Conteúdos

A queda do império e a instauração do comunismo:
o governo absolutista do czar Nicolau II
 

Objetivos

Compreender o governo czarista do Nicolau II e as condições sociais da população russa.
Compreender o Domingo Sangrento (1905) como o despertar da consciência da classe operária levando à formação dos primeiros sindicatos, os sovietes, e a organização dos trabalhadores russos.
Compreender o processo de derrubada do czar (1917) e a instauração do governo provisório: a revolução de fevereiro.
Compreender a diferença entre os grupos revolucionários russos: os bolcheviques e os mencheviques.
Compreender o processo da revolução de outubro e a instauração do comunismo na Rússia: a Era Lênin e a Era Stálin. 

1ª Etapa: Introdução ao Tema

Antes de iniciar as atividades, consulte a área “Para Organizar o trabalho e Saber Mais”.

 

Solicite aos alunos que leiam com atenção o texto Revolução, link 1 da aba Para Organizar o Trabalho e Saber Mais, e os oriente a grifar informações importantes e/ou dar palavras/conceitos-chave aos parágrafos. Depois dessa primeira leitura, peça aos alunos que se organizem em grupos e, socializando as informações grifadas, e construam o rascunho de um esquema, obedecendo um sentido (vertical): das causas em direção às consequências (resultados) e em ordem cronológica. Diferentemente de um mapa conceitual, um esquema não necessita de conectivos (verbos de ligação) e o mesmo pode conter desenhos/ilustrações.

 

2ª Etapa: Leitura Coletiva do Texto e Apresentação dos Esquemas

Depois de finalizados os rascunhos, faça uma leitura coletiva orientada, apontando as informações e os conceitos mais importantes do texto, levantando e solucionando possíveis dúvidas. Peça aos alunos que socializem os rascunhos e proponha uma discussão sobre possíveis erros ou coisas que poderão ser ajustadas, melhoradas. 

 

Em seguida, oriente os grupos a construir o esquema definitivo em cartolinas, ressaltando que a questão estética (uso de cores, organização, destaques, imagens, capricho etc.) é também um critério a ser avaliado. Finalizados os trabalhos, exponha-os na sala de aula. Os mesmo serão instrumentos norteadores do conteúdo sobre a Revolução Russa. Você pode também sugerir o uso do aplicativo Canva para a produção do esquema.

 

3ª Etapa: Aula Expositiva

Tendo trabalhado as bases teóricas da Revolução Russa e a partir do texto lido e trabalhado a partir de esquemas, construa uma aula expositiva sobre os seguintes temas:

 

o governo absolutista do czar Nicolau II:

 

– explicar como se estruturava a sociedade russa sob o comando do czar Nicolau II: base feudal – 80% da população trabalhava no campo, ainda com técnicas rudimentares, aos quais recaia sobre essa parcela da população os altos impostos; finais do século XIX: investimento estrangeiro para o desenvolvimento das indústrias, dissonante à desigualdade social e às condições de trabalho estabelecidas: altas jornadas de trabalho, baixos salários, proibição de greves e sindicatos, crises de abastecimento etc.

 

o Domingo Sangrento (1905) e a formação dos sovietes:

 

– explicar como essa crise foi exacerbada com a guerra entre a Rússia e o Japão, em disputa pela região da Manchúria; resposta: passeata pacífica em frente ao palácio de inverno, no qual foi duramente reprimido, fato que ficou conhecido como Domingo Sangrento e o sangue derramado passou a simbolizar a luta dos trabalhadores (a cor vermelha); momento importante de tomada de consciência dos trabalhadores quanto aos interesses do czar e de seu governo absolutista, estimulando-os a organizar diversas rebeliões, greves gerais e a organizar os primeiros sovietes (sindicatos operários).

