Conteúdos

• A China: das origens à dinastia Zhou

• A China Imperial

Objetivos

• Compreender o processo de formação da China antiga;

• Localizar geograficamente essa civilização e entender a importância dos rios Amarelo e Azul para o povoamento dessa região;

• Diferenciar as culturas Longshan e Yangshao;

• Discutir o conceito de dinastia e diferenciar as principais dinastias da China antiga: Shang, Zhou, Qin e Han, destacando o papel do Imperador Qin para a unificação do Império chinês;

• Identificar as atividades econômicas desenvolvidas e os principais grupos sociais existentes;

• Reconhecer a importância da religiosidade, cultura e medicina chinesa antiga e atual;

• Enumerar as principais invenções atribuídas aos chineses.

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Professor, antes de iniciar as atividades, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. A íntegra do plano, para download está em “Material de Apoio”.



A aula deve ser desenvolvida no laboratório de informática e multimídias. Pode-se iniciar a aula com o estímulo sobre as principais invenções chinesas (calculadora, pólvora, pipa, seda, artes marciais, bússola e etc.). Você poderá mostrar imagens desses objetos e questionar: que povo teria criado todos esses objetos/elementos?



Em seguida, realize uma explicação sobre a localização geográfica atual da China e retome a discussão sobre a importância dos rios para a formação das civilizações antigas, destacando o papel dos rios Amarelo e Azul e da chegada a essa região dos povos das culturas Yangshao e Longshan. Para tanto, pode-se trabalhar o seguinte mapa, exibindo-o no Datashow ou em algum recurso disponível.

 

2ª Etapa: Sistematizando as informações

Após essa etapa introdutória, trabalhe com a ajuda da ferramenta PREZI para apresentar o conteúdo programado. Explique o significado do conceito de “dinastia” (destacando a Shang, Zhou, Qin e Han) e, também, como era a organização política e social desses povos; podem ser estudados ainda aspectos relativos à religião (Budismo e Taoismo), medicina (acupuntura), cultura, escrita e influência desses povos ainda hoje.  O link da apresentação em Prezi que pode ser trabalhada encontra-se disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

3ª Etapa: Atividade ludo pedagógica

Após essa explicação teórica dos conteúdos ministrados, apresente aos alunos um vídeo chamado: “As grandes civilizações: China”, em que eles poderão ao mesmo tempo revisar o que foi estudado em sala de aula bem como conhecer novos e encantadores aspectos da História da China antiga. O vídeo pode ser localizado no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.



A finalização da aula pode ser feita com a utilização de um Objeto Digital de Aprendizagem – ODA, este ODA (um quiz) ajudará, de forma lúdica, os alunos fazerem uma reflexão sobre a sua aprendizagem. A utilização de jogos educativos é uma estratégia pedagógica para aprimorar o interesse dos alunos pela aprendizagem nas mais diversas disciplinas. Os alunos podem ser colocados em duplas para desenvolver o jogo educativo, sendo orientados pelo professor. O quiz também pode ser localizado no link “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

 

Materiais Relacionados

1 – Blog da professora Isabel Aguiar: contém uma série de pequenos vídeos sobre a formação da China antiga; Curiosidades; Construção da Muralha da China e sugestão de atividades. Disponível;

2 – Site Tripdavisor: coletânea de imagens sobre a China. Disponível;

3 – Apresentação em Prezi;

4 – Vídeo “As grandes civilizações: China”;

5 – Quiz sobre a China Antiga – Jogos Educativos

Livro

1 –  APOLINARIO, Maria Raquel. Projeto Araribá: história. Editora Moderna, 2010, pgs: 112 a 121.

Arquivos anexados

  1. A China antiga

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.