Conteúdos

• O Planeta Terra;
• A forma da Terra;
• As zonas de iluminação;
• A Terra em movimento (translação e rotação);
• As estações do ano.

Objetivos

• Compreender o processo de formação do Sistema Solar;

• Aprender a diferenciar o tempo geológico do tempo histórico;

• Compreender a importância da localização da Terra no Sistema Solar e as zonas de iluminação;

• Apropriar-se das características gerais de cada estação do ano, com destaque para as características climáticas do Nordeste.

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.



A aula será desenvolvida a partir do estímulo sobre a curiosidade da formação da Terra. Questione os alunos como eles acham que surgiu o planeta Terra? Em seguida, realize uma exposição teórica que embase o conhecimento sobre a formação do sistema solar.



Dentre os conceitos que deverão ser abordados, deve-se destacar o da rotação, isto é, movimento realizado pelo planeta Terra, quando gira em torno de um eixo imaginário que une Polo Norte ao Polo Sul, passando pelo centro do planeta, conforme imagem abaixo:



Imagem da Rotação





Fonte: Google imagens, 2015.

 

Outro conceito fundamental para compreensão das estações do ano é o de translação que deverá ser explicado com detalhamento para os alunos compreenderem as diferenças entre as estações do ano (primavera, verão outono e inverno) e o tempo médio de três meses entre cada estação, completando os doze meses do ano.



A translação é o movimento realizado pela Terra ao redor do Sol, ou seja, a Terra descreve ao redor do Sol uma órbita elíptica, ou seja, em forma de elipse, e não de circunferência. Esse movimento resultará na formação do calendário anual, ou ano solar, com 365 dias. Contudo, deve-se lembrar aos alunos que o movimento da translação leva 365 dias e 6 horas, portanto, para facilitar os astrônomos arredondaram o ano para 365 dias, e às seis horas restantes são somadas e incorporadas ao mês de fevereiro a cada quatro anos, formando um ano bissexto, com 366 dias.




      Fonte: Google imagens, 2015.



Interessante destacar a importância da energia solar para sobrevivência humana e dos seres na Terra. Para isso, utilize um breve vídeo para materializar a teoria em forma de imagens e sons. Assim, será possível facilitar a compreensão abstrata dos alunos de sexto ano, que iniciam sua aprendizagem geográfica mais científica. Segue imagem de um dos vídeos que será utilizado na aula:


Documentário sobre o sistema solar





Fonte: Eluziane Mendes, 2015

2ª Etapa: Sistematizando as informações

Após explicação dos conceitos gerais, apresente ao grupo imagem e vídeos sobre a posição da Terra e as zonas de iluminação, com base em teoria e apresentação de breve documentário sobre o sistema solar.  


Zonas de Iluminação





Fonte: Google Imagens, 2015


Outro ponto interessante é questionar os alunos sobre: “De onde vem o dia e a noite?”, momento que você reforçará a compreensão sobre os movimentos da Terra (translação e rotação), bem como as consequências para formação das estações dos anos nos vários lugares do planeta. Para isso, utilize a apresentação em Prezi sobre as características gerais de cada estação. Destaque as características das estações no ano no Brasil e, em especial, no Nordeste, ressaltando as características climáticas e o fenômeno das secas.

3ª Etapa: Atividade lúdica - pedagógica

A finalização da aula será feita com a utilização de um Objeto Digital de Aprendizagem – ODA, jogos educativos, entre os jogos da Geografia, que por meio de uma atividade lúdica os alunos aprenderam sobre o sistema solar e a posição da Terra, bem como as características de cada planeta.  



Veja imagem do jogo educativo e link




Fonte: Euziane Mendes, 2015


A utilização de jogos educativos é uma estratégia pedagógica para aprimorar o interesse dos alunos pela aprendizagem nas mais diversas disciplinas. Os alunos serão colocados em duplas para desenvolverem o jogo educativo, sendo orientados pela professora.

4ª Etapa: Atividade final

Após finalização da aula, poderá ser ministrada uma atividade de fixação. Pesquisa sobre as características de cada estação do ano, fazendo destaque para as características climáticas do Nordeste no período do inverno (período de estiagem) e período do verão (estação chuvosa).

Materiais Relacionados

1 – Aula expositiva e dialogada sobre a formação do sistema solar, a posição da Terra e as zonas de iluminação. Apresentação de breve documentário sobre o sistema solar. Disponível;

2 – Iniciar o ponto, questionando: “De onde vem o dia e a noite?”.  Explicação sobre os movimentos da Terra (translação e rotação). Apresentação de vídeo, disponível;

3 – Exposição sobre as características gerais das estações do ano, com apresentação de imagens e uso de apresentação Prezi e apresentação de vídeo-aula, disponível;

4 – Finalização com atividade ludo pedagógica, utilizando o OAD – objeto digital de aprendizagem, disponível no site.

Arquivos anexados

  1. A Terra no Sistema Solar

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