Conteúdos

Este roteiro de estudos aborda as diferenças entre os termos “havia” e “haviam”, explicando em que contextos cada forma é correta. O material inclui explicações detalhadas, exemplos práticos e uma atividade de fixação, para ajudar o estudante a identificar e aplicar corretamente cada um dos termos, na produção de textos em língua portuguesa.

Objetivos

  • Compreender o uso do termo “havia”;
  • Compreender o uso do termo “haviam”; e
  • Entender as diferenças no uso dos termos “havia” e “haviam”.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • “Havia” – como usar;
  • “Haviam” – como usar;
  • “Havia” ou “haviam”?;
  • Exercício de fixação; e
  • Materiais de apoio.

Palavras-chave:

Língua portuguesa. Redação. Havia. Haviam.

Proposta de trabalho:

Este roteiro de estudos traz informações essenciais sobre o uso dos termos “havia” e “haviam”, de forma que o aluno consiga aplicá-los corretamente na elaboração de textos em língua portuguesa, bem como na comunicação verbal.

Bons estudos!

1ª Etapa: “Havia” - como usar

Sim, o verbo haver é usado corretamente na forma havia, sempre que possui o sentido de existir, ocorrer ou acontecer. Nesses casos, ele é um verbo impessoal, ou seja, não tem sujeito, e deve ser conjugado apenas na terceira pessoa do singular, independentemente do tempo verbal ou do complemento da frase.

Portanto, em todos os casos, havia está no singular porque o verbo haver, com sentido de existir, não concorda com o complemento.

Exemplos:

  • Havia muitas pessoas na sala de reunião.
  • Quando chegamos, havia dúvidas sobre o que fazer.
  • No passado, havia um castelo naquele lugar.

2ª Etapa: “Haviam” - como usar

Haviam está incorreto quando o verbo haver é usado no sentido de existir, ocorrer ou acontecer. Nesses casos, como explicado na etapa anterior, ele é impessoal e permanece na forma singular.

Contudo, haviam é correto quando o verbo haver é usado como um verbo auxiliar em locuções verbais. Nesse caso, ele concorda com o sujeito da oração.

Nos exemplos abaixo, haviam é um verbo auxiliar e concorda com o sujeito (eles, os alunos, as irmãs). Esse uso é diferente de quando o verbo “haver” tem sentido de existir, situação em que não deve variar.

Exemplos:

  • Eles haviam tomado uma decisão importante antes da reunião.
  • Os alunos haviam estudado para a prova na semana anterior.
  • As irmãs haviam chegado cedo porque o trânsito estava tranquilo.

3ª Etapa: "Havia" ou "haviam"?

A escolha entre havia e haviam depende do contexto em que o verbo haver é usado.

Assim, vejamos:

  • Havia (impessoal):

Use havia quando o verbo tiver o sentido de existir, acontecer ou ocorrer. Nesse caso, ele é impessoal e sempre fica no singular.

Exemplo: Havia muitos livros na estante.

(O verbo “haver” significa “existir” e, por isso, não concorda com “muitos livros”).

  • Haviam (auxiliar):

Use haviam quando o verbo “haver” tiver a função de auxiliar uma locução verbal. Nesse caso, ele concorda com o sujeito da oração.

Exemplo: Eles haviam terminado a tarefa cedo.

(“Haviam” é auxiliar do verbo “terminar” e, portanto, concorda com o sujeito “eles”).

4ª Etapa: Exercício de fixação

Complete as frases abaixo com havia ou haviam, conforme o contexto. Justifique sua escolha ao final.

  1. No início do evento, ainda não ______ cadeiras suficientes para todos os convidados.
  2. Eles ______ terminado o trabalho antes do prazo final.
  3. Naquela época, ______ muitas dificuldades para iniciar um negócio próprio.
  4. Os documentos importantes ______ sido entregues pela equipe responsável.
  5. No antigo prédio, ______ rumores sobre atividades ilegais.

Gabarito:

1. Havia.
2. Haviam.
3. Havia.
4. Haviam.
5. Havia.

Materiais Relacionados

Para ampliar seus conhecimentos acerca do uso correto dos termos “havia” e “haviam”, acesse:

HAVIA ou HAVIAM? HOUVE ou HOUVERAM? Saiba como usar o verbo HAVER – Português com Letícia.

Acesso em: 27 de novembro de 2024.

HAVIA ou HAVIAM? Nunca mais erre! – Professor Noslen.

Acesso em: 27 de novembro de 2024.

Bons estudos!

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: Keep It 100 – Getty Images

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