Conteúdos

– a Grã-Bretanha e a acumulação de capitais;
– o trabalho artesanal e o manufatureiro;
– os cercamentos;
– as principais características da Revolução Industrial;
 

Objetivos

Compreender os fatores que fizeram da Grã-Bretanha uma economia próspera.

Compreender as diferenças e semelhanças entre o trabalho artesanal e o trabalho manufatureiro.

Compreender e relacionar os cercamentos com a Revolução Industrial.

Compreender as principais características da Revolução Industrial.

Compreender o processo e as consequências da mecanização da produção e o surgimento de uma nova configuração social.

 

1ª Etapa: Apresentação do Tema

Consulte os conteúdos da aba Para Organizar o trabalho e saber mais, antes de iniciar as atividades.



Exiba o vídeo “A Revolução Industrial na Inglaterra”, link 5, e peça aos alunos que registem as informações solicitadas na tabela abaixo, assim como outras que eles julgam importantes e que ajudam a responder a questão: O que foi e como se deu a Revolução Industrial? O registro deverá ser  organizados em tópicos, pois assim facilita na hora de socializar com a sala os registros feitos.







O vídeo, apesar de “antigo”, apresenta o cenário pré-revolução industrial, mostrando a vida no campo e a organização do trabalho, bem como os modos de produção artesanal e manufatureiro. Mostra o processo de invenção e criação das primeiras máquinas à vapor/carvão, como resultado do avanço da ciência, permitindo uma revolução no modo de produção e das relações de trabalho. 

2ª Etapa: Socializando e compartilhando informações

Depois do vídeo e dos primeiros registros feitos pelos alunos, peça que socializem com a sala as anotações feitas nas tabelas, assim como as informações extras, não esquecendo de perguntar se os mesmos conseguiram rascunhar o que eles entenderam por/e como se deu a Revolução Industrial. 



À medida que os alunos compartilham as informações, peça aos demais alunos que verifiquem e completem os seus registros. Desse modo, cria-se um registro coletivo do vídeo, este que será fundamental para as próximas etapas do trabalho. 



Como um aprofundamento, oriente os alunos que pesquisem em sites educativos o tema da Revolução Industrial. Oriente que para o texto escolhido é fundamental que se grife informações importantes – dialogando com o conhecimento já adquirido -, e que se dê palavras-chaves aos parágrafos, para que eles possam voltar ao texto, quando necessário, com mais foco.

3ª Etapa: Dinâmica

Após o vídeo e os registros, aproveite a divisão já estabelecida em sala de aula (fileiras) para organizar uma dinâmica, no qual tornará mais concreto as etapas e a divisão do trabalho estabelecidas na mecanização da produção. 



Selecione um tipo de origami (sites com sugestões estão disponíveis no link 11), no qual o número de etapas deverá ser o mesmo ao número de alunos nas fileiras. Em seguida, separe papéis já cortados (segundo o origami escolhido) e entregue um pedaço a cada aluno, se necessário. Depois, entregue apenas a orientação de uma etapa específica do processo, na medida que a criação do produto final, portanto do origami, se dará com a participação de todos os alunos.



A organização precisa obedecer ao seguinte critério: os alunos não podem compreender aquilo que estão produzindo, com exceção dos últimos, já que estarão com o produto final parcial ou já finalizado. 



O objetivo é evidenciar aos alunos a divisão e a especialização do trabalho realizado, bem como a alienação presente, características típicas do modo de produção mecanizado. Os trabalhadores, antigos artesãos, perderam a sua capacidade de compreender e dominar todas as etapas da produção, ao ponto de não saberem o que estão produzindo, dado ao trabalho específico e repetitivo. Daí depreende-se o conceito de alienação do trabalho.



Finalizada a dinâmica, peça aos primeiros alunos das fileiras descreverem o produto fabricado. Obviamente que eles não saberão descrever, devido ao desconhecimento de todas as etapas de produção. Em seguida, peça aos últimos alunos que levantem e apresentem os produtos finais. 



Para completar a dinâmica, apresente e leia com os alunos a tirinha “Frank e Ernest” e o trecho do texto de Adam Smith. Em ambos aparecem a divisão e a especialização do trabalho, bem como a consequente alienação. 



Observação
: esses origamis poderão ser expostos na sala de aula. Discuta coletivamente com os alunos qual o melhor título para as produções realizadas.

4ª Etapa: Aula Expositiva

A partir do vídeo e da dinâmica realizada, construa uma aula expositiva sobre a Revolução Industrial:



a Grã-Bretanha e a acumulação de capitais:

– explique os fatores que levaram à Grã-Bretanha a conseguir o acúmulo de capitas, dentre alguns: relação comercial entre governo e burguesia (relativa liberdade comercial), os lucros advindos das companhias de comércios, do tráfico de escravos, dos acordos comerciais favoráveis (Tratado de Methuen, 1703), do rendimento das colônias e mesmo dos saques empreendidos a outros povos e nações; explicar o que é capital: dinheiro a ser investido – que no caso -, foi investido nas fábricas e indústrias; dono do capital: capitalista.



