Conteúdos

Sociologia

Filosofia
 

Objetivos

Desenvolver a consciência crítica e cidadã a partir da própria educação do estudante

Compreender a diversidade brasileira e a diversidade cultural mundial
Relacionar conceitos do estudo ao tema da globalização.
Desenvolver a capacidade de organizar informações e criar argumentação eficaz.
 

1ª Etapa: Proposta de pesquisa – Gandhi e o imperialismo britânico.

A partir do filme e das discussões, proponha uma discussão sobre o papel de Mahatma Gandhi nos conflitos com o Império Britânico. Você pode utilizar este conjunto de atividades para desenvolver conceitos como imperialismo, imposição cultural, Índia hoje e BRICs.

 

Para tanto, separe a classe em 6 grupos distintos, sendo que cada grupo será responsável por uma breve apresentação de 5 minutos sobre uma parte do tema. Separe os seguintes temas:

 

1. Contexto geral do Imperialismo Britânico

 

2. Contradições entre a Inglaterra e a Índia

 

3. Breve biografia de M. Gandhi

 

4. Principais ideais de M. Gandhi

 

5. Desfecho da resistência indiana aos domínio inglês.

 

6. Índia hoje, uma visão geral da economia e da sociedade.

 

Este conjunto de apresentações pode ser útil para introduzir a temática da importância da sociedade indígena no crescimento desordenado das cidades e das dificuldades de inclusão de países não ocidentais no modo de vida ocidental – e principalmente sua participação no mercado global.

 

Não deixe de comentar todas as apresentações e de solicitar, sempre que possível, as referências das consultas realizadas.

 

Você pode utilizar esta atividade como parte da avaliação dos estudantes. Para tanto, sugerimos os seguintes critérios orientadores das apresentações: (i) profundidade da pesquisa (ii) clareza no desenvolvimento e oralidade, (iii) divisão adequada de conteúdos entre membros do grupo e (iv) adequação à proposta geral do trabalho.

 

2ª Etapa: O remanescente indígena no Brasil.

Nesta etapa, é interessante regionalizar a questão, passando agora ao Brasil. Abra com os alunos um página de pesquisa e identifique, com eles, as principais regiões do Brasil que ainda têm remanescentes indígenas. Verifique quais são os estados que possivelmente possuem mais conflitos e tente encontrar evidências das partes conflitantes.

 

Lance então a questão: como proteger a cultura indígena e reduzir conflitos.

 

Convide seus alunos a conhecer a página da FUNAI, link 5, órgão governamental responsável por tal proteção. Você pode trabalhar em sala com o ‘quem somos’ e informar os alunos que eles deverão vir para a próxima aula munidos de informações sobre o site. Para tanto, devem navegar no site buscando a missão do órgão, seus desafios, o que faz e como protege os índios.

 

Esta atividade será preparatória para a última etapa.

 

3ª Etapa: Finalizando – proposta de produção textual

A produção textual pode e deve ser utilizada sempre que possível, pois ela exercita diversas habilidades cognitivas e construtivas. Assim, como finalização do conjunto de atividades e já tendo havido o momento de visão do repertório temático, sugerimos que seja elaborada uma dissertação acerca do seguinte tema:

 

A sociedade ocidental como modelo para o mundo: contradições e desafios.

 

Como critérios avaliativos sugerimos: (i) clareza no ponto de vista e na tese a defender; (ii) profundidade na utilização do repertório, (iii) estrutura textual e (iv) uso da norma culta. 

 

4ª Etapa: início de conversa

Pensar em educação é, antes de tudo, pensar em um certo modelo de conhecer o mundo. Sempre que trabalhamos com a perspectiva do educando pensamos estar trabalhando com alguém que necessita de um desenvolvimento, do auxílio de um professor. Educar é tirar de uma situação e levar na direção do crescimento, da melhoria, do desenvolvimento.

 

Mas e se os limites entre o educar e o dominar não estivessem tão bem delimitados? Quando colocamos a questão em uma perspectiva global, podemos ter outras noções do que significa escolarizar frente aos projetos de dominação do mercado global.

 

Vamos abordar o tema a partir do filme Schooling the world, que  traz esta perspectiva crítica acerca do aculturamento de povos indígenas e supostamente atrasados. Um documentário controverso e que pode render ótimos diálogos para a compreensão de nossa própria situação.

