Conteúdos
Cultura paraguaia: História e Língua
O dinheiro e o valor do dinheiro
Objetivos
• Conhecer a particularidade linguística do Paraguai;
• Estudar a história do Paraguai inserida na história da América Latina
• Refletir sobre o Dinheiro e suas consequências nas relações sociais.
1ª Etapa: Exibição do Filme
7 Caixas é um filme envolvente e instigante, com uma linguagem cinematográfica bem acessível aos jovens. O professor, pode propor aos alunos que observem aspectos da realidade tratada: onde se passa a trama? Em que língua os personagens se comunicam? O que move os personagens a cumprirem suas tarefas até o final? Esses pontos serão retomados posteriormente:
2ª Etapa: Debate após o filme:
Após a exibição, o debate poderá estar aberto às questões que os alunos trouxerem. Caberá ao professor ampliar a visão sobre o filme e trazer aspectos sociais e históricos para a conversa. Será o momento, também, de localizar o filme no tempo e no espaço, contar que se passa em Asunción, Paraguai, no famoso Mercado 4, chamar a atenção para a mistura entre o espanhol e o guarani na fala de praticamente todos os personagens. Pode ser interessante, também, uma comparação com a realidade brasileira. Essa história poderia acontecer no Brasil? Onde seria isso? O que tem de parecido e de diferente com a nossa realidade? Outros tópicos interessantes podem ser: o lugar das tecnologias no enredo (celular, câmeras, televisão), a adolescência e o trabalho, o amor, o dinheiro nas dinâmicas sociais e na relação entre as pessoas.
3ª Etapa: Atividades
Espanhol e História: A língua do Paraguai e sua história. Vocabulário da cidade.
O Paraguai foi um dos países da América latina de maior mestiçagem entre espanhóis e indígenas, o que se vê refletida na língua. Hoje em dia, cerca de 90% dos Paraguaios são bilíngues (espanhol e guarani), ambas são línguas oficiais. A língua oral do país é um “Jopara” (em guarani, mistura). No filme, vemos que os personagens misturam espanhol e guarani, muitas vezes na mesma frase e até na mesma palavra. Pode-se mostrar aos alunos a língua falada no Paraguai e discutir os aspectos históricos que levaram a essa situação linguística. O objetivo da atividade é mostrar a diversidade da língua espanhola e as estreitas relações entre língua, história e sociedade.
Logo após a discussão inicial do filme, sugere-se indagar quais as línguas são faladas no filme. O que os alunos reconhecem e o que não reconhecem (se necessário, exibir novamente alguma parte). E, a partir daí, refletir: que língua se fala no Paraguai?
Para responder a essa questão, vale construir uma linha do tempo com os principais marcos da história do Paraguai: culturas de origem, chegada dos espanhóis, o contato entre as diferentes culturas, as “línguas gerais” (sistematizadas pelos jesuítas), as missões, a expulsão dos jesuítas, o desenvolvimento do Paraguai, a guerra do Paraguai (quando o guarani foi usado como língua estratégica para a comunicação dos paraguaios), até chegar à atualidade. Também pode ser interessante mostrar um mapa da América Latina ilustrando a presença dos Guaranis, para entender que as fronteiras culturais são muitas vezes independentes das fronteiras nacionais.
Reunidos em grupos, será pedido aos alunos que pesquisem aspectos do Paraguai para aprofundar a pesquisa. Se a escola tem Espanhol na grade curricular, pode ser uma oportunidade de solicitar que produzam textos sobre o que pesquisaram e também preparem apresentações orais em espanhol Os temas podem ser, por exemplo: comida, literatura, aspectos históricos, o Mercado 4, a cultura guarani, a guerra do Paraguai.
Sociologia e História: O dinheiro e a sociedade
O filme 7 caixas se passa principalmente em um mercado, o lugar do comércio por excelência, da troca, do dinheiro. Grande parte das ações do filme estão motivadas e mediadas pela busca do dinheiro – o trabalho de Victor, a venda do celular, o sequestro, o roubo, etc., visando ou não fins específicos. Vivemos em uma sociedade em que o dinheiro atravessa a vida, o amor, a saúde, a doença, a comida, a educação, e muitas relações interpessoais. É uma das bases da sociedade capitalista, e que foi construída e naturalizada durante a história humana. O professor de sociologia pode usar este aspecto do filme para discutir o papel e o valor abstrato do dinheiro como parte de nossa sociedade, interferindo em nossas ações.
Primeiramente, após a exibição, o professor pergunta aos alunos o que motiva os personagens a fazer o que fazem, por que eles acreditam que Victor quis cumprir sua tarefa até o fim, apesar de todos os contratempos e dificuldades práticas e éticas. A partir dessa discussão, muitos elementos podem aparecer, dentre os quais o dinheiro. A segunda pergunta, então, seria: o que significa essa nota de cem dólares? Que estrutura social é necessária para que uma folha de papel tenha valor e possa ser trocada por um passeio com 7 caixas com partes de um cadáver em um mercado?
A discussão pode ser pontuada com elementos acerca da trajetória das trocas humanas, desde a troca direta à troca mediada por moeda e as mudanças sociais que isso traz/proporciona. Também vale pontuar como o capitalismo se estrutura na América Latina, fundamental para entender os processos e conflitos da atualidade.
Na sequência será o momento de voltar ao filme: Cada aluno escolherá a trajetória de um personagem do filme que mais tenha gostado e irá analisar as suas ações, levando em conta a discussão histórica feita sobre o dinheiro. Quais eram os seus problemas, como tentaram resolvê-los e como as ações se desenvolvem ao longo da narrativa. Que tipo de trocas realizaram? Qual era o seu objetivo último e o que teve de fazer para chegar a ele? Há muitas possibilidades de personagens: Victor, sua irmã, a mulher grávida, o dono do restaurante, os sequestradores, entre outros. Os alunos compartilharão suas análises com o grupo.
Materiais Relacionados
1. Leia uma ótima crítica sobre o filme no link
4.
A Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança é ainda pouco abordada na história do Brasil. Um ótimo documentário, dividido em episódios, foi realizado pela TV Escola chama-se “A Última Guerra do Prata”. Disponível no youtube no
link
9.
No Portal NET Educação há um artigo sobre a incipiente indústria cinematográfica de alguns países latino-americanos, entre eles o Paraguai.
Link
7 caixas
Sinopse: Victor, um carregador do conhecido “Mercado 4”, em Asunción, passa suas horas entre o trabalho e a televisão da loja de DVD’s do mercado. Os filmes o fazem viajar por outras realidades. Certo dia, ele recebe uma proposta diferente: carregar 7 caixas, com um conteúdo desconhecido, para ganhar uma nota rasgada de cem dólares. Essa tarefa, no entanto, se transformará numa grande aventura e envolverá seus conhecidos, familiares, e sua amiga Liz. Falada em Jopará (a mistura entre guarani e castelhano), esse excelente filme de ação e suspense é uma obra prima do incipiente cinema Paraguaio.
Ficha técnica: Título: 7 Caixas Duração: 105 min. Direção: Juan Carlos Meneglia e Tana Schembori Roteiro: Juan Carlos Meneglia e Tito Chamorro Elenco : Celso Franco (Victor), Victor Sosa (Nelson), Lali Gonzalez (Liz), Nico García (Luis), Paletita (Darío), Mario Toñanez (Sargento Osorio). Classificação: 14 anos Ano/Pais de Produção: 2012/ Paraguai Edição: Olívia Brenga Música: Daniel Tauszig
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