Conteúdos

Literatura

Objetivos

Reconhecer a leitura como fonte de prazer.
Observar comportamentos leitores.
Construir significados cada vez mais elaborados acerca das obras lidas pelo professor
 

1ª Etapa: Início de conversa

 “Durante todo o tempo em que, crianças, tínhamos dificuldade em ler sozinhos, ela cultivava o hábito de ler para nós."

Daniel Pennac

 

Para que as crianças se tornem adultos leitores no futuro, elas precisam conhecer enquanto ainda são crianças bons modelos leitores que podem ser seus pais, tios, avós, irmãos e, principalmente, seus professores. Digo principalmente, porque é na escola que a criança tem contato diário com textos, livros, histórias e se esse espaço não for bem aproveitado teremos feito com que grande parte do tempo dos alunos tenha sido em vão. Ler é algo que, normalmente, se aprende na escola e gostar de ler também deve ser ensinado aos alunos, por meio de boas estratégias em que eles sejam estimulados a partilhar com o professor sua experiência leitora, sua própria felicidade de ler. Para isso, não existe escolha melhor do que ler diariamente para os alunos. Que criança não gosta de escutar uma boa história? De ouvir de um leitor mais experiente o que as letras dizem dentro do texto? Por isso, professor, se apresse, entre nesta viagem, a sua leitura vai começar…

 

 

2ª Etapa: Preparando a leitura

 

O momento da leitura feita pelo professor deve ser diária dentro da sala de aula, seja de um livro longo lido em capítulos ou de uma crônica ou poema lido no começo ou término da aula. Enfim, o importante é que este momento seja muito bem preparado pelo professor e aconteça, preferencialmente, todos os dias. 

Para começar, antes da leitura em sala de aula, selecione o livro que lerá para os alunos, como já destacado aqui você poderá escolher um livro para ler em capítulos, um conto curto, uma lenda, poema, crônica, entre outros. Você tem acesso a alguns títulos no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. O importante é selecionar algo que seja interessante para o seu grupo, algo que amplie as experiências leitoras das crianças e, também, que sua leitura seja preparada e ensaiada antes de acontecer em sala de aula. 

Ao preparar sua leitura o professor reflete sobre o efeito que quer produzir com seu texto, surpresa, medo, graça, além de tomar decisões sobre gestos, mudanças de entonação, escolha do lugar apropriado à leitura, seleção de objetos que poderão ser utilizados na história ou das pausas que dará, por exemplo.

Quando o professor organiza previamente sua leitura pode também antecipar algumas intervenções que fará ao longo da história, proporcionando aos alunos um excelente momento de intercâmbio coletivo, de enriquecimento de vocabulário e de aprendizagem significativa.

 

3ª Etapa: A leitura vai começar, mas antes...

 • Propicie um clima adequado para realizá-la, assim como pensado anteriormente. Organize os alunos da melhor forma possível e antes de iniciar a leitura estabeleça com o grupo acordos para que este momento aconteça de forma positiva, como, por exemplo, não interromper a leitura até que você abra um espaço para perguntas ou debate, desta maneira as crianças poderão apreciar melhor a obra literária. Informe que eles escutarão sua leitura, apreciarão as imagens, caso o livro seja ilustrado e, só depois farão os comentários sobre o texto.

Uma dica para este momento que antecede a leitura é alterar a organização espacial da sala solicitando que as crianças sentem em círculo o que os aproxima mais para os comentários posteriores e para a visualização das imagens. Você também poderá criar uma atmosfera rotineira como cantar sempre uma música antes da leitura, trazer um objeto que se torne referência do grupo como um chapéu ou outro que achar pertinente. Dessa forma, sempre que os alunos ouvirem a canção, por exemplo, saberão que a leitura começará inaugurando um espaço especial na rotina. 

Com a organização do grupo concluída, apresente aos alunos a obra selecionada e explicite os critérios utilizados por você para a escolha deste material. Assim, você estará ensinando a eles como um leitor seleciona o que quer ler. Além disso, é importante apresentar o nome do autor, fazendo referências a suas outras obras já lidas com o grupo, a editora, as informações disponíveis na capa, o ilustrador, enfim, justificar sua escolha partindo de diferentes critérios. Contextualizar os alunos sobre o que será lido permite que eles criem expectativas sobre o material selecionado por você e antecipem o conteúdo do texto.

 

4ª Etapa: Lendo uma história em voz alta

Uma vez que todas as etapas anteriores tenham sido organizadas, o professor inicia a leitura do material selecionado. É extremamente importante enquanto lê não pular nenhuma palavra do texto ou substituí-la por outra, pois as crianças precisam ter contato com o material original assim como foi pensado por seus autores. Pois, dessa forma, o professor poderá proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa sobre as diferentes linguagens e seus contextos.

Mesmo que os alunos façam comentários a respeito da história só interrompa a sua leitura se o que estiverem falando faça parte de suas antecipações feitas durante a preparação da leitura. O ideal é interromper o mínimo possível o que estiver lendo e sempre que for fazê-lo seja por algo intencional, como, por exemplo, durante uma leitura de um livro em capítulos em que você poderá jogar algo no ar “Onde vocês acham que a Narizinho escondeu o Pequeno Polegar? Amanhã nós vamos descobrir!”.

 

5ª Etapa: Ao final da leitura

Crie um espaço de intercâmbio para que as crianças comentem a obra lida, assim como os leitores experientes comentam suas leituras. Este momento é importante, pois os alunos terão a oportunidade de avançar na construção de sentido.

Este intercâmbio pode ser iniciado pelo professor ou pelos próprios alunos, sinta seu grupo e olhe para cada proposta de uma forma específica. Neste espaço, você poderá ensinar as crianças a analisar criticamente os livros, relendo um trecho para relembrar o que estava escrito, analisando as imagens escolhidas para as páginas mais significativas ou comparando o título escolhido com o conteúdo da história. É por meio desta interação que a criança avançará cada vez mais na compreensão do significado e criará um olhar criterioso sobre os livros lidos.

Analisar uma obra literária, apreciando seu valor estético não tem que começar e finalizar no mesmo dia, e sim, admite novas leituras e a cada leitura uma nova descoberta.

 

Materiais Relacionados

 1. Para saber mais sobre Literatura infantil leia o livro “Literatura infantil: teoria, análise e didática” de Nelly Novaes Coelho – Editora Moderna. 

2. Para saber mais sobre a leitura feita pelo professor acesse o especial da revista nova escola sobre o assunto no link http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/pequenos-leitores-431328.shtml 
3. Para ler para os alunos selecione alguns bons livros para cada faixa etária, algumas sugestões de links estão disponíveis no link http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/ 
 

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