• o trabalho artesanal e o manufatureiro:


– retome a tabela construída pelos alunos, com adendos seus, e explique a transição entre os modos de produção; nesta parte, imagens facilitam a compreensão; trabalho artesanal: o artesão domina todas as etapas de produção, dono das ferramentas e das matérias-primas, tem seu horário e ritmo de trabalho definidos por ele, produção doméstica e familiar, pouca produtividade; trabalho manufatureiro: relação entre mestre e aprendiz, pequena divisão do trabalho, máquinas movidas à mão (mestre tecelão), dominavam todas as etapas de produção, maior produtividade, produção doméstica ou em pequenas oficinas.



• os cercamentos:

– explique a relação entre os cercamentos (transformação das terras comuns em terras privadas) e a consequente expulsão dos camponeses da terra, acarretando o êxodo rural; camponeses desempregados nas cidades arranjam trabalhos nas indústrias têxteis. 



• as principais características da Revolução Industrial:

– com a ajuda dos alunos, construa as principais características da revolução industrial: aconteceu na Grã-Bretanha (solo: carvão e ferro); máquinas à vapor/carvão; máquinas de ferro; construção de navios e locomotivas à vapor.



• o processo e as consequências da mecanização da produção:

– retome a experiência da dinâmica e enfatize o processo e as consequências da mecanização do trabalho: divisão e completa especialização do trabalho, horário de trabalho definido pelo patrão (capitalista) e o ritmo de trabalho definido pelas máquinas; linhas de montagem; longas jornadas de trabalho (de 14 a 16 horas diárias); alienação do trabalhador; maior produtividade e maior lucro (produção em massa); substituição do trabalho humano pelas máquinas; exército de reserva; péssimas condições de trabalho e de vida dos operários; trabalho feminino e infantil – menor remuneração.

– apresente a charge “Trabalhador X Máquinas”, como síntese e propunha uma discussão com os alunos, relacionando a questão à atualidade do mundo do trabalho.



• o capitalista e o operário: a nova configuração social: 

– explique a nova configuração econômica e social, em que no topo da pirâmide está o capitalista (dono do capital, dos meios de produção e da força de trabalho dos operários) e na base, os operários (trabalhadores alienados, desprovidos de capital e meios de produção e que só têm para vender a sua força de trabalho); nova fase do capitalismo: industrial.



Observação: essa seleção de temas e recorte apenas é uma sugestão. Altere a sequência e a seleção de temas a partir da sua necessidade e do enfoque de suas aulas.

5ª Etapa: Aprofundando o Tema com HQ

A fim de aprofundar a discussão sobre a Revolução Industrial e o mundo pautado pelas máquinas, faça uma leitura coletiva da HQ A Revolução Industrial, (link 6), enfatizando os processos e as características de tal revolução. 



A HQ serve também como material-síntese para o aluno, já que de modo lúdico apresenta o contexto histórico da Revolução Industrial na Grã-Bretanha.

6ª Etapa: Sistematizando o Conhecimento

Como finalização da sequência didática, exiba aos alunos o filme – ou trechos dele -, Tempos Modernos, (link 10) de Charlie Chaplin e enfatize alguns conceitos já trabalhados em sala de aula e que aparecerão na forma de humor, recurso extremamente utilizado para se fazer críticas sociais. Contextualize a película e questione os alunos quais as intenções de Chaplin ao “desnudar” o mundo do trabalho engendrado pelas máquinas.

7ª Etapa: Construindo um Produto Final

A partir das discussões realizadas, com a mediação do(a) professor(a), proponha a construção de uma carta coletiva para os patrões das indústrias, os capitalistas, apontando as condições de trabalho dos operários e fazendo propostas no sentido de construir uma nova lógica e organização do trabalho, no limite, uma nova organização social.



Esse trabalho poderá ser relacionado ao movimento do cartismo inglês, em que trabalhadores mandaram uma carta aos patrões e governo reivindicando melhores condições de trabalho, portanto, melhores condições de vida.



Levante possibilidades e discuta as viabilidades em torno da publicação dessas cartas, desse produto final, tendo como objetivo o diálogo com a comunidade escolar.

Materiais Relacionados

1. HOBSBAWM, Eric J. “A revolução industrial”, in. A Era das Revoluções (1789-1848). 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008, pp. 49-82.

2. SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2014, pp. 370-374.

3. BBC – As Consequências da Revolução Industrial – Criando Maravilhas. Ep. 2. 

4. BBC – Why the Industrial Revolution Happened Here (Legendado);

5. Assista e compartilhe o vídeo “A Revolução Industrial na Inglaterra”;

6. Leia a HQ  “A Revolução Industrial” e compartilhe com os alunos;

7. Leia e compartilhe a charge “Trabalhadores X Máquinas”;

8. Leia e compartilhe a tirinha “Frank e Ernest: Thaves”;

9. Leia e compartilhe o trecho abaixo:
“(…) Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes…” – [SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985].

10. Assista ao filme “Tempos Modernos” – Charles Chaplin (dublado ou legendado) – e compartilhe com os alunos;

11. Escolha aqui os origamis que serão propostos aos alunos.

Arquivos anexados

  1. A Revolução Industrial

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charles herege
5 anos atrás

ótima aula e bem organizada.

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