Conteúdos
Primeira Guerra Mundial (1914-1918);
A obra literária e cinematográfica A Invenção de Hugo Cabret;
História do Cinema;
Objetivos
Analisar comparativamente, no cinema e na literatura, a história do herói infanto-juvenil Hugo Cabret;
Compreender a relação entre Primeira Guerra Mundial e o cotidiano das pessoas;
Refletir sobre as relações entre a arte e a tecnologia;
Conhecer a história dos primórdios do cinema e dos efeitos especiais;
1ª Etapa: História e Geografia – A 1ª Guerra Mundial e suas consequências
A história de Hugo Cabret se passa em 1931, período entre as duas guerras mundiais que destruíram a Europa. A exibição do filme é uma oportunidade para se trabalhar com os alunos esses acontecimentos. Toda a hegemonia europeia – do ponto de vista cultural, econômico e político – entra em crise. Os professores de História e Geografia podem trabalhar conjuntamente explorando vários pontos, por exemplo:
• As causas econômicas: crise dos países industrializados (necessidades de novas fontes de matérias primas e mercado consumidor);
• As reorganizações políticas das nações: Tríplice Aliança e Tríplice Entente;
• A interrupção da industrialização na Europa e as consequências para o surto industrial no Brasil;
• A crise na Rússia que desencadeou a Revolução de 1917;
• O crescimento econômico, político e cultural dos EUA e sua hegemonia no pós-guerra;
• O Tratado de Versalhes;
• As vanguardas artísticas surgidas no período entre guerras, inclusive as escolas cinematográficas como Expressionismo Alemão, Surrealismo, Impressionismo Francês, Cinema Soviético;
2ª Etapa: Ciências (Física) – mecanismos dos relógios e autômatos
O professor de Física ao ver o filme e pesquisar sobre os autômatos (verificar links indicados em “para saber mais”), pode propor uma atividade de mecânica e tecnologia.
3ª Etapa: Início de Conversa
O diretor Martin Scorsese fez este filme pensando na sua filha de 12 anos que não podia assistir aos seus filmes destinados a adultos. Neste filme (veja sinopse completa no material de apoio), ele discute a tecnologia aliada ao sonho. A Invenção de Hugo Cabret é uma história adaptada do livro homônimo de Brian Selznick e narra o cotidiano de um garoto que mora dentro do relógio de uma estação de trem, em Paris. Hugo observa o movimento das pessoas na estação e fica intrigado com um senhor ranzinza que é consertador de brinquedos e relógios. Percebemos que na história daquele velho há um enigma que será desvendado a partir da cumplicidade entre Hugo e Isabelle, uma doce garota que se torna sua amiga. Ocorre uma troca significativa entre eles: a garota apresenta a Hugo o mundo da literatura e ele lhe mostra o encantamento do cinema.
As crianças protagonistas conhecem a história de Georges Méliès, um ilusionista que percebeu a potencialidade do cinema e realiza, com os parcos recursos da época, obras notáveis. Seu filme A Viagem à Lua (1902) é considerado a primeira narrativa do cinema e é inspirada na literatura de Júlio Verne. O cinema teve início dialogando com a literatura. Usando a metalinguagem (o cinema falando do cinema), Scorsese discute a tecnologia aliada ao sonho.
O filme traz muitos personagens e pequenas histórias paralelas, que giram em torno da história de Hugo Cabret. É muito importante que o (a) professor (a) assista-o com atenção, se possível mais de uma vez, para dominar ao máximo os vários detalhes da história e da produção de arte.
4ª Etapa: Apresentação do Filme.
É possível que muitos alunos já conheçam o filme, mas isso não invalida a experiência. É importante situar o espaço em que a história se desenrola (Paris, 1931, período entre guerras). Vale uma rápida apresentação do diretor e a informação sobre ser esse seu primeiro filme infanto-juvenil, após tantos filmes premiados destinados aos adultos.
5ª Etapa: Exibição do Filme.
