Conteúdos

Adivinhas.

Aglutinação e Segmentação de palavras.
 

Objetivos

Arriscar-se na leitura de pequenos textos ou frases.

Perceber as características do gênero textual popular Adivinha.
Compreender a função dos espaços em branco entre as palavras.
Desenvolver o conceito de palavra escrita.
 

1ª Etapa: Início de conversa

O gênero textual Adivinhas é formado por um texto verbal curto, composto pelo par pergunta-resposta, e é comumente utilizado na cultura popular como uma atividade de diversão passada de geração em geração. As crianças, logo que se interessam pelo mundo letrado, demonstram preferência por brincadeiras em que a escrita e a leitura se façam presentes como, por exemplo, a forca ou as adivinhas. Na escola, o trabalho com esse gênero textual está bastante relacionado com o estudo de elementos folclóricos, mas nas séries inicias do Ensino Fundamental, pode ser uma excelente ferramenta para incentivar a leitura autônoma. Também é interessante o trabalho com a aglutinação/segmentação de palavras, frequentes na escrita de crianças que estão adquirindo a linguagem escrita.

2ª Etapa: Brincando de adivinhas

Para começar a aula assista com os alunos ao vídeo do Quintal da Cultura sobre Adivinhas, o link está disponível no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. Depois de assistirem pergunte aos alunos se já brincaram de adivinhas e apresente a eles o livro Adivinhe se puder da autora Eva Furnari. Caso não tenha acesso a esse livro você poderá trabalhar com qualquer outro do gênero.

 

Brinque com os alunos de adivinhas lendo algumas para eles e deixando que respondam. Você poderá montar um ranking de acertos e, posteriormente, montar um gráfico.

 

Se tiver acesso a uma quantidade considerável de livros de adivinhas poderá deixar que eles os explorem em duplas, sendo que um poderá ajudar o outro na leitura delas.

 

3ª Etapa: Identificando palavras

Nessa etapa distribua para os alunos quadros com adivinhas escritas para que colem em seus cadernos. Caso seja possível faça uma cópia ampliada para você do quadro, senão copie as adivinhas na lousa.

 

Leia cada adivinha para os alunos validando o uso dos espaços em branco para separar uma palavra da outra. Você poderá pedir que eles pintem esse espaço com lápis de cor, contem quantas palavras tem cada adivinha e marquem ao lado. Ao final da leitura eles terão que buscar no banco de palavras a resposta para cada adivinha e colar no quadro. 

 

Em seguida, você poderá entregar essas mesmas adivinhas, contudo agora a proposta será de detetive, em dupla eles terão que encontrar quais palavras foram escritas juntas e precisam ser separadas para depois reescrevê-las corretamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4ª Etapa: Lendo adivinhas

Agora que os alunos já estão mais familiarizados com o gênero, entregue um novo quadro com novas adivinhas, você poderá pegá-las em sites disponíveis no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. É importante que nessa etapa eles leiam as adivinhas sozinhos e encontrem a resposta certa dentre as três opções possíveis, como no modelo:

 

VIRA A CABEÇA DO HOMEM?

 

PERNA PESCOÇO PERNILONGO

 

Caso tenha alunos que ainda tenham dificuldade em realizar uma leitura autônoma poderá montar duplas com um leitor mais experiente e um menos, sendo que o mais experiente deverá ler a pergunta e o menos experiente as respostas.

 

5ª Etapa: Jogos de adivinhas

Para finalizar o trabalho com esse gênero textual monte alguns saquinhos ou caixinhas com novas adivinhas para que os alunos brinquem com autonomia em momentos livres da rotina de aula. Você ainda pode montar alguns jogos da memória em que algumas cartas apresentem perguntas e outras às respostas. Também poderá fazer uma caixa com envelopes com perguntas e letras móveis justas que formam a palavra. Todos esses jogos deverão ficar em sala ao alcance dos alunos para que eles utilizem sempre que quiserem.

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre o livro Adivinhe se puder acesse o link 

 
2. Para saber mais sobre o processo de segmentação de palavras acesse o link 
 
3. Para compartilhar com os alunos mais adivinhas acesse os links
 
 
4. Para assistir com os alunos vídeo do Quintal da Cultura sobre Adivinhas acesse o link 
 

 

Arquivos anexados

  1. Adivinhe se puder

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.