Conteúdos

●    Substantivos (substantivos)

Objetivos

●    Compreender a importância dos substantivos na Língua Espanhola;
●    Aprender como utilizar os substantivos na leitura e na produção de textos em Espanhol.

Palavras-Chave:

Espanhol. Substantivos.

Proposta de Trabalho:

A princípio, trataremos dos substantivos na língua espanhola. Na sequência, veremos os substantivos comunes y proprios, individuales y colectivos, simples y compuestos, concretos y abstratos e primitivos y derivados, abordando seus usos, significados e funções. Abordaremos também o gênero e o número nos substantivos. Para finalizar, veremos alguns exercícios sobre o assunto.

1ª Etapa: O que são os substantivos?

Na língua espanhola, os substantivos são as palavras que têm a função de nomear objetos, pessoas, animais, lugares, etc. São variáveis, de acordo com seu gênero e número.

Os substantivos são classificados em:
a)    substantivos comunes y proprios;
b)    substantivos individuales y colectivos;
c)    substantivos simples y compuestos;
d)    substantivos concretos y abstractos; e
e)    substantivos primitivos y derivados.

2ª Etapa: Substantivos comunes y proprios

Os substantivos comunes são aqueles que nomeiam uma classe de objetos com características comuns. Por exemplo, quando se diz libros (livros), a referência diz respeito a todos os livros, e não a um livro especificamente. Por conta dessa natureza genérica, os substantivos comunes são escritos com a letra inicial minúscula.

Os artículos proprios, por sua vez, dizem respeito a um único elemento dentro de uma classe, especificando-o e tornando-o diferente dos demais. Eles são utilizados, portanto, quando nos referimos a um lugar específico (Buenos Aires, por exemplo), e não a uma cidade qualquer, ou até mesmo a uma pessoa específica (Joaquina, por exemplo), e não a uma mulher qualquer. Em razão de seu caráter específico, os substantivos proprios começam com letra maiúscula.

3ª Etapa: Substantivos individuales y colectivos

Os substantivos individuales são aqueles que, em sua forma singular, nomeiam algo que se constitui de apenas uma unidade, ou seja, objetos ou seres individuais. Por exemplo, as palavras mujer (mulher) e pez (peixe) nomeiam apenas um objeto ou ser e, portanto, são substantivos individuales.

Os substantivos colectivos, por sua vez, ainda que escritos em sua forma singular, dizem respeito a um conjunto de seres ou objetos. É o caso, por exemplo, das palavras vocabulario (conjunto de palavras), fauna (conjunto de animais) e multitud (multidão, conjunto de pessoas), que são, portanto, substantivos colectivos.

4ª Etapa: Substantivos simples y compuestos

Os substantivos simples são aqueles formados por uma única palavra. Por exemplo, agua (água), pie (pé) e retrato (retrato).

Os substantivos compuestos, por sua vez, são formados pela união de dois ou mais substantivos simples, que com essa junção perdem seu sentido original e assumem um significado totalmente novo. Na língua espanhola, os substantivos compostos são escritos com uma só palavra, sem o uso do hífen. Alguns exemplos de substantivos compostos são: abrelatas (abridor de latas), paraguas (guarda-chuva) e anteojos (óculos).

5ª Etapa: Substantivos concretos y abstractos

Os substantivos concretos são aqueles que se referem a objetos e seres tangíveis, que existem e podem ser tocados ou sentidos. Alguns exemplos de substantivos concretos são: puerta (porta), Juan e helado (sorvete).

Os substantivos abstractos, por sua vez, dizem respeito ao que não pode ser percebido pelos sentidos, referindo-se a sentimentos, ideias ou conceitos, por exemplo. Temos, por exemplo: riqueza (riqueza), amistad (amizade) e belleza (beleza).

6ª Etapa: Substantivos primitivos y derivados

Os substantivos primitivos são aqueles formados por uma única raiz, sendo a base de outras palavras. Alguns exemplos são: tinta (tinta), arte (arte) e niño (criança).

