Conteúdos

Música e Diretas Já

Objetivos

Compreender a realidade brasileira no final do período militar (64/85);
Analisar as novas demandas da sociedade brasileira em meados da década de 80;
Refletir e relacionar sobre a produção cultural brasileira e a situação política na década de 80

Antes de dar inícios às Etapas acesse a aba Para organizar seu trabalho e saber mais.

*Foto Joven Pan Online

1ª Etapa: Organização da Atividades

Faça uma relação de alguns grupos e/ou artistas relevantes deste período, o site indicado no item 4 (Para Organizar seu trabalho e Saber Mais) poderá ajudá-lo nesta escolha.



Faça a divisão em função do número de alunos na sala (aconselho entre 5 e 8). De antemão destaco a importância de grupos como Titãs, Legião Urbana e Paralamas do Sucesso, além de Cazuza, que sempre encontram muitos admiradores nesta faixa etária.

 

2ª Etapa: Introdução ao tema

Com o intuito de iniciar uma discussão sobre o tema, a partir dos materiais disponibilizados nos itens 1, 2, 3, 4 e 5 do tópico anterior, prepare uma aula introdutória expositiva sobre o assunto.

Pode utilizar o vídeo indicado no item 2 (Para Organizar seu trabalho e Saber Mais) como apresentação do período militar, destacando a Censura que regulava toda a produção cultural e intelectual no momento.

 

3ª Etapa: Organização do trabalho em grupo

Disponibilize o material utilizado na aula de apresentação e oriente os alunos à pesquisa paralela, segundo as questões de orientação:



Questões de orientação:

  1. Identifique: Cidade/Estado de origem dos artistas; relevância da cidade/estado (em termos populacionais, econômicos e políticos) para o país;  as principais lideranças políticas desta cidade/estado; data de fundação do grupo/artista.
  2. Análise: Qual a principal temática tratada nas músicas do grupo/artista ( violência urbana, corrupção, alienação, falências das instituições)? 
  3. Verificação: Qual foi a posição assumida pelo grupo/artista ante o movimento das Diretas já? (apoio explícito, participação em comícios, produção de músicas)

• As questões podem ser respondidas através de uma pesquisa cuidadosa e ultrapassa o material disponibilizado. O ideal para trabalhar este tema é de duas aulas de trabalho dos alunos e uma de preparação.



• Solicite que cada grupo faça a leitura dos textos como lição de casa e peça que complementem as informações com novas pesquisas. Cada grupo deverá analisar letras das músicas do seu grupo para que possam relacionar com a situação do período. 

 

4ª Etapa: Trabalho em Grupo

Em sala de aula reúna os alunos nos grupos que eles representam e permita que eles troquem informações sobre as pesquisas realizadas por cada um dos seus componentes. Oriente que a proposta desta aula é que ao final, cada grupo deverá apresentar aos outros sua análise da banda/artista escolhido e as relações com o movimento.

 

5ª Etapa: Debate

O papel do professor, como mediador deste debate será fundamental para que os alunos explorem ao máximo todas as informações e que possam assumir uma atitude crítica ao tema. Aqui, o importante é manter o foco na análise das produções culturais em relação ao movimento das DIRETAS JÁ, destacando como os diferentes grupos políticos se aproximaram dos agentes culturais.

 

6ª Etapa: Elaboração de texto dissertativo

Solicite aos seus alunos que elaborem um texto dissertativo apontando para as características do movimento das Diretas Já e como os resultados deste movimento repercutiram na situação política brasileira.

 

Materiais Relacionados

1. Promova a leitura do acervo da folha: http://almanaque.folha.uol.com.br/brasil_17abr1984.htm , uma nota sobre o movimento das diretas já.

2. Assista ao vídeo http://youtu.be/U4Uq4qypeKc – sobre o período militar brasileiro, tem aproximadamente 10′.

3. Em seguida promova uma leitura do link http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/diretas-ja/

4. No link  http://www.grupoescolar.com/pesquisa/rock-brasil–anos-80.html , encontrará uma relação com alguns dos principais artistas e grupos da década de 80.

5. http://youtu.be/DlIC_3X0p4k neste vídeo, a apresentação de Fafá de Belém, com “ Menestrel das Alagoas” (Fernando Brant e Milton Nascimento). Em homenagem a um dos principais articuladores do movimento das Diretas Já, Teotônio Vilela.

6. No site http://pt.wikipedia.org/wiki/Diretas_J%C3%A1 encontrará dados sobre a dimensão do movimento.
 

Arquivos anexados

  1. A Música e as Diretas Já: A luta da geração “x”

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.