Conteúdos

Este roteiro de estudos aborda as diferenças entre os termos “vem”, “vêm” e “veem”. Com explicações objetivas, exemplos práticos e um exercício de fixação, o roteiro ajuda o estudante a identificar o uso correto dessas formas verbais, especialmente na produção de textos em língua portuguesa.

Objetivos

  • Compreender o uso do termo “vem”;
  • Compreender o uso do termo “vêm”;
  • Compreender o uso do termo “veem”; e
  • Entender as diferenças no uso dos termos “vem”, “vêm” e “veem”.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • “Vem” – quando usar?;
  • “Vêm” – quando usar?;
  • “Veem” – quando usar?;
  • “Vem”, “Vêm” ou “veem”?; e
  • Exercício de fixação.

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Redação. Vem. Vêm. Veem. Verbo ver. Verbo vir.

Proposta de trabalho:

Este roteiro traz explicações sobre o uso correto de três palavras muito parecidas na escrita e na pronúncia, mas que têm significados e formas distintas. Com isso, o estudante poderá empregar corretamente “vem”, “vêm” e “veem” em suas produções escritas e na leitura de textos.

Bons estudos!

1ª Etapa: "Vem" – quando usar?

A forma “vem” é a conjugação do verbo vir, na terceria pessoa do singular (ele/ela vem).

Exemplos:

  • Ele vem me visitar amanhã.
  • A professora sempre vem cedo para a escola.
  • Quando a chuva vem, tudo muda.

Em todos os exemplos acima, a forma verbal se refere ao verbo “vir”, na terceira pessoa do singular.

2ª Etapa: "Vêm" – quando usar?

A forma “vêm” (com acento) também é do verbo vir, mas está conjugada na terceira pessoa do plural (eles/elas vêm).

Exemplos:

  • Os alunos vêm de ônibus todos os dias.
  • Elas vêm estudar aqui à tarde.
  • Os problemas vêm quando a gente menos espera.

Note, portanto, que o acento na palavra “vêm” serve para indicar que o verbo está no plural.

3ª Etapa: "Veem" – quando usar?

“Veem” (sem acento) é a forma conjugada do verbo ver, na terceira pessoa do plural (eles/elas veem).

Exemplos:

  • As crianças veem televisão à noite.
  • Eles veem tudo com muita atenção.
  • Elas veem o que está acontecendo, mas não comentam.

Veja que, apesar de ser uma palavra com duas vogais seguidas (e + e), “veem” não leva acento porque não há necessidade de indicar tonicidade ou distinguir plural.

4ª Etapa: "Vem", “vêm” ou "veem"?

A escolha entre “vem”, “vêm” ou “veem” depende do verbo utilizado e do número de pessoas (ou coisas) a que o verbo se refere.

Essas três formas são verbos conjugados no presente do indicativo, mas pertencem a verbos diferentes e a pessoas diferentes. Veja o resumo:

Dicas para não errar:

  • Se for alguém sozinho (ele, ela) chegando, use vem.
  • Se for mais de uma pessoa (eles, elas) chegando, use vêm (com acento).
  • Se for mais de uma pessoa vendo, use veem (sem acento).

5ª Etapa: Exercício de fixação

Complete as frases com vem, vêm ou veem, conforme o contexto. Justifique sua escolha ao final.

  1. A professora ______ sempre sorrindo.
  2. Os estudantes ______ correndo pela quadra.
  3. Eles ______ as respostas no quadro.
  4. Ela ______ me buscar mais tarde.
  5. As amigas ______ juntas todos os dias.

Após completar as frases, e antes de consultar o gabarito, consulte a explicação deste roteiro e revise suas respostas. Certifique-se de identificar em que contexto cada forma verbal (vem, vêm ou veem) deve ser utilizada.

Gabarito:

1. Vem.

2. Vêm.

3. Veem.

4. Vem.

5. Vêm.

Bons estudos!

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

 Crédito da imagem: Catherine Delahaye – Getty Images

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