Conteúdos
• Sustentabilidade;
• Aquecimento global
• Meio ambiente;
• Crise hídrica.
Objetivos
• Reconhecer e conceituar a noção de Sustentabilidade;
• Relacionar o uso consciente da água – crise hídrica suas causas e consequências;
• Relacionar o desenvolvimento sócio- econômico com a escassez da água;
• Desenvolver a habilidade da autocrítica.
1ª Etapa: Para início de conversa
Antes de iniciar as atividades, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. A íntegra do plano, para download está em “Material de Apoio”.
Inicie perguntando o que sabem sobre o conceito de Meio Ambiente para explorar o conhecimento prévio dos alunos e promova discussões acerca do tema.
Na sequência apresente o vídeo indicado no Link um da aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.
2ª Etapa: O estudo de Sustentabilidade
Inicie a aula conceituando o que é Sustentabilidade e proponha que os alunos reflitam sobre a importância do cuidado com o Meio Ambiente para a preservação de todo o planeta. Este debate inicial poderá ser o foco de problematização do conjunto de aulas que se segue.
Encerre esta parte da aula explicitando as ideias de crise hídrica, sustentabilidade, fatores econômicos e sociais que influenciam no Meio Ambiente, por meio dos textos que servirão de subsidio para os estudos.
O link 2 é uma boa fonte para apoiar a discussão.
3ª Etapa: A Crise Hídrica – Causas e consequências
Promova um debate sobre a relação entre o desenvolvimento desordenado das grandes cidades com a escassez da água, ressalte que existem diversos fatores que influenciam na falta de água que vão além das condições ambientais e climáticas. Para auxiliar você poderá utilizar apresentação de vídeos informativos e documentários sobre o tema, disponíveis no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”, links 3,4,5 e 6.
Encerre esse debate fazendo um fechamento do assunto por meio da retomada da questão principal da atividade – as causas e consequências da escassez de água no planeta.
4ª Etapa: A Crise Hídrica - Seminários de apresentação
Para a etapa seguinte, planeje um trabalho de seminários ou apresentações baseadas nos estudos, discussões e vídeos apresentados. Você poderá fazer uma ou duas atividades, a depender do tempo disponível de aulas e da possibilidade de abordar leituras mais aprofundadas.
Finalizando o trabalho com o tema, proponha a elaboração de um texto sobre o tema: “Preservar pra quê?” Baseado nas discussões feitas nos diversos momentos das etapas anteriores.
Materiais Relacionados
1. Para a contextualização da importância da preservação do Meio Ambiente como um todo acesse o link.
2. Para um estudo mais amplo das questões ambientais entre no link.
3. Para acessar o documentário VÍDEO SUSTENTABILIDADE: O PLANETA PEDE SOCORRO.
4. Sugere-se também a exposição da vídeo aula – Crise hídrica no Brasil.
5. Acesse o link para assistir ao vídeo “A escassez da água”.
6. Vídeo “Água – pense nisso”.