Conteúdos

– Fenômeno da bioluminescência em animais.

– Entendendo a bioluminescência animal nos vagalumes.
– Compreender a utilização do conhecimento sobre bioluminescência em pesquisas científicas.
 

Objetivos

– Conhecer o fenômeno da bioluminescência nos animais.

– Entender o fenômeno da bioluminescência a partir do estudo dos vagalumes.
– Compreender a importância dos organismos bioluminescentes – estudo de caso dos cupinzeiros.
 

1ª Etapa: O fenômeno da bioluminescência nos oceanos

Com a turma reunida, assista ao vídeo indicado no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Finalizado o vídeo, faça uma discussão com os alunos, lançando as seguintes questões:

 

a) Quais os organismos citados pela pesquisadora que têm a capacidade de emitir luz?

 

b) Qual a importância da biolumiscência para esses animais?

 

Ao final do discussão, leia com os alunos (projete no projetor multimídia) o texto indicado no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….”

 

2ª Etapa: Estudando a bioluminescência nos vagalumes

Prepare e ministre uma aula expositiva, explicando como ocorre o fenômeno da bioluminescência nos animais. Para isso será utilizado um exemplo conhecido pela Ciência que é o fenômeno da bioluminescência nos vagalumes. Para preparar esta aula utilize o material sugerido no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho….”

3ª Etapa: A aplicação do conhecimento sobre bioluminescência

Organize a turma em duplas e distribua cópias xerográficas do texto disponível no item 4 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Solicite a cada uma das duplas que prepare uma síntese dos principais aspectos destacados no texto, entre estes:

 

– experimentos de Campbell com bioluminescência.

 

– utilização da bioluminescência na identificação de problemas com contaminação.

 

– modificações genéticas em animais e vegetais, com a introdução de genes relacionados à bioluminescência.

 

Finalize esta etapa discutindo com os alunos se consideram que a modificação genética, estudada no último item, seria prejudicial ao ambiente. Utilize como exemplo para desencadear essa discussão, a ideia de desenvolver árvores que emitam luz e, dessa forma, poderem ser usadas para iluminar as ruas de uma cidade. Não é necessário chegar as conclusões. O importante é estimular a participação dos alunos, para que reflitam sobre as consequências dessas práticas.

 

4ª Etapa: Extinção sem estudo

Assista com a turma reunida ao vídeo sugerido no item 5 do tópico “para organizar seu trabalho….”. Finalizado o vídeo, discuta com os alunos as seguintes questões:

 

– problemas enfrentados para gravar a matéria relatados no vídeo.

 

– qual o objetivo dos pesquisadores?

 

– importância ecológica dos cupinzeiros.

 

– por que os cupinzeiros luminosos estão sendo destruídos?

 

– qual a função da bioluminescência para os vagalumes?

 

– revisão sobre a bioluminescência dos vagalumes visto na 2ª. etapa.

 

– quais as aplicações científicas relatadas sobre a bioluminescência.

 

– relação entre bioluminescência e envelhecimento.

 

5ª Etapa: Exercendo a cidadania

Finalize este plano de aula solicitando aos alunos a confecção de um pôster virtual que tenha como objetivo informar a comunidade escolar sobre a importância dos seres bioluminescentes e seu estudo. Oriente os alunos que um pôster (mesmo um pôster virtual) tem como objetivo fornecer informação que pode ser consultada por várias pessoas simultaneamente. Deve ser um documento de elevada qualidade gráfica e atraente do ponto de vista visual dado que pretende apresentar informação ao público. Poderá ser confeccionado no PowerPoint (ou similar) e deverá ser salvo em JPEG. 

Materiais Relacionados

1) O vídeo apresenta a palestra de Edith Widder, especialista em bioluminescência.

 
2) O texto disponível em traz algumas informações adicionais sobre o fenômeno da bioluminescência, ainda sob a perspectiva da pesquisadora Edith Widder.
 
3) O texto disponível esclarece o processo de bioluminescência nos vagalumes.
 
4) O texto disponível traz informações importantes sobre a utilização do conhecimento sobre a bioluminescência nos animais. OBS: Ignorar o trecho que afirma que Charles Darwin é o “Pai da Teoria da Evolução”. Estre tipo de abordagem não é mais aceita no ensino de Ciências, já que não apresenta o processo histórico que levou à construção desse conhecimento.
 
5) O vídeo disponível (3 partes) mostra as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Química da USP com os cupinzeiros luminosos do Cerrado.

Arquivos anexados

  1. A Luz e os animais

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