O filme é uma aventura cheia de mistérios e, embora tenha duração de mais de duas horas (127 min), deve ser exibido de uma única vez. Para tanto, é preciso organizar o tempo da atividade (no mínimo 3 horas) para que se garanta a configuração do DVD, ajuste de equipamentos, apresentação e pelo menos um início de conversa ao final.
6ª Etapa: Língua Portuguesa – diálogo cinema e literatura
O (a) professor (a) de Língua Portuguesa pode optar por trabalhar com o livro A Invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick antes ou depois da exibição do filme.
O diálogo entre a literatura e o cinema está também presente na história de Hugo Cabret, uma vez que Isabelle e Hugo trocam experiências sobre as narrativas e suas emoções. O cultuado filme “Viagem à Lua”, de George Meliès é inspirado em uma obra literária de Júlio Verne (que o pai de Hugo lia para ele). É interessante discutir a relação afetiva que se cria com essas histórias, escritas ou audiovisuais, para a formação cultural de todos. O (a) professor (a) pode sugerir aos alunos que pesquisem livros que foram adaptados para o cinema (se o repertório dos alunos for limitado, dependendo da idade, a pesquisa pode ser com familiares) e discutir as diferenças na narrativa que a adaptação promoveu. O mesmo vale para adaptações televisivas (como a obra de Monteiro Lobato, por exemplo).
Algumas perguntas podem desencadear a pesquisa:
• Você conhece livros cuja história foi adaptada para o cinema ou para a televisão?
• Houve diferenças significativas entre as duas narrativas?
• Você já ficou decepcionado com transposições de obras literárias para o audiovisual?
• É mais interessante ler o livro primeiro ou ver o filme?
A partir desse levantamento, o (a) professor (a) pode propor a comparação entre a natureza das narrativas literárias e cinematográficas, como as obras homônimas de Brian Selznick e Martin Scorsese.
• Independente da ordem que o (a) aluno (a) conheça as obras, certamente haverá interesse em registrar as diferenças entre as duas histórias. O filme traz mudanças na forma de contar a história, embora a essência da história seja mantida. Há personagens no livro que não estão no filme e vice-versa, assim como acontecimentos que são alterados. Há personagens que constam muito rapidamente no livro, mas são valorizados no filme.
Materiais Relacionados
• O livro A Invenção de Hugo Cabret (The Invention of Hugo Cabret) tem texto e desenhos de Brian Selznick e foi lançado no Brasil em 2007, pela editora SM, São Paulo. Com tradução de Marcos Bagno, em 2012 já estava na 11ª impressão. O livro traz 533 páginas, mas boa parte dela são desenhos que ora ilustram a história, ora narram a história. Trata-se de um livro muito atraente para adolescentes e pré-adolescentes, podendo ser utilizado na escola antes ou depois da exibição do filme homônimo de Scorsese. É possível saber mais sobre o autor do livro no link.
• A primeira guerra mundial (1914-1918) teve imensos impactos na história da Europa e do mundo. Ela gerou destruição e perdas imensas em vidas. Leia uma resenha sobre o conceito de “guerra total”, do livro A Era dos Extremos de Eric Hobsbawn
• A obra A invenção de Hugo Cabret, se reporta ao início do cinema e à importância do ilusionista Georges Meliès para o desenvolvimento dos efeitos especiais. O filme Viagem à Lua (Le voyage dans la lune, de 1902) de Georges Meliès é considerado a primeira narrativa cinematográfica. O curta metragem tem menos de 12 minutos e pode ser visto, legendado, no seguinte link fazer link com o plano de aula de Viagem à Lua?
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Martin Scorsese, nascido em 1942 é considerado um dos maiores cineastas dos EUA e do mundo. O filme A invenção de Hugo Cabret é seu primeiro filme dirigido ao público infanto-juvenil. Sua filmografia já foi bastante premiada e pode ser consultada no
link.
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O autômato é uma espécie de robô programado para escrever ou desenhar. Eles eram usados nos espetáculos de mágica e encantavam as plateias A história original de Hugo Cabret é inspirada em um autômato construído pelo relojoeiro suíço Henri Maillardet há mais de 200 anos. Conheça esta história no
link
Arquivos anexados
- A Invenção de Hugo Cabret