 

5ª Etapa: Um primeiro olhar sobre o tema

Inicie este conjunto de atividades por meio da leitura e interpretação conjunta do texto “Elogio ao aprendizado” de Bertold Brecht sobre o elogio à educação. Trabalhe as formas de aprendizado que estão sendo tratadas pelo autor e qual o papel da educação. Pergunte se os estudantes entendem que Brecht está se referindo a uma educação formal, somente por meio das escolas.



Elogio do Aprendizado



Bertolt Brecht

 

Aprenda o mais simples!

Para aqueles cuja hora chegou

Nunca é tarde demais!

Aprenda o ABC; não basta, mas aprenda!

Não desanime! Comece! É preciso saber tudo!

Você tem que assumir o comando!

Aprenda, homem no asilo!

Aprenda, homem na prisão!

Aprenda, mulher na cozinha!

Aprenda, ancião!

Você tem que assumir o comando!

Freqüente a escola, você que não tem casa!

Adquira conhecimento, você que sente frio!

Você que tem fome, agarre o livro: é uma arma.

Você tem que assumir o comando. 

Não se envergonhe de perguntar, camarada!

Não se deixe convencer!

Veja com seus próprios olhos!

O que não sabe por conta própria, não sabe.

Verifique a conta É você que vai pagar.

Ponha o dedo sobre cada item

Pergunte: o que é isso? 

Você tem que assumir o comando.

 

Bertold Brecht, "Elogio do Aprendizado",  in: Poemas 1913-1956, São Paulo, Brasiliense, 1986, p.121.    

 

Esta página encontra-se no link

 

Traga à discussão a noção de poder e educação e também as noções de aprendizado e ganho de noção de poder pessoal a partir do saber. Você pode já trabalhar a questão da autoestima daqueles que aprendem e também a importância da alfabetização.

 

Trabalhe então uma tríade de termos: informação – conhecimento – sabedoria. O que cada um destes termos revela? Será que podem ser vistos de formas diversas? Podemos dizer que pessoas que não passaram pela escola regular e não estão integradas nos meios informacionais podem ser sábias? Um cacique poderia ser considerado sábio? Como se deu o processo de construção do conhecimento se, no início, a própria informação não era existente?

 

A partir destas reflexões, fale um pouco sobre a noção de que a escola é uma forma de educação, mas não a única.

 

6ª Etapa: Discussão em detalhes

Apresente o filme Schooling the world (Escolarizando o mundo), link 2 e, na sequência, inicie o debate. 

 

Inicialmente, os alunos podem tecer comentários gerais acerca do filme e suas primeiras impressões. Faça uma primeira sondagem acerca do que os estudantes pensam ser o problema central do filme e como se sentiram ao ver as diversas situações educacionais. 

 

Em seguida, retome, no filme, alguns trechos. Você pode exibi-los novamente.  Sugerimos as seguintes passagens e temáticas a serem discutidas. Neste tópico passamos à forma de breves comentários, possibilitando ao professor identificar momentos e questões que sejam de interesse de sua comunidade escolar:

 

Abertura: Uma senhora questiona o que é a felicidade e como devemos busca-la. Questione seus alunos se eles sabem o que é a felicidade e se ela está, de alguma forma, centralizada na questão do consumo.

 

2’00’’: A análise da pintura. Talvez seja o momento de fazer uma verificação pausada da pintura. Até que ponto ela reflete uma ideologia?

 

3’00’’: Esclareça as noções de imperialismo, principalmente no tocante ao contexto do século XX e, neste sentido, o papel dos EUA e da Inglaterra nesta questão.

 

5’00’’: A diferença entre educar e escolarizar. Pergunte a seus alunos se eles conseguem ver a diferença.

 

11’:30’’: Neste momento você pode apontar o conflito entre culturas e questionar o que seria a ‘evolução’ de uma cultura. Será que simplesmente avançar é um benefício? Mas avançar para onde?

 

12’:50’’: Mostre as dificuldades de evoluir com a questão da sustentabilidade. Qual o papel da educação neste sentido?

 

17’:30’’: Destaque o papel do conhecimento para a industrialização e, na sequencia, em 21’:30’’, da sociedade de massa.