 

a revolução de fevereiro (1917): a instauração do governo provisório:

 

– explicar como a organização dos trabalhadores pressionou o governo Romanov pelo estabelecimento de uma Constituição, a partir da formação do parlamento, o DUMA; o governo, dessa forma, ganhava contornos liberais, mas em essência sustentava o czar no poder por mais 12 anos; uma série de fatores derruba o czar, estabelecendo um governo provisório: envolvimento na Primeira Guerra Mundial (mortes), falta e aumento dos preços de alimentos e mercadorias (fome/miséria) e repressão às revoltas e movimentos populares; e foi atuando nesses problemas, que Lênin lança As Teses de Abril, que em síntese defendia as insígnias “Paz, pão e terra”, assim como “Todo o poder aos sovietes!”; estabelecimento de uma República Parlamentar, composto por socialistas moderados e burgueses liberais.

 

os bolcheviques e os mencheviques:

 

– a partir da tabela abaixo, link 4, explique a diferença entre os grupos revolucionários e a adesão massiva ao bolchevismo, garantindo a derrubada do governo provisório e a instauração imediata do socialismo, da ditadura do proletariado. 

 

 

– retome no plano “A Revolução Russa: As Bases Teóricas” o conceito de ditadura do proletariado defendido por Lênin.

 

a revolução de outubro e a instauração do comunismo:

 

– explique a tomada do poder pelos bolcheviques e a implantação do comunismo através da criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), sob a liderança de Lênin e Trotsky: retirada da Rússia da guerra, reforma agrária, estatização dos bancos e controle das fábricas pelos comitês operários.

 

– explicar a guerra civil (1918-1921): exército vermelho (bolcheviques) X exército branco (mencheviques, anarquistas, monarquistas e liberais) = centralização política e econômica nas mãos do Estado.

 

– explicar o estabelecimento da Nova Política Econômica (NEP): retorno parcial do capitalismo = desenvolvimento econômico, que segundo o Lênin é uma política que dá “um passo atrás, para dar dois a frente”.

 

– explicar a sucessão do poder após a morte do Lênin pelo Stálin e a implementação do totalitarismo de esquerda, desvirtuando os anseios de Lênin e Trotsky.

 

– promover a escuta do áudio do Lênin “O que é o poder soviético?” e levantar as propostas defendidas pelo Lênin à URSS e o que ela se tornou nas mãos do Stálin.

 

4ª Etapa: Mesa Redonda e Sistematização

Como finalização da sequência didática, proponha uma mesa redonda que avalie, através do levantamento de argumentos, os avanços e os retrocessos do regime comunista, em forma de balanço dos “100 anos da Revolução Russa”. Depois, solicite aos alunos que levantem/elaborem perguntas aos colegas, a fim de fomentar o debate e o conflito de ideias e posições. Por fim, se necessário, finalize a dinâmica com a exibição do vídeo História vs. Vladimir Lênin, pois este permite uma outra visão sobre a problemática, contextualizando os conflitos e as medidas tomadas naquele período revolucionário, sob a liderança de Lênin.

Materiais Relacionados

1 – Leia e compartilhe o texto “Revolução Russa":
 
2 – Assista aos vídeos e os compartilhe com os alunos:
 
 
3 – Leituras 
FILHO, Daniel Reis A. As Revoluções Russa e o Socialismo Soviético. In. Coleção Revoluções do Século XX. São Paulo, 2003. 
 
MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História contemporânea através de textos. In. Coleção Textos e Documentos n. 5, São Paulo, Editora Contexto, 2013.
 
A Revolução Russa – Rosa Luxemburgo.
 
As Teses de Abril – Lênin. 
 
Revolução Russa – Mundo Educação. 
 
Filme “Outubro” – Sergei Eisenstein (1927). 
 
"A Revolução dos Bichos" inspirado no livro "Animal farm" (Fazenda Animal) de George Orwell (1954).
 
Manifestoon”, Manifesto Comunista – Legendado em Português: 
 
4 –  Tabela "Bolcheviques e Mencheviques” disponível em 
 
5. Aplicativo Canva para edição de de cartaz 
 

Arquivos anexados

  1. A Revolução Russa

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