Conteúdos

A cidade e as serras

Objetivos

Compreender A Cidade e as Serras como uma alegoria segundo a qual a felicidade se encontra na vida simples do campo, e não na agitação da cidade.

Refletir sobre a saída proposta por Eça de Queirós para Portugal no final do século 19.  Segundo sugestões do autor, presentes na obra, o país poderia retornar às suas raízes agrícolas.

Observar a divisão do livro em duas partes e verificar a importância desse elemento estrutural para a compreensão da alegoria sugerida pelo autor.

1ª Etapa: Início de Conversa

Em A Cidade e as Serras, Eça de Queirós defende a tese segundo a qual o homem só é verdadeiramente feliz e interessante quando junto à natureza e à simplicidade da vida campestre.

2ª Etapa: Aproximação com Jacinto

Introduza a aula comentando que tratará de um importante livro de Eça de Queirós, escritor português vinculado ao Realismo-Naturalismo, escola literária em voga na segunda metade do século 19. Acrescente que, antes do estudo da obra propriamente dito, haverá uma aproximação dos alunos com a personagem principal, Jacinto, por meio da leitura de um mito que leva seu nome.



Em seguida, leia para o grupo o mito de Apolo e Jacinto, sugerido no item 6 de “Para organizar seu trabalho”. Nessa leitura, solicite ao grupo que observem:



• A relação de amizade entre o deus Apolo e o rapaz Jacinto

• A origem rural do nome Jacinto

• As alusões que os poetas ingleses John Keats e Milton fazem a esse mito



Agora, comente que a literatura é feita de citações: uns poetas citam outros que citam outros. A estas citações que eles fazem uns aos outros dá-se o nome de intertextualidade. Com Eça de Queirós não poderia ser diferente: o personagem principal de A Cidade e as Serras chama-se Jacinto, e sua trajetória de vida, no decorrer do livro evoca o mito em questão, como veremos adiante.

3ª Etapa: Introdução ao contexto do Realismo-Naturalismo em Portugal

Divida a classe em grupos e solicite que cada um pesquise e anote dados sobre o Realismo-Naturalismo Português no link sugerido no item 2 de “Para organizar seu trabalho”. Nessa pesquisa, peça para levantarem as seguintes informações:



• Gênese do Realismo

• O Realismo em Portugal

• Características do Realismo

• A estética naturalista

• Início do realismo em Portugal

• Conclusão



Agora, solicite a cada grupo que exponha o resultado de sua pesquisa para o restante da classe.

4ª Etapa: Contexto de produção da obra

Antes de iniciar a leitura do livro, comente que a obra de Eça de Queirós divide-se em três fases:



• Primeira fase (1866- 1875), período em que o autor escreveu os primeiros livros publicados em forma de folhetins. Tal produção foi reunida no volume Prosas Bárbaras.



• Segunda fase (1875-1888), que corresponde à fase realista do escritor. Pertencem a esse período: O Crime do Padre Amaro (1875), O Primo Basílio (1878) e Os Maias (1888).



• Terceira fase (1888 em diante), considerado o período pós-realista. Pertencem a essa fase: A Ilustre Casa de Ramires (1900) e A Cidade e as Serras (1091).



Agora, comente que essa terceira fase é marcada pela defesa de valores como o nacionalismo, o saudosismo e o retorno de Portugal às suas raízes rurais. Informe ao grupo que a obra selecionada para leitura é fruto da maturidade literária do autor, que já não mais ataca o Romantismo, não critica mais as instituições portuguesas, nem difunde novas ideologias vinculadas ao contexto da segunda metade do século 19.

5ª Etapa: Leitura da obra

Junto com os alunos, inicie a leitura do livro. Para tanto, acesse o link sugerido no item 1 de “Para organizar seu trabalho”. Antes, explique que o livro pode ser esquematicamente dividido em dois blocos opostos e que essa divisão está relacionada com o título da obra: A Cidade e as Serras. A importância dessa divisão, no entanto, só ficará esclarecida para o grupo no final da leitura. Partes da obra:



• Primeira parte: capítulos I a VIII



• Segunda parte: capítulos VIII a XVI



Reserve 2 aulas para a leitura do capítulo 1 em sala de aula. É importante cuidar para que essa leitura seja feita em sua totalidade pelo professor. É nesse capítulo que se encontram informações importantes sobre os pais de Jacinto, o exílio destes para Paris, a infância problemática do pai de Jacinto, a apresentação do narrador e melhor amigo de Jacinto, José Fernandes, e a fórmula algébrica que condensa o pensamento inicial de Jacinto (Suma ciência x Suma potência = Suma Felicidade), a qual ele renuncia na segunda parte do romance.



Agora proponha ao grupo leituras compartilhadas, que serão divididas entre professor e alunos. Solicite a leitura para casa de acordo com o perfil de cada turma. Nessa fase, é importante que as leituras realizadas em casa sejam acompanhadas e complementadas em classe pelo professor. Podem ser reservadas 8 aulas para essas atividades: 4 aulas para os 7 capítulos iniciais, e 4 para os finais.

6ª Etapa: Atividades

Primeira atividade:



Divida a classe em grupos e acesse o link sugerido no item 5 de “Para organizar seu trabalho” propondo que cada grupo retome a obra de acordo com os seguintes elementos:



• Primeiro grupo: resumo da primeira parte

• Segundo grupo: resumo da segunda parte

• Terceiro grupo: elementos estruturais (foco narrativo, personagens, tempo, espaço)

• Quarto grupo: estilo da obra

• Quarto grupo: principais temas discutidos no livro

• Sexto grupo: divisão do livro em duas partes opostas e reflexo dessa divisão na oposição entre cidade e campo.



Segunda atividade:



Produção de cartazes

Acesse o link sugerido no item 6 de “Para organizar seu trabalho” e solicite aos alunos que estabeleçam relações entre Jacinto, personagem de A Cidade e as Serras, e Jacinto, o mito. Nessa relação, sugira aos alunos que observem os seguintes pontos:

• Apolo amava Jacinto mítico

• A cidade de Paris amava Jacinto moderno

• Apolo provoca a morte de seu amigo

• Paris faz Jacinto definhar

• Apolo restituiu vida ao amigo plantando-o no solo e metamorfoseando-o em flor

• Paris restitui Jacinto a suas origens rurais, deixando-o pleno de energia e vigor.

Materiais Relacionados

1. Leia a obra A Cidade e as Serras, na íntegra.

2. Acesse informações sobre o Realismo-Naturalismo.

3. Confira estudo sobre a obra “A Cidade e as Serras”.

4. Acesse informações sobre Realismo – Naturalismo em Portugal.

5. Confira estudos sobre A Cidade e as Serras. Nele podem ser encontrados dados sobre a vida e a obra do autor além de um resumo de cada capítulo do livro.

6. Leia o mito de Apolo e Jacinto.

Arquivos anexados

  1. A Cidade e as Serras – Eça de Queirós

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