 

28’00’’: Não é estranho pensar em pessoas que não sabem de nada? Como podem não ser culturas que ‘sabem’ se chegaram até o mesmo momento histórico das demais culturas por si sós?

 

30’30’’: Afinal, o que é pobreza? Seria não ter bens de consumo?

 

32’00’’: Discuta a questão da autoestima e do empoderamento. Quando afirmamos que um grupo de jovens não tem cultura, o que estamos fazendo com eles?

 

34’:00’’ – Novamente discuta a questão ligada ao desenvolvimento e desigualdade. Até que ponto o mundo moderno, desenvolvido, não gerou mais desigualdades?

 

36’00’’ – A questão das boas intenções. Esta parte parece ser essencial. Não se trata de má-fé, mas a falta de conseguir ‘ligar os pontos’ e perceber que as boas intenções também podem destruir culturas.

 

40’00’’: Nesta sequência você pode abordar o que houve de perda da cultura, perda do saber que por anos foi mantido dentro de uma sociedade e está morrendo por conta da escolarização dos jovens.

 

45’30’’: A diferença entre aprender algo e aprender na prática para algo. Educar pela sustentabilidade é difícil quando se trata de um saber teórico. Mas as sociedades menos ‘desenvolvidas’ sempre cuidaram da natureza. Nas cidades não dependemos diretamente dos rios (dependemos do dinheiro e do supermercado para comprar a água) e por isso não ‘vemos’ o risco. Uma comunidade indígena depende do rio diretamente.

 

50’00’’: os diversos pontos de vista sobre o conhecimento. Para que ele serve e qual a sua finalidade?

 

51’53’’: O papel de Gandhi na resistência indiana e a visão ocidentalizada do mesmo. 

 

53’20’’: A noção de paradigma (modelo) econômico e de desenvolvimento. Ele não é o único, mas sim uma das possibilidades.

 

55’30’’: A necessidade de diálogo entre as diversas culturas. Como podemos auxiliar uns aos outros com nossos saberes sem querer dominar as sabedorias diversas?

 

59’00’’: O desenraizamento pela ignorância e a suposta superioridade da sociedade ocidental. Discuta os efeitos desta temática tão rica.

 

1:02’00’’: A idade dos saberes. Destaque a seus alunos a idade da cultura ocidental da ciência moderna e, ainda mais recente, da industrialização. Compare com as demais culturas do mundo

 

Talvez a compreensão acerca do papel da cultura e dos conflitos para com outras culturas possa ser o mote para introduzir o tema da importância da cultura indígena e dos riscos da globalização sem a compreensão das outras culturas. Todavia, não deixe de utilizar este filme para debater, de forma aberta e ponderada, a sua realidade social, seus desafios, frustrações e vitórias.

 

Não se trata de enxergar o mundo a partir do ponto de vista indígena, mas de respeita-lo e compreender a importância da não interferência de forma tão direta e rápida como costuma ocorrer na sociedade ocidental.

 

Materiais Relacionados

1. Veja previamente o filme em diversos canais do Youtube. Indicamos, para acompanhamento da sequência, o link 

 
2. Analise previamente o poema de Bertold Brecht “Elogio ao aprendizado”. Se possível, faça cópias para seus alunos. Ele pode ser lido no link.
 
3. Consulte previamente a página da Wikipedia sobre Mahatma Gandhi 
 
4. Faça uma pesquisa no google imagens para encontrar mapas de comunidades indígenas no Brasil. Você pode fazer a pesquisa livremente ou consultar o link
 
5. Visite previamente a página da FUNAI
 
6. Para o aprofundamento por uma visão antropológica da questão da manutenção da cultura indígena, veja o artigo de Shelton H. Davis para a revista MANA no link.
 
 
Gênero. Documentário. País e ano de produção: EUA, 2010.  Duração: 1 hora e 05 minutos (aprox.) Direção: Carol Black   
 
Em Schooling the world a documentarista Carol Black põe em xeque a noção de que a educação ocidental deve ser um modelo para o mundo. A partir do cotejamento dos resultados da introdução da cultura ocidental em países orientais e do desarranjo social e familiar ocorridos a partir de a escolarização de crianças indígenas, o filme tem uma proposta reflexiva e provocadora.
 

Arquivos anexados

  1. A Escola e o mundo

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