Conteúdos
Regularidades no uso da acentuação gráfica
Objetivos
– Explorar ativamente um grupo de palavras para descobrir regularidades.
– Explorar ativamente um grupode palavras para explicitar regularidades.
– Adotar procedimentos de análise da língua escrita.
Antes de dar início às Etapas acesse a aba Para Saber Mais.
Acesse o Plano completo e o Objeto de Aprendizagem na aba Material de Apoio.
1ª Etapa: Introdução do tema
Apresente aos seus alunos a seguinte questão: De que forma podemos saber se uma palavra é escrita com acento gráfico?
Fomente a discussão apresentando palavras oxítonas e paroxítonas em que a tonicidade não é indicada com acentuação gráfica (como, por exemplo: siri, ave, agudo), pedindo que identifiquem a sílaba tônica. Da mesma forma, apresente palavras oxítonas (tais como cajá, chulé, jiló, também) e paroxítonas (álbum, bônus, caráter), sugerindo que expliquem as razões da acentuação gráfica.
Durante o levantamento de hipóteses pelos alunos, continue com desafios, como :
Vejam as palavras cajá e caju. Quais são as sílabas tônicas?
Por que acentuamos graficamente a palavra cajá e não acentuamos caju?
Liste com a turma as estratégias que já utilizam ou poderiam utilizar para saber se uma palavra é acentuada graficamente, acolhendo todas as possibilidades que apontarem, tais como a consulta ao dicionário, a memorização, etc.
Observe se o reconhecimento das regularidades ortográficas é indicado pelos alunos como um elemento que contribui para a tomada de decisão durante a escrita.
2ª Etapa: Exploração do objeto
Apresente o seguinte quadro: OXÍTONAS: última sílaba tônica PAROXÍTONAS: penúltima sílaba tônica PROPAROXÍTONAS: antepenúltima sílaba tônica Peça exemplos de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, verificando se compreenderam os conceitos. Em seguida, proponha um jogo para observarem e discutirem sobre as palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas e a sua acentuação gráfica. Para isso, organize a turma em duplas de trabalho para utilização de computadores portáteis ou dos computadores da sala de informática.
Peça que acessem “O vírus Gramaticus e o desafio da acentuação”, disponível no NET Educação. Nesse jogo, os alunos serão desafiados a:
1. Identificar a sílaba tônica em palavras acentuadas graficamente ou não.
2. Classificar palavras em proparoxítonas, paroxítonas e oxítonas.
3. Observar um grupo de palavras paroxítonas que não são acentuadas graficamente (terminadas com a, e, o, seguidas ou não de s, e terminada em, ens), para indicar a alternativa que melhor descreve a regularidade observada.
4. Observar um grupo de palavras oxítonas que são acentuadas graficamente (terminadas com a, e, o, seguidas ou não de s, e terminadas com em, ens), para indicar a alternativa que melhor descreve a regularidade observada.
5. Observar um grupo de palavras proparoxítonas para indicar a regularidade da acentuação gráfica.
6. Identificar paroxítonas que deveriam ser acentuadas.
7. Identificar oxítonas que não são acentuadas graficamente. Informe aos alunos que os desafios devem ser vencidos de maneira conjunta. Circule entre as duplas durante o jogo, provocando a discussão e a argumentação durante a elaboração das respostas. Ao concluírem, peça que joguem novamente, desta vez listando as palavras oxítonasque foramacentuadas graficamente e as paroxítonasque não foramacentuadas. Ao terminarem o jogo,peça queretomem a observação das palavras e escrevam o que há em comum na estrutura das mesmas, caracterizando a lista de oxítonas acentuadas e a lista de paroxítonas não acentuadas. Reúna a turma novamente e promova uma socialização das descobertas e explicações.
Retome, assim, as regularidades observadas durante esse jogo: As palavras oxítonas terminadas em: A-AS E-ES O-OS EM – ENS recebem acento gráfico. As palavras paroxítonas terminadas em: A-AS E-ES O-OS EM – ENS em geral, não recebem acento gráfico. Todas as palavras proparoxítonas recebem acento gráfico. Comente com seus alunos que o conhecimento das regras facilita a decisão sobre acentuar graficamente ou não uma palavra quando estão escrevendo. Acrescente que as regras têm exceções, mas que o conhecimento de algumas regularidades já os ajudará muito! Indique que as regularidades estudadas nessa atividade não são as únicas existentes e programe a análise de palavras com as demais regras de acentuação. Para isso, fomente o desejo de saberem mais, lançando, por exemplo, o questionamento sobre a acentuação gráfica dos hiatos: Por que as palavras saída e saúde são acentuadas se terminam a com A e E e não são oxítonas? Fomente que pesquisem e retome a análise dessa regularidade em outra aula!
3ª Etapa: Conclusão
Ao longo do processo, procure observar a compreensão dos alunos sobre o assunto a partir dos comentários deles, e do desempenho nas atividades propostas.
Proponha que os próprios alunos criem uma lista de palavras, completando um quadro como o sugerido abaixo, para desafiar os colegas a checar seus conhecimentos sobre as regularidades analisadas nessa aula. Para finalizar, verifique se todas as palavras escolhidas atendem às regularidades discutidas, retomando o que for necessário.
Materiais Relacionados
Veja as indicações abaixo para aprofundar mais o tema antes de apresentá-lo a classe.
Leia o conteúdo disponível nos links: “Acentuação Gráfica: compreendendo o porquê das regras, através da tendência na leitura das palavras”, por Rubia Cristina dos Santos
Consulte o livro A reforma ortográfica vem aí – DUARTE, Sérgio Nogueira. Ortografia. Editora Rocco, 2009. A obra aborda questões relativas à língua, como a grafia correta das palavras, o uso do hífen, dos acentos gráficos e curiosidades ortográficas, considerando o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
Assista ao vídeo: Nova Ortografia – Prof. Sergio Nogueira
Aula 1 – Parte 1
Aula 1 – Parte 2
Aula 1 – Parte 3
Partindo de questões com a nova ortografia,as aulas abordam as regras básicas de acentuação e a definição de palavra proparoxítona, paroxítona e oxítona, explorando a tonicidade e a pronuncia correta.
Realização Intituto Paramitas.