Conteúdos

A Valorização do Idoso
 

Objetivos

Compreender a valorização do idoso como questão social atual. Explorar o modelo brasileiro de valorização do idoso, discutindo seus reflexos sociais.

Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.

1ª Etapa: Sensibilização necessária

Inicie sua aula perguntando quantos dos alunos possuem avós vivos e se eles vivem sozinhos ou com a família. Questione também acerca do conhecimento dos alunos acerca de casas de repouso. Introduza então o problema do abandono do idoso como um problema da nossa sociedade. Para isso passe os vídeos 1 e 2 para toda a sala, tentando comentar as passagens de maior relevância.



Seguindo os vídeos colha opiniões acerca de eventuais razões para o abandono de idosos no Brasil e tente estabelecer algumas das seguintes relações, conduzindo os questionamentos por meio de questões:



a) Idade X saúde – O cuidado com idosos seria um fardo para os filhos e netos? Seus gastos com saúde seriam muito altos? Há uma tendência a nos afastarmos daqueles que tem saúde mais frágil? A saúde seria um valor social? 

b) Idade X cultura – A diferença de culturas afasta os jovens dos idosos? A cultura, sabedoria e experiência de um idoso não deveria ser valorizada?

c) Idade X economia – Os idosos têm mesmo menos capacidade de ocupar postos de trabalho? Os idosos representam um gasto para a sociedade?



Tente encerrar esta etapa solicitando aos alunos que façam em seus cadernos um pequeno esquema ou mapa conceitual do problema, estabelecendo, a partir do abandono de idosos, as principais questões que seriam motivadoras do quadro social visto nas reportagens.

 

2ª Etapa: Destruindo o “problema”

Retome com os alunos os argumentos econômicos acerca do abandono de idosos. Trabalhe com a perspectiva de que se fará uma desconstrução das razões que podem ter sido oferecidas como motivadoras do abandono.



Ofereça para os alunos o texto 1 acerca do mercado de consumo a ser explorado. Leia com os alunos e discuta os argumentos do artigo, identificando oportunidades de crescimento da economia por meio do consumo da chamada ‘terceira idade’.



Trabalhe então o vídeo 3, oferecendo o outro aspecto econômico – as oportunidades de trabalho para os idosos. Ofereça, por fim, o texto 2 e peça comparações com o vídeo visto.



Termine esta etapa completando o mapa conceitual com as possíveis soluções para os problemas levantados.

 

3ª Etapa: O Estatuto do idoso

Retomando o foco do ‘valor social do idoso’, informe os alunos da existência de um “Estatuto do Idoso”, vigente no Brasil.

Com vistas a conhecer o tema em profundidade, proponha um projeto de pesquisa e discussão em grupos. Para isso, utilize as instruções abaixo:



• Divida a sala em grupos de 3 a 4 alunos;

• Atribua a cada grupo alguns artigos do Estatuto do Idoso, previamente selecionados;

• Cada grupo deverá selecionar um dos artigos recebidos e (a) fazer uma pesquisa sobre o problema que o artigo busca prevenir, coletando dados na internet, depoimentos, junto a ONGs etc. e (b) trazer uma proposta de programa social que busque dar maior aplicação ao artigo selecionado.



Dê sequência a esta etapa com uma apresentação coletiva dos artigos e propostas e retome a idade de ‘valor social’ da terceira idade.



Para finalizar, peça aos alunos para realizarem em casa a leitura do texto 3 e retomarem as anotações das etapas anteriores, preparando-os para uma breve avaliação.

 

4ª Etapa: Trabalhando com o ENEM

Proponha aos alunos a realização de um ‘simulado’ com a redação do ENEM de 2009, cuja prova foi cancelada. Para isso, sugira que a redação seja realizada em 1 hora. Para fins de avaliação, utilize os critérios do próprio ENEM, levando em consideração o repertório trabalhado em sala. Nesta atividade é possível contar com o auxílio do(a) professor(a) de redação ou Língua Portuguesa.

Materiais Relacionados

Veja previamente os videos 1 e 2 acerca do descaso com idosos no Brasil, anotando passagens de interesse. Verifique a possibilidade de ver os vídeos com toda a sala.

Vídeo 1 – Rede Record.
Vídeo 2 – SBT.

Leia previamente os textos 1 e 2 acerca da capacidade de consumo e trabalho de idosos. Se possível, forneça cópias para seus alunos.

Texto 1 – Potencial de consumo do público idoso é mal explorado.
Texto 2 – Idosos mantém lugar no mercado de trabalho.

Veja previamente o video 3 acerca do trabalho na terceira idade, anotando passagens de interesse. Verifique a possibilidade de ver os vídeos com toda a sala.

Vídeo 3 –  Jornal Futura.

Conheça o estatuto do idoso e selecione alguns de seus artigos para indicar para grupos que se engajarão em um projeto de pesquisa e solução.

Conheça os textos 3 e 4 relativos à valorização do idoso e à proposta de redação do ENEM (prova cancelada). Se possível, forneça cópias para seus alunos.

Texto 3
Texto 4

Indicações de Leitura e Vídeos:

Para um texto de interesse sobre a participação dos idosos no consumo, ler artigo
Leia sobre mapas conceituais aqui e aqui.

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Valorização do Idoso. Prof. Ms. Ricardo Alves Barreira Lourenço. 
 

Arquivos anexados

  1. A Valorização do Idoso

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.