Conteúdos
• Adivinhas.
Objetivos
• Arriscar-se na leitura de pequenos textos ou frases.
1ª Etapa: Início de conversa
O gênero textual Adivinhas é formado por um texto verbal curto, composto pelo par pergunta-resposta, e é comumente utilizado na cultura popular como uma atividade de diversão passada de geração em geração. As crianças, logo que se interessam pelo mundo letrado, demonstram preferência por brincadeiras em que a escrita e a leitura se façam presentes como, por exemplo, a forca ou as adivinhas. Na escola, o trabalho com esse gênero textual está bastante relacionado com o estudo de elementos folclóricos, mas nas séries inicias do Ensino Fundamental, pode ser uma excelente ferramenta para incentivar a leitura autônoma. Também é interessante o trabalho com a aglutinação/segmentação de palavras, frequentes na escrita de crianças que estão adquirindo a linguagem escrita.
2ª Etapa: Brincando de adivinhas
• Para começar a aula assista com os alunos ao vídeo do Quintal da Cultura sobre Adivinhas, o link está disponível no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. Depois de assistirem pergunte aos alunos se já brincaram de adivinhas e apresente a eles o livro Adivinhe se puder da autora Eva Furnari. Caso não tenha acesso a esse livro você poderá trabalhar com qualquer outro do gênero.
3ª Etapa: Identificando palavras
• Nessa etapa distribua para os alunos quadros com adivinhas escritas para que colem em seus cadernos. Caso seja possível faça uma cópia ampliada para você do quadro, senão copie as adivinhas na lousa.
4ª Etapa: Lendo adivinhas
• Agora que os alunos já estão mais familiarizados com o gênero, entregue um novo quadro com novas adivinhas, você poderá pegá-las em sites disponíveis no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. É importante que nessa etapa eles leiam as adivinhas sozinhos e encontrem a resposta certa dentre as três opções possíveis, como no modelo:
5ª Etapa: Jogos de adivinhas
• Para finalizar o trabalho com esse gênero textual monte alguns saquinhos ou caixinhas com novas adivinhas para que os alunos brinquem com autonomia em momentos livres da rotina de aula. Você ainda pode montar alguns jogos da memória em que algumas cartas apresentem perguntas e outras às respostas. Também poderá fazer uma caixa com envelopes com perguntas e letras móveis justas que formam a palavra. Todos esses jogos deverão ficar em sala ao alcance dos alunos para que eles utilizem sempre que quiserem.
Materiais Relacionados
1. Para saber mais sobre o livro Adivinhe se puder acesse o link