Conteúdos
A Valorização do Idoso
Objetivos
Compreender a valorização do idoso como questão social atual. Explorar o modelo brasileiro de valorização do idoso, discutindo seus reflexos sociais.
Antes de dar início às etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.
1ª Etapa: Sensibilização necessária
Inicie sua aula perguntando quantos dos alunos possuem avós vivos e se eles vivem sozinhos ou com a família. Questione também acerca do conhecimento dos alunos acerca de casas de repouso. Introduza então o problema do abandono do idoso como um problema da nossa sociedade. Para isso passe os vídeos 1 e 2 para toda a sala, tentando comentar as passagens de maior relevância.
Seguindo os vídeos colha opiniões acerca de eventuais razões para o abandono de idosos no Brasil e tente estabelecer algumas das seguintes relações, conduzindo os questionamentos por meio de questões:
a) Idade X saúde – O cuidado com idosos seria um fardo para os filhos e netos? Seus gastos com saúde seriam muito altos? Há uma tendência a nos afastarmos daqueles que tem saúde mais frágil? A saúde seria um valor social?
b) Idade X cultura – A diferença de culturas afasta os jovens dos idosos? A cultura, sabedoria e experiência de um idoso não deveria ser valorizada?
c) Idade X economia – Os idosos têm mesmo menos capacidade de ocupar postos de trabalho? Os idosos representam um gasto para a sociedade?
Tente encerrar esta etapa solicitando aos alunos que façam em seus cadernos um pequeno esquema ou mapa conceitual do problema, estabelecendo, a partir do abandono de idosos, as principais questões que seriam motivadoras do quadro social visto nas reportagens.
2ª Etapa: Destruindo o “problema”
Retome com os alunos os argumentos econômicos acerca do abandono de idosos. Trabalhe com a perspectiva de que se fará uma desconstrução das razões que podem ter sido oferecidas como motivadoras do abandono.
Ofereça para os alunos o texto 1 acerca do mercado de consumo a ser explorado. Leia com os alunos e discuta os argumentos do artigo, identificando oportunidades de crescimento da economia por meio do consumo da chamada ‘terceira idade’.
Trabalhe então o vídeo 3, oferecendo o outro aspecto econômico – as oportunidades de trabalho para os idosos. Ofereça, por fim, o texto 2 e peça comparações com o vídeo visto.
Termine esta etapa completando o mapa conceitual com as possíveis soluções para os problemas levantados.
3ª Etapa: O Estatuto do idoso
Retomando o foco do ‘valor social do idoso’, informe os alunos da existência de um “Estatuto do Idoso”, vigente no Brasil.
Com vistas a conhecer o tema em profundidade, proponha um projeto de pesquisa e discussão em grupos. Para isso, utilize as instruções abaixo:
• Divida a sala em grupos de 3 a 4 alunos;
• Atribua a cada grupo alguns artigos do Estatuto do Idoso, previamente selecionados;
• Cada grupo deverá selecionar um dos artigos recebidos e (a) fazer uma pesquisa sobre o problema que o artigo busca prevenir, coletando dados na internet, depoimentos, junto a ONGs etc. e (b) trazer uma proposta de programa social que busque dar maior aplicação ao artigo selecionado.
Dê sequência a esta etapa com uma apresentação coletiva dos artigos e propostas e retome a idade de ‘valor social’ da terceira idade.
Para finalizar, peça aos alunos para realizarem em casa a leitura do texto 3 e retomarem as anotações das etapas anteriores, preparando-os para uma breve avaliação.
4ª Etapa: Trabalhando com o ENEM
Proponha aos alunos a realização de um ‘simulado’ com a redação do ENEM de 2009, cuja prova foi cancelada. Para isso, sugira que a redação seja realizada em 1 hora. Para fins de avaliação, utilize os critérios do próprio ENEM, levando em consideração o repertório trabalhado em sala. Nesta atividade é possível contar com o auxílio do(a) professor(a) de redação ou Língua Portuguesa.
Materiais Relacionados
Veja previamente os videos 1 e 2 acerca do descaso com idosos no Brasil, anotando passagens de interesse. Verifique a possibilidade de ver os vídeos com toda a sala.
Vídeo 1 – Rede Record.
Vídeo 2 – SBT.
Leia previamente os textos 1 e 2 acerca da capacidade de consumo e trabalho de idosos. Se possível, forneça cópias para seus alunos.
Texto 1 – Potencial de consumo do público idoso é mal explorado.
Texto 2 – Idosos mantém lugar no mercado de trabalho.
Veja previamente o video 3 acerca do trabalho na terceira idade, anotando passagens de interesse. Verifique a possibilidade de ver os vídeos com toda a sala.
Conheça o estatuto do idoso e selecione alguns de seus artigos para indicar para grupos que se engajarão em um projeto de pesquisa e solução.
Conheça os textos 3 e 4 relativos à valorização do idoso e à proposta de redação do ENEM (prova cancelada). Se possível, forneça cópias para seus alunos.
Indicações de Leitura e Vídeos:
Para um texto de interesse sobre a participação dos idosos no consumo, ler artigo.
Leia sobre mapas conceituais aqui e aqui.
Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: Valorização do Idoso. Prof. Ms. Ricardo Alves Barreira Lourenço.