plano de aula, ou seja, deverão alertar sobre a relação entre os casos de microcefalia e o Zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti. Alerte os alunos que uma campanha tem como objetivo chamar a atenção de comunidades para uma temática importante e orientá-las para possíveis soluções

 

O foco dessa campanha deverá ser a necessidade de evitar a gravidez, sugerida pela grande maioria dos médicos especialistas no assunto. Para se orientar e montar uma campanha eficaz, acesse o material indicado no item 6 do tópico “Para organizar seu trabalho….”

 

Materiais Relacionados

1) A notícia veiculada no site da BBC Brasil, apresenta o depoimento de uma infectologista sobre o aumento de casos de microcefalia no Brasil.

 
2) O vídeo apresenta uma entrevista com um neurologista que informa as causas e consequências da microcefalia.
 
3) O vídeo apresenta o médico infectologista do Hospital Emílio Ribas de São Paulo, alertando sobre as doenças causadas pelo vírus da dengue e do Zika, transmitidos pelo Aedes aegypti. 
 
4) O vídeo, produzido pelo Fiocruz, apresenta o ciclo de vida do Aedes aegypti, com imagens reais e didáticas acerca de cada uma das fases do desenvolvimento desse inseto.
 
5) A matéria da BBC apresenta informações sobre o mosquito Aedes aegypti e os motivos pelos quais é um inseto que transmite tantas doenças.
 
6) O material apresenta informações importantes sobre a idealização de campanhas com os alunos e será uma referência para elaboração da campanha proposta nesse plano.
 

Arquivos anexados

  1. Aedes aegypti e microcefalia: alguma relação?

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