Os substantivos derivados, por sua vez, dizem respeito àqueles que se formam pela junção de um substantivo primitivo e outros morfemas, com alteração de seu significado. Temos, por exemplo: tintero (tinteiro), artesano (artesão) e niñez (infância).

7ª Etapa: Gênero nos substantivos

Quanto ao gênero, os substantivos podem ser classificados em substantivos femininos, substantivos masculinos e substantivos comunes en cuanto al género.

a)    substantivos femininos

Dentre os substantivos femininos, são marcantes aqueles que terminam em –a e acompanham o artigo la (por exemplo, la vaca – a vaca).

Destacam-se, ainda, aquelas palavras que, embora acompanhadas pelo artigo la, terminam em –o. Isso acontece porque elas são, na realidade, versões curtas de palavras terminadas em –a (por exemplo, la moto – de motocicleta e la foto, de fotografia).

Ademais, muitos substantivos que terminam em –umbre, –ie, –ión, –dad, –tad e –is também são femininos.

Os substantivos femininos que começam com a– ou ha– em posição de sílaba tônica são acompanhadas do artigo el, para evitar a cacofonia (el agua, por exemplo). Ao serem colocadas no plural, no entanto, essas mesmas palavras passam a ser acompanhadas por las (las aguas, por exemplo).

b)    substantivos masculinos

Dentre os substantivos masculinos, são marcantes aqueles que terminam em –o e acompanham o artigo el (por exemplo, el gato – o gato).

Os substantivos terminados em –n, –r, –s, –e e –ma, –pa ou –ta também são masculinos.

Os dias da semana (el miércoles – a quarta-feira -, por exemplo) são sempre substantivos masculinos, bem como os substantivos compostos (por exemplo, el cumpleaños – o aniversário).

c)    substantivos comunes em cuanto ao género

Há também substantivos que, dependendo do ser ou objeto a que se referem, podem ser tanto femininos quanto masculinos (por exemplo, el/la cónyuge – o/a cônjuge – e el/la estudiante -o/a estudante).

8ª Etapa: Número nos substantivos

Quanto ao número, os substantivos podem estar no singular ou no plural.

Quando no singular, os substantivos nomeiam um único objeto, seja ele individual ou coletivo (por exemplo, la pelota – a bola).

Os substantivos no plural, por sua vez, nomeiam vários objetos ou seres de uma mesma classe. Um exemplo é a expressão las pelotas (as bolas).

Por fim, há também os substantivos que permanecem invariáveis quanto ao número, distinguindo-se apenas pelos artigos que os acompanham. Alguns exemplos são: el/los virus (o/os vírus), el/los análisis (a/as análises) e el/los paraguas (o/os guarda-chuvas).

9ª Etapa: Questões retiradas de vestibulares

Seguem alguns exemplos de como o tema usualmente aparece nas provas. O gabarito está depois das questões.

1) (UECE-CEV – 2012)

Apunta el sustantivo cuyo significado cambia con la mudanza del género.
a)    aguardiente
b)    protesta
c)    África
d)    policía

2) (UECE-CEV – 2012)

Señala la forma plural correcta.
a)    el lord – los lordes
b)    el autobús – los autobús
c)    la emperatriz – las emperatrices
d)    la sartén – las sarténs

3) (UECE-CEV – 2013)

Sobre las palabras “equipo” (línea 1) y “agua” (línea 9) podemos afirmar con seguridad que
a)    ambas son del género masculino.
b)    las dos son del género ambiguo.
c)    “equipo” y “agua” son heterogenéricas.
d)    una de ellas presenta una regla de eufonía.

Gabarito

1) d) policía
Nesta alternativa, a mudança de gênero pode significar a alteração da referência à instituição ou aos entes que trabalham para ela. Ademais, pode também dizer respeito ao policial ser do gênero feminino ou masculino.

2) c) la emperatriz – las emperatrices
Esta é a alternativa que traz as duas formas (tanto o singular quanto o plural), grafadas de maneira correta.

3) d) una de ellas presenta una regla de eufonia.
Quanto à palavra agua, o artigo que a acompanha é el, embora trate-se de um substantivo feminino, para evitar a cacofonia.

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes 

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