Conteúdos

Forma e uso do Comparative of Adjectives;
Leitura e interpretação da letra da música;
Leitura de biografia.

Objetivos

Ler e interpretar a letra da música Accidentally in Love;
Comparar o contexto do filme com a música;
Conhecer novo vocabulário;
Reconhecer e utilizar o comparativo de adjetivos curtos;

Caro professor, antes de dar sequência às atividades sugeridas neste plano de aula consulte as abas "Material de Apoio" e "Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais".

1ª Etapa: Início de conversa

A música Accidentally in Love é tema do filme Shrek 2. Além de ter uma melodia bastante animada, esta canção possibilita o trabalho com comparativos de adjetivos curtos. Com esta atividade, você poderá falar da história do filme Shrek 2 e sobre a biografia da banda Counting Crows. Poderá ainda fazer uma atividade de canto animada.



Prepare com antecedência cópias da canção, das atividades propostas e do arquivo do videoclipe para utilizar nas suas aulas. O material está disponível nas abas Material de Apoio e Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.

2ª Etapa: A banda Counting Crows

Proponha que os alunos façam antecipadamente, como tarefa de casa, uma pesquisa rápida sobre a banda. Cada aluno deve trazer para a aula pelo menos 3 informações sobre o grupo.



Para corrigir a atividade, escreva o nome da banda no quadro e faça um brainstorm com as informações que os alunos apresentaram. Se você desejar, acrescente alguma informação que considerar importante.

3ª Etapa: Trabalho com o vídeo clipe

Mostre o vídeo clipe aos alunos e peça que contem a história do filme com algumas sentenças. Dependendo do nível de sua classe, esta atividade pode ser feita em inglês.

4ª Etapa: Vocabulário

Distribua a folha de atividades para cada aluno e peça que completem a atividade 1 enquanto escutam a música. Faça a correção coletiva. Solicite que façam a atividade 2 em pares e faça a correção coletiva.

5ª Etapa: Comparative

Proponha que façam a atividade 3 em pares. Faça a correção coletiva. Coloque outros exemplos de adjetivos no quadro como happy, nice, tall, pretty, old e young. Lembre de dizer que o comparativo somente compara duas pessoas, coisas ou animais. Peça que criem em pares 3 sentenças comparativas. Para isto, introduza a palavra THAN colocando um ou dois exemplos no quadro.



Se prefeir, introduza o comparativo com o vídeo indicado no link 3. Se esta for sua escolha, mostre o vídeo uma vez e na segunda vez peça que identifiquem os comparativos. Ajude-os com o vocabulário do vídeo.

6ª Etapa: Vídeo clipe e música

Peça que respondam em duplas à atividade 4 em Inglês. Circule pela sala de aula para ajudá-los com as sentenças. Faça a correção coletiva. Se preferir, anote as sentenças no quadro. O importante é que consigam justificar suas respostas com sentenças completas.

 

7ª Etapa: Sing alone

Divida a classe em grupos de 5 alunos. Numere os grupos e numere os versos da música repetidamente, de acordo com o número de grupos. Por exemplo, se sua classe tem 5 grupos, o grupo 1 cantará os versos 1, 6, 11, 16, 21, 26, 31, 36, 41, 46, 51. O grupo que ficar responsável pelos versos que se repetem como Accidentally in love (x7), ficam encarregados das 7 vezes ou, se você preferir, distribua os versos pelos grupos. Esta atividade é muito rápida e divertida. Repita até que a classe se sinta segura para cantar com a gravação.



 

Materiais Relacionados

1. Leia informações sobre a banda Counting Crows http://en.wikipedia.org/wiki/Counting_Crows

2. Assista ao vídeo clipe da canção com partes de Shrek 2 http://www.youtube.com/watch?v=qxlXmKgbfX0

3. Veja a animação sobre comparativos http://www.youtube.com/watch?v=EHeG7PD2_mU

Arquivos anexados

  1. Accidentaly in Love, Counting Crows

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.