Conteúdos
A História do Átomo
Objetivos
• Conhecer os modelos propostos nas diferentes épocas para explicar a constituição da matéria.
• Compreender e elaborar objeto que apresente o modelo de constituição da matéria aceito atualmente.
1ª Etapa: Aproximação do tema
Inicie a aula perguntando do que são compostas as substâncias existentes na Terra. Procure orientar a discussão para as partes que integram a matéria: “o que compõe esta substância?” “se eu dividi-la, o que acontece?”; a intenção é que a turma chegue à estrutura do átomo.
Apresente a origem da palavra (a+ tomo = que não se divide).
Conte ao grupo que, muito antes de poder ver e comprovar a existência dos átomos, filósofos e cientistas propuseram modelos para explicar a constituição da matéria.
2ª Etapa: Investigação
Organize a sala em grupos e solicite que pesquisem e tragam para a classe os modelos propostos por Demócrito e Leucipo / Dalton / Thomson / Nagaoka / Sommerfeld / Rutherford / Bohr, que contribuíram para a compreensão da constituição da matéria. Indique aos alunos os sites sugeridos neste plano como possíveis fontes de pesquisa.
Em sala de aula, ou no ateliê, peça que o grupo produza um modelo tridimensional da proposta. Caso não seja possível, peça que montem um cartaz com o desenho que explica a proposta.
3ª Etapa: Socialização
Cada grupo apresentará a proposta e você aproveitará para contextualizá-las e dar explicações sobre cada uma.
4ª Etapa: Apresentação
Apresente aos alunos o atual modelo aceito sobre a constituição da matéria. Utilize imagens para apoiar a sua apresentação.
5ª Etapa: Desafio
A partir da aula expositiva, proponha aos alunos que façam um modelo tridimensional do atual modelo de constituição da matéria. Antes da atividade, disponibilize arames, esferas, fios, cola, fita crepe e tintas. Avalie a produção considerando os conceitos trabalhados e a qualidade do objeto produzido.
Materiais Relacionados
Leia os textos e materiais indicados abaixo:
1. A Evolução dos Modelos Atômicos
Assista ao vídeo: