Conteúdos

Leitura compartilhada.

Filosofia.
 

Objetivos

Compreender o funcionamento de uma leitura compartilhada.

Ler em voz alta demonstrando compreensão de texto e boa entonação.
Refletir sobre seus maiores sonhos e objetivos de vida.
Compartilhar valores para um mundo melhor.
Participar das discussões propostas contribuindo de forma coerente.
 

1ª Etapa: Início de conversa

A proposta de leitura compartilhada é uma das mais importantes relacionadas ao trabalho com a leitura literária na escola, pois por meio dela o professor poderá ensinar aos alunos importantes comportamentos leitores, como fazer uma boa interpretação de texto, trabalhar a fluência de leitura e entonação, além de auxiliá-los na compreensão de textos mais desafiadores. O livro A bolsa amarela, escrito pela premiada autora brasileira Lygia Bojunga é um bom material de leitura para uma proposta de leitura compartilhada pois, além de possuir uma história muito bem construída sobre assuntos de interesses de crianças e jovens, possibilita discussões a respeito das metáforas utilizadas pela autora numa perspectiva interdisciplinar.

 

A principal característica da escrita de Bojunga é a incorporação de questões sociais contemporâneas importantes como abandono, suicídio, conflitos familiares, assassinato, entre outros. Utilizando uma linguagem própria e demonstrando domínio na elaboração de metáforas, Lygia Bojunga alcança um alto nível literário e uma aproximação maior com os seus leitores. Tais assuntos poderão ser debatidos pelo grupo ao aparecerem na história.

 

2ª Etapa: Conhecendo o livro e a proposta

Inicie a proposta solicitando aos pais ou à biblioteca alguns exemplares do livro A bolsa amarela, escrito pela autora brasileira Lygia Bojunga. Para conhecer mais sobre ela e sobre o livro acesse os links disponíveis no item “Para saber mais e organizar o seu trabalho”.

 

Com os livros em mãos distribua-os entre os alunos, o ideal é que cada um tenha seu exemplar, caso não seja possível, organize os alunos em duplas ou trios para que acompanhem a leitura. Antes de iniciar o procedimento de leitura compartilhada, pergunte aos alunos que informações podem adquirir observando a capa dele. Aproveite esse momento para apresentar ao grupo a autora, a editora e a importância desse livro para a literatura infanto-juvenil brasileira.

 

Em seguida, explique para os alunos o funcionamento de uma leitura compartilhada, caso queira mais informações sobre ela acesse o item “Para organizar o seu trabalho e saber mais”. Diga que farão a leitura do livro juntos, ora o professor fará a leitura ora os alunos, e que a cada capítulo ou parte importante da história farão algumas discussões a respeito do texto.

 

3ª Etapa: Possíveis discussões ao longo da leitura

No livro escolhido para a proposta, A bolsa amarela, pode-se observar a busca da personagem principal Raquel pela preservação da sua identidade, fator que poderá ser discutido com os alunos ao longo da leitura. Além dos embates vividos por ela e sua família, que não “respeita” seus desejos e necessidades.

 

Outro possível debate seria em torno da personagem “Guarda-chuva” que não quer ter um cabo longo para não crescer, aqui a autora retrata o conflito de todas as crianças e da personagem principal Raquel, crescer logo e se tornar adulta, por meio de uma metáfora.

 

Mais discussões poderão ser levantadas durante a leitura do livro, tanto pelo professor quanto pelos alunos. O importante é que eles sintam que esse espaço de discussão está aberto para que falem suas percepções sobre o texto e a história de forma livre.

 

4ª Etapa: O que você colocaria na bolsa amarela?

Ao final da leitura do livro, reúna os alunos em roda e converse com eles sobre o que acharam da proposta, coloque também sua visão a respeito da participação do grupo e das discussões que foram feitas ao longo da leitura. Depois, pergunte a opinião final de cada um a respeito da história lida.  

 

Posteriormente, solicite ao grupo que pensem a respeito da seguinte pergunta: “O que você colocaria na bolsa amarela?” Você poderá relembrá-los sobre quais foram os três sonhos (ser adulta, ter nascido menino e ser escritora) que Raquel, personagem do livro, guardou em sua bolsa. 

 

Após refletirem sobre o assunto individualmente, proponha que eles criem livremente suas bolsas amarelas usando diferentes materiais. A criação das bolsas ou mochilas poderá ser feita em forma de Oficina contando com a ajuda de professores de artes ou familiares dos alunos que façam costuras ou outras artes manuais. Você também poderá propor a confecção da bolsa como uma tarefa de casa.

 

Com todas as bolsas prontas, solicite que os alunos as preencham com seus sonhos ou desejos refletidos anteriormente, aqui eles poderão colocar desenhos, textos, objetos, entre outras coisas que acharem relevantes. Caso todos se sintam a vontade para falar abertamente sobre suas escolhas, solicite que cada aluno conte para os outros ou escolha apenas um colega da sala para trocar o que tem como objetivo de vida e mostrar o que escolheu para colocar em sua bolsa.

 

5ª Etapa: Trabalhando valores para um mundo melhor

Para finalizar o trabalho, desenhe em papéis maiores que uma cartolina algumas bolsas amarelas gigantes e espalhe-as pelas paredes da escola, no alto da ilustração escreva a pergunta: “O que você colocaria na bolsa amarela para construir um mundo melhor?” Junto deixe algumas canetinhas ou lápis para que os outros alunos, funcionários e pais, preencham as bolsas com frases, palavras ou desenhos que demonstrem o que gostariam para um mundo melhor.

 

Seus alunos poderão ficar responsáveis por esses registros em diferentes momentos da rotina escolar como entrada, saída e hora do recreio. Como responsáveis, eles deverão contar um pouco sobre a história do livro lido, pedir que as pessoas, primeiro, reflitam sobre seus sonhos pessoais para que depois consigam pensar em coisas que fariam do mundo em que vivemos um mundo melhor. 

 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre o livro A bolsa amarela acesse o link 

 
2. Para saber mais sobre quem é Lygia Bojunga acesse o link 
 
3. Para saber mais sobre a proposta de Leitura Compartilhada acesse o link 
 

Arquivos anexados

  1. A bolsa amarela de Lígia Bojunga

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.