Conteúdos

– Formação dos Solos

– Horizontes dos Solos
– Uso e ocupação dos Solos
– Degradação dos solos
 

Objetivos

– Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

 
– Analisar as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e geográficos.
 
– Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
 
– Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
 
– Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.
 

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Levante com os alunos o que eles sabem sobre solos e sua importância. Realce os aspectos naturais, o uso agrícola e urbano dos solos.

 

Após esse levantamento inicial, passe o vídeo sugerido no item 5.

 

Os solos são degradados pela própria natureza, no processo natural de erosão, quando isso acontece há a possibilidade de reequilíbrio, propiciado pelos mecanismos naturais, mas quando o homem intervém de maneira excessiva as perdas são irreparáveis.

 

Faça um quadro, com auxílio da classe, comparativo entre os aspectos apontados no vídeo e aqueles levantados anteriormente pelos alunos.

2ª Etapa: Conceitos básicos necessários ao estudo

Para compreender a importância da conservação dos solos é necessário que se compreenda a sua formação. Para tal faça uma aula expositiva sobre as informações apresentadas no vídeo do link 5. 

 

3ª Etapa: Ano Internacional dos Solos

Faça a leitura com os alunos do texto constante no link 3. É importante salientar que a ONU tem um papel essencial na educação e divulgação de temas fundamentais para a humanidade, tanto nos aspectos sociais quanto naturais.

 

Utilize o vídeo proposto no link 6.

 

Estimule a produção de um texto coletivo destacando os principais tópicos tratados pelo texto.

 

4ª Etapa: A erosão dos solos

A degradação dos solos ocorre por processos naturais, como a erosão, mas pode ser potencializada pela ação humana.

 

Para melhor compreensão e fechamento da discussão seria interessante reproduzir a experiência descrita no link 7.

 

O item 5 da experiência apresenta questões que podem render um bom debate com a turma. É importante que as intervenções sejam sempre sistematizadas pelo professor ou pelo grupo de alunos.

 

5ª Etapa: Encerrando os trabalhos

A sala deverá ler o texto apontado no link 8 e relacionar o conteúdo do mesmo à experiência relatada. Após o debate cada aluno deverá apresentar um texto com suas conclusões, tratando da importância dos solos, sua degradação e medidas para atenuar os seus efeitos.

Materiais Relacionados

1. Programa Solo na Escola – Universidade Federal do Paraná – a página reúne banners, exposições, experiências etc. sobre solos, tanto para professores quanto para estudantes. 

 
2. Solo na Escola – Geografia – USP. Blog reunindo as informações sobre atividades desenvolvidas pelos alunos de Geografia da USP, voltadas para ensino-aprendizagem sobre solos no Parque Cientec USP
 
3. Página da FAO para a América Latina e o Caribe, tratando do “Ano Internacional dos Solos 2015”. Nela se faz uma breve apresentação da importância dos solos, sua degradação e uso agrícola
 
4. Página especial “Año Internacional de los Suelos” mantida pela FAO (em espanhol). Muitas informações sobre solos, sua degradação, usos e medidas para atenuar os efeitos degradantes.  
Vídeos
 
5. Conhecendo o Solo. Vídeo produzido pela TV Paulo Freire em colaboração com o Programa Solo na Escola/UFPR. Procura estimular o aluno e o professor do ensino fundamental e médio a estudar este componente ambiental. São abordados aspectos como a formação, composição e perfil do solo. Este material não pretende esgotar o tema, mas pode servir como uma ferramenta de estímulo para iniciar este conteúdo na educação básica. 
 
6. Juntos podemos parar a degradação da terra! Vídeo produzido pela ONU. A personagem Liloe, uma adolescente de 15 anos que vive no Quênia, sabe a importância de se proteger os solos do avanço das áreas de pasto, do desmatamento e das secas. 
 
Textos
 
7. Guia para realização de experiência demonstrando os efeitos da erosão
 
8. Culpa do homem ou do clima? Artigo do professor Edílson A. da Silva publicado na revista Carta Fundamental, abordando a tragédia da serra fluminense ocorrida em 2011. 
 
 
Consulte também o livro
 
10. O solo no meio ambiente. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná. (PDF) 
 

Arquivos anexados

  1. A importância dos Solos
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.