Conteúdos

Primavera Árabe

Objetivos

Valer-se dos acontecimentos presentes (Primavera Árabe) para analisar o passado (1ª Guerra). Reconhecer rupturas e permanências. Comparar e Analisar as fronteiras em dois momentos específicos

1ª Etapa: Organização da atividade

Divida a Sala em grupos e oriente o trabalho por temas: (por exemplo:)



• A organização politica, social e econômica do Império Turco Otomano;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Otomano



• As consequências dos Tratados para as Nações europeias:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Versalhes_(1919) ;



• As consequências dos Tratados para os povos do Oriente Médio (Império Turco inclusive):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_S%C3%A8vres ;



Faça um sorteio para que cada grupo saiba o setor que irá representar.

 

2ª Etapa: Introdução do tema

Os grupos devem trabalhar seus temas específicos tendo um Eixo comum, por exemplo: Atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.



Utilize o vídeo da TV Cultura – http://www.youtube.com/watch?v=KOm-2JhmbnI e oriente para que cada grupo se atenha ao seu tópico. A duração prevista para o desenvolvimento desta etapa é de 3 aulas.

 

3ª Etapa: Organização do trabalho em grupo

Cada grupo deverá trabalhar os dados dos links de apoio e realizar pesquisas complementares. Oriente os alunos para o cuidado na observação dos mapas e para a preparação de um texto base. Esta tarefa deve ser realizada como lição de casa.

 

4ª Etapa: Trabalho em grupo

Em sala de aula reúna os alunos nos grupos que eles representam e permita que eles troquem informações sobre as pesquisas realizadas por cada um dos seus componentes. Oriente que a proposta desta aula é a preparação para a discussão, em forma de debate, que ocorrerá na próxima aula. Não se esqueça de estimulá-los a organizar a participação deles com respaldo teórico e não simplesmente com “achismos”. Os textos individuais, retrabalhados para a elaboração de um documento do grupo.

 

5ª Etapa: Debate

O papel do professor, como mediador deste debate será fundamental para que os alunos explorem ao máximo todas as informações e que possam apresentar o seu respectivo tópico. O debate promoverá o melhor entendimento da questão das fronteiras presente, antes e depois da guerra, bem como a percepção da necessidade do diálogo para superação das diferenças.

Sugestão: Os grupos poderiam ainda elaborar pôsteres que seriam apresentados no momento do seminário/apresentação.

 

6ª Etapa: Elaboração de texto dissertativo

Após distribuir os documentos de cada grupo. Solicite aos seus alunos que elaborem um texto dissertativo sobre como os Tratados entre Nações, ao não respeitar as diferenças entre povos, implicam em novos conflitos.



Sugestão: Os grupos poderiam ainda elaborar pôsteres que seriam apresentados no momento do seminário/apresentação.

 

7ª Etapa: Aprofundamento do tema

http://marcosbau.com/geopolitica/breve-historico-do-mundo-arabe-e-os-recentes-levantes-no-oriente-medio/



http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/5582/conteudo+opera.shtml



Plano de aula: Prof. Eduardo Freitas Fonseca

 

Materiais Relacionados

1) Abrir para os alunos o infográfico http://www.estadao.com.br/especiais/a-revolucao-que-abalou-o-mundo-arabe,130095.htm e identificar os países do Oriente Médio e Norte da África;

2) Faça um levantamento prévio junto aos alunos sobre as RAZÕES para que se apresentem em destaque (marcados) no mapa;

3) faça um questionamento sobre as RAZÕES para a eclosão destes conflitos;

4) LANCE a questão problematizadora: à partir de que momento (ou fato) histórico esta região apresentou esta divisão territorial?

5) Apresente o mapa: http://mondediplo.com/maps/middleeast1914 e solicite uma observação atenta dos contornos territoriais e dos paises apresentados; devem registrar as observações; (aqui pode e deve alternar as exibições dos mapas);

6) Apresente agora: http://mondediplo.com/maps/middleeast1939 e solicite novas comparações.

7)  Aprofundando o tema: Foram apresentados três mapas da mesma região, só que em momentos históricos diferentes; o atual, 1914 (anterior à 1ª guerra) e 1939 (anterior à 2ª Guerra). Estamos trabalhando com a primeira competência listada e as habilidades correspondentes.

8) Explique à turma a situação da Europa neste momento histórico (à 1ª Guerra) – pode utilizar o:
http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/primeira-guerra-mundial.htm http://www.algosobre.com.br/historia/primeira-guerra-mundial-a.html

9) Oriente os alunos para que pesquisem:
     a) os tratados efetivados ao final da Guerra (destaque principalmente as novas fronteiras).
     b) a situação do Império Turco-Otomano.

Antes de iniciar as atividades deste plano, consulte o Saiba Mais

 

Arquivos anexados

  1. A Grande Guerra e as novas fronteiras no Oriente Médio

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.