Conteúdos

Geografia

Literatura
Língua portuguesa
 

Objetivos

Desenvolver a habilidade questionadora acerca do conceito de paisagem

Estimular a compreensão das relações humanas por meio da observação de imagens e de contextos literários
Compreender diferenças culturais e regionais
Narrar o cotidiano por meio da escrita e do uso de imagens
 

1ª Etapa: Início de conversa

A velha a fiar é considerado o primeiro videoclipe brasileiro. Embora seja uma produção que parece ser simples, ela permite algumas discussões fundamentais. O regionalismo, a estrutura de causa e consequência, o processo de elaboração de uma narrativa com imagens e a análise de paisagens podem e devem ser conceitos explorados nos primeiros anos do ensino fundamental. 

 

Buscamos reunir uma coleção diversificada de atividades que permitem explorar o vídeo em sua totalidade. 

 

2ª Etapa: Apresentação do filme

Tratando-se de um curta-metragem, o filme poderá ser visto rapidamente, em sala de aula. 

 

Organize a sala e pergunte quem conhece a música “A velha a fiar”. Se for necessário, cante ou peça a algum aluno para cantá-la. Neste momento, introduza a noção de que nós podemos transformar a música em imagens e tentar recriar a história por meio de um vídeo, tal como foi feito pelo cineasta Humberto Mauro.

 

Também lembre os alunos o que significa o termo ‘cultura popular’, entendido como cultura de uma determinada região e população, na qual os elementos apresentados (na música, na história, na fala dos personagens, nas imagens etc.) estão ligados ao universo do autor, ou melhor, à população de contexto do autor.

 

Oriente os alunos a escutarem com muita atenção ao letra e atentarem para as imagens escolhidas pelo diretor para retratar o local das situações. Na sequência passe os filme para os alunos. 

 

3ª Etapa: Discussão sobre o filme

O filme pode ser visto de uma só vez, sem interrupções. Todavia, seria possível, posteriormente, passá-lo com mais tempo e pausas, orientando o olhar do estudante. Abaixo, alguns momentos que podem ser utilizados para tal fim.

 

Já nesta etapa pode ser realizada uma tarefa que poderá ser utilizada, posteriormente, como forma de pesquisa sobre a questão racial. Assim, peça a seus alunos para fazerem o rascunho de uma resenha crítica, isso é, uma breve narrativa do enredo pontuada por questões de discussão e posicionamentos. 

4ª Etapa: A leitura da paisagem – meio rural e sua cultura

A partir do filme pode se iniciar a explorar a ideia de paisagem no meio geográfico. Para tanto, peça aos alunos para preparem uma tabela em que de um lado constem informações sobre o meio rural e outro informações sobre o meio urbano. Se necessário for, dê alguns exemplos de meio rural e meio urbano.

 

A seguir, passe para os alunos o trecho do vídeo sobre a produção de tecidos em uma indústria. Não é necessário passar o filme todo, mas somente o necessário para ficar clara a diferença entre os dois meios, na mesma atividade (tecelagem).

 

Conclua esta etapa pensando sobre o local da sua escola. Seria uma área em que prevalece o meio rural ou o meio urbano. Como podemos identificar tais características?

 

 

5ª Etapa: A regionalização a partir da música e de sua letra

Há diversos itens da música que representam situações da vida cotidiana, tal como a própria atividade da ‘velha a fiar’, como também o uso de pequenos engenhos e do próprio ambiente. Outrossim, a própria ideia do homem ‘fazer mal’ ou incomodar o boi ou a relação entre o pau e o cachorro e também o fogo e a água podem nos remeter ao ambiente rural.  Assim, unir imagem e a letra da canção foi necessário para compor o meio rural.

 

Instigue os alunos a pensarem um pouco sobre as diversas formas de narrar o ambiente. Comente com eles que existem poetas e cantores que pretendem narrar as suas experiências de vida. Neste sentido, podem ser utilizadas as figuras de Patativa do Assaré ou trechos de seus poemas que permitem compreender melhor o processo de regionalismo a partir da poesia. Você pode orientar uma pesquisa, selecionar um poema ou utilizar o material disponibilizado no link do recanto das letras para tal atividade.

6ª Etapa: A produção de um vídeo ou de uma música

Agora é hora de realizar uma atividade mais prática. Os alunos podem ser separados em duplas para produzir um pequeno trecho ou verso que fale um pouco sobre o ambiente em que vivem (em casa ou na escola). O trecho poderá ser feito a partir da estrutura da música “a velha a fiar” ou por meio de versinhos livres, ao modelo de Patativa do Assaré.

 

O produto poderá ser uma cantiga ou também um breve vídeo com o trecho criado. Se o vídeo for escolhido, é importante que os estudantes tomem imagens representativas daquilo que pretenderam expressar com os versos. 

 

Materiais Relacionados

1. Veja antecipadamente o filme. Você também pode utilizar o site porta-curtas.

 
2. Para uma abordagem teórica mais profunda sobre o conceito de paisagem em geografia, leia o texto de Emerson Lizandro Dias Silveira.
 
3. Veja previamente o vídeo sobre a tecelagem industrial
 
4. Para conhecer mais sobre o poeta Patativa do Assaré, veja o artigo de José Neres, no site “Recanto das Letras” em 
 
O filme
 
Título Original: A velha a fiar   Gênero. Curta metragem – vídeo clipe  País e ano de produção: Brasil, 1964.  Duração:  5 minutos e 40 segundos (aprox.)  Direção: Humberto Mauro
 
Nos anos 60 a indústria musical ainda não produzia vídeo clipes como hoje. Mas no Brasil já era feita a adaptação de cantigas populares para a tela dos cinemas, com a finalidade claramente educativa. Assim surgiu  “A velha a fiar” de Humberto Mauro. O curta metragem é ambientado na cantiga, mostrando um pouco da vida rural brasileira. Bem humorado, o filme aborda a cantiga “A velha a Fiar” construindo uma sequência de imagens concretas e representativas da letra da música.
 

Arquivos anexados

  1. A Velha a Fiar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.