Conteúdos
– Formação dos Solos
– Horizontes dos Solos
– Uso e ocupação dos Solos
– Degradação dos solos
Objetivos
– Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
– Analisar as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e geográficos.
– Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
– Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
– Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.
1ª Etapa: Introduzindo o tema
Levante com os alunos o que eles sabem sobre solos e sua importância. Realce os aspectos naturais, o uso agrícola e urbano dos solos.
Após esse levantamento inicial, passe o vídeo sugerido no item 5.
Os solos são degradados pela própria natureza, no processo natural de erosão, quando isso acontece há a possibilidade de reequilíbrio, propiciado pelos mecanismos naturais, mas quando o homem intervém de maneira excessiva as perdas são irreparáveis.
Faça um quadro, com auxílio da classe, comparativo entre os aspectos apontados no vídeo e aqueles levantados anteriormente pelos alunos.
2ª Etapa: Conceitos básicos necessários ao estudo
Para compreender a importância da conservação dos solos é necessário que se compreenda a sua formação. Para tal faça uma aula expositiva sobre as informações apresentadas no vídeo do link 5.
3ª Etapa: Ano Internacional dos Solos
Faça a leitura com os alunos do texto constante no link 3. É importante salientar que a ONU tem um papel essencial na educação e divulgação de temas fundamentais para a humanidade, tanto nos aspectos sociais quanto naturais.
Utilize o vídeo proposto no link 6.
Estimule a produção de um texto coletivo destacando os principais tópicos tratados pelo texto.
4ª Etapa: A erosão dos solos
A degradação dos solos ocorre por processos naturais, como a erosão, mas pode ser potencializada pela ação humana.
Para melhor compreensão e fechamento da discussão seria interessante reproduzir a experiência descrita no link 7.
O item 5 da experiência apresenta questões que podem render um bom debate com a turma. É importante que as intervenções sejam sempre sistematizadas pelo professor ou pelo grupo de alunos.
5ª Etapa: Encerrando os trabalhos
A sala deverá ler o texto apontado no link 8 e relacionar o conteúdo do mesmo à experiência relatada. Após o debate cada aluno deverá apresentar um texto com suas conclusões, tratando da importância dos solos, sua degradação e medidas para atenuar os seus efeitos.
Materiais Relacionados
1. Programa Solo na Escola – Universidade Federal do Paraná – a página reúne banners, exposições, experiências etc. sobre solos, tanto para professores quanto para estudantes.
2.
Solo na Escola – Geografia – USP. Blog reunindo as informações sobre atividades desenvolvidas pelos alunos de Geografia da USP, voltadas para ensino-aprendizagem sobre
solos no Parque Cientec USP.
4.
Página especial
“Año Internacional de los Suelos” mantida pela FAO (em espanhol). Muitas informações sobre solos, sua degradação, usos e medidas para atenuar os efeitos degradantes.
Vídeos
5.
Conhecendo o Solo.
Vídeo produzido pela TV Paulo Freire em colaboração com o Programa Solo na Escola/UFPR. Procura estimular o aluno e o professor do ensino fundamental e médio a estudar este componente ambiental. São abordados aspectos como a formação, composição e perfil do solo. Este material não pretende esgotar o tema, mas pode servir como uma ferramenta de estímulo para iniciar este conteúdo na educação básica.
6.
Juntos podemos parar a degradação da terra!
Vídeo produzido pela ONU. A personagem Liloe, uma adolescente de 15 anos que vive no Quênia, sabe a importância de se proteger os solos do avanço das áreas de pasto, do desmatamento e das secas.
Textos
8.
Culpa do homem ou do clima?
Artigo do professor Edílson A. da Silva publicado na revista Carta Fundamental, abordando a tragédia da serra fluminense ocorrida em 2011.
Consulte também o livro
10.
O solo no meio ambiente. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná.
(PDF)
Arquivos anexados
- A importância dos Solos