Conteúdos
• Tratamento da informação: tabelas e gráficos.
• Eleições.
Objetivos
• Adquirir noções de cidadania, participação política e social.
• Coletar dados e organizá-los em tabelas e gráficos.
• Ler e comparar informações de tabelas e gráficos.
• Entender a importância do voto consciente.
1ª Etapa: Início de conversa
Informar os alunos a respeito do que acontece em nosso país também faz parte do papel da escola. Um dos temas que merece destaque no ambiente escolar são as Eleições. Conforme a data vai se aproximando, os alunos começam a ter contato diário com o tema, por meio da televisão, dos jornais ou das conversas dos adultos que os cercam. Trazer o assunto para a sala de aula favorece bastante o trabalho com a cidadania, a democracia, a responsabilidade social e, porque não, com a matemática.
2ª Etapa: O que sabemos sobre Eleições?
• Para essa primeira aula, solicite que os alunos façam uma breve pesquisa em casa a respeito do tema. Você pode fornecer um roteiro de perguntas, se desejar. Eles poderão pedir ajuda aos seus familiares. Com as pesquisas em mãos, faça um debate com o grupo de alunos a respeito do que já sabiam e o que aprenderam durante a coleta de dados.
• Em seguida, monte com os alunos um mural para que pesquisas, notícias de jornais e conteúdo da internet reunido fiquem em evidência durante as aulas seguintes. Nesse momento, leia com os alunos o livro “É o maior”, a resenha dele está disponível no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”, caso tenha uma turma de alunos maiores poderá trabalhar também com trechos do livro “A revolução dos bichos”, também disponível no item.
• Em seguida, proponha um debate a respeito do que é democracia e porque as eleições são tão importantes para a organização política de um país.
3ª Etapa: Conhecendo os candidatos a presidência
• Nessa etapa os olhares estarão voltados para os candidatos à presidência do Brasil em 2014. Apresente aos alunos os candidatos que já se manifestaram nesse primeiro semestre ao cargo. Você poderá pesquisar mais sobre eles em sites da internet como o disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Contudo, lembre-se que essa apresentação deve ser imparcial, pois a escola é um espaço de debates e não imposições de pontos de vista.
• Após esse momento, organize com os alunos uma pesquisa de opinião no ambiente escolar e com a comunidade. Proponha inicialmente, que eles produzam uma tabela com os nomes dos candidatos e outras informações que acharem necessárias. Em geral, candidatos possuem sites com informações sobre o que fizeram e o que pretendem fazer.
No material de apoio deste plano de aula, você verá um exemplo de tabela que ficará disponível para a consulta de pais e funcionários da escola, preferencialmente próxima à entrada.
• Em seguida, produza com eles uma urna e papéis com os nomes dos candidatos, modelo de votação antigo no Brasil (antes da urna eletrônica) para que os funcionários e pais possam registrar de forma secreta suas intenções de voto.
• Defina com o grupo durante quanto tempo essa urna ficará disponível para a comunidade escolar e divulgue a proposta de trabalho para que todos participem.
4ª Etapa: Contabilizando os votos
• Para finalizar o trabalho apresente aos alunos diferentes modelos de gráficos e explique a importância deles no tratamento da informação coletada, tais assuntos estão disponíveis no item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”.
• Com os alunos informados a respeito dos gráficos, abram a urna com os votos e construam coletivamente um ou dois tipos de gráfico.
• Para a construção do gráfico, primeiro vocês deverão contabilizar os votos e em seguida transpor os dados para o modelo escolhido.
• Após descobrirem o candidato com maior intenção de voto, disponibilizem os gráficos criados para que os pais e funcionários tenham acesso ao resultado da pesquisa de opinião.
• Você poderá também propor ao final desse trabalho a criação de uma eleição escolar para representante de sala, assim os alunos poderão utilizar o conhecimento adquirido até aqui a respeito do tema, criando chapas, desenvolvendo a candidatura e realizando uma eleição com votos secretos e criações de gráficos e tabelas que demonstrem os resultados.
Materiais Relacionados
1. Para saber mais sobre a importância das eleições em sala de aula acesse o link http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/conteudo.phtml?id=1453192
2. Para saber mais sobre o tema eleições em sala de aula acesse o especial da revista Nova Escola disponível no link http://revistaescola.abril.com.br/eleicoes-democracia/
3. Para conhecer melhor os candidatos a presidência do Brasil acesse o link http://eleicoes2014.org/candidatos-a-presidente-eleicoes-2014.htm
4. Para ler com os alunos os livros “É o maior” ou “A revolução dos bichos”, mais informações sobre eles disponíveis nos links:
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=768298&sid=77351873815813427476308718
http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12374
5. Para saber mais sobre o trabalho com gráficos e tabelas na escola acesse o link http://www.exatas.net/artigo_ciem1.pdf
Arquivos anexados
- A matemática nas Eleições