Conteúdos
– Causas e consequências da microcefalia
Objetivos
– Conhecer as causas e consequências da doença microcefalia
1ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Com a turma reunida, faça a leitura compartilhada da notícia sugerida no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Providencie antecipadamente cópias xerográficas e distribua aos alunos ou, se preferir, projete a notícia em um projetor multimídia. Estabeleça uma conversa informal com a turma, recolhendo informações sobre o conhecimento dos alunos sobre o tema.
2ª Etapa: O que é microcefalia? Quais as causas e consequências?
Assista com a turma reunida ao vídeo indicado no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Após assistir ao vídeo, organize a turma em duplas e solicite a discussão dos seguintes itens:
3ª Etapa: Aedes aegypti e vírus
Com a turma reunida assista ao vídeo sugerido no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Em seguida, assista ao vídeo sugerido no item 4 do mesmo tópico. Esse último é um vídeo sem narração. Dessa forma, é interessante que o professor narre os principais aspectos relacionados ao ciclo de vida do inseto (ovos – larvas – pupa – inseto adulto).
Após assistir aos vídeos solicite duas atividades aos alunos. A primeira, realizada em duplas, consiste em sistematizar, em uma tabela, informações apresentadas pelo médico infectologista no vídeo do item
3. Caso seja necessário, repasse o vídeo ou permita que os alunos o acessem em seus tablets ou celulares.
Solicite que construam a tabela com os dados:
Dengue
Agente causador
Agente transmissor (vetor)
Forma de contágio
Sintomas
Zika
Agente causador
Agente transmissor (vetor)
Forma de contágio
Sintomas
O importante dessa atividade é que os alunos identifiquem que as doenças são similares, em todos os itens tratados.
A segunda, consiste na representação do ciclo de vida do Aedes aegypti (estudada no vídeo do item 4), o mosquito transmissor das duas doenças. Solicite aos alunos que, individualmente, representem o ciclo de vida do mosquito por meio de desenhos. Um desenho de referência para orientação do professor:
4ª Etapa: Revelações sobre o Aedes aegypti
Com a turma reunida, faça uma leitura compartilhada da matéria indicada no item 5 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Você pode providenciar cópias xerográficas ou projetar em um projetor multimídia. Na medida em que faz a leitura, solicite aos alunos a realização de um resumo das principais informações, ou seja, os motivos, relatados na reportagem, pelos quais o mosquito é tão bem adaptado e seu controle, muito vezes, se mostra ineficiente.
5ª Etapa: Exercendo a cidadania
Para finalizar essa etapa, solicite aos alunos a elaboração de um projeto de campanha, visando alertar as mulheres da comunidade escolar e do entorno da escola, sobre os assuntos tratados nesse plano de aula, ou seja, deverão alertar sobre a relação entre os casos de microcefalia e o Zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti. Alerte os alunos que uma campanha tem como objetivo chamar a atenção de comunidades para uma temática importante e orientá-las para possíveis soluções
Materiais Relacionados
1) A notícia veiculada no site da BBC Brasil, apresenta o depoimento de uma infectologista sobre o aumento de casos de microcefalia no Brasil.