Conteúdos

Este roteiro de estudos apresenta a vida e a obra do escritor Miguel de Cervantes, conhecido como o maior autor da literatura espanhola. Neste roteiro, você conhecerá sua biografia e as obras literárias mais importantes. Este material traz uma visão ampla da importância de Miguel de Cervantes para a literatura espanhola, bem como para o cenário literário mundial.

Objetivos

  • A trajetória de Miguel de Cervantes;
  • Obras de Miguel de Cervantes; e
  • Proposta de fixação.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • A vida de Miguel de Cervantes;
  • A obra de Miguel de Cervantes; e
  • Propostas para fixação do conteúdo.

Palavras-chave:

Língua espanhola. Literatura. Miguel de Cervantes.

Proposta de trabalho:

Este roteiro de estudos busca fornecer aos alunos conhecimento sólido sobre a vida e a obra de Miguel de Cervantes.

1ª Etapa: A vida de Miguel de Cervantes

Primeiros anos

Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em 1547, não se sabe exatamente em que dia, na cidade de Alcalá de Henares, na Espanha. Seu pai, Rodrigo Cervantes, era cirurgião e surdo, e sua mãe se chamava Leonor de Cortinas. Ele tinha seis irmãos.

Em 1563, seus pais se mudaram para Sevilha, onde ele estudou gramática e latim com padres jesuítas. Nesta época, conheceu o teatro de Lope de la Rueda, sua maior inspiração para a criação de peças teatrais.

Em 1566, Cervantes e sua família fixaram residência em Madri. Ele se matriculou no Estudio de la Villa e, a partir desse momento, deu seus primeiros passos literários, compondo, em 1567, seu primeiro poema conhecido.

Vida como soldado

Miguel de Cervantes tinha uma vida bem agitada, sendo um jovem bem ativo. Estava sempre envolvido em brigas ou fazendo seus pais resolverem os problemas que ele causava.

Em 1569, o Conselho Real deu voz de prisão contra ele, por participar de uma briga armada em Madri. Nesta briga armada, ele acabou ferindo Antonio de Sigura e, como punição, recebeu uma sentença que determinava a perda da sua mão direita e dez anos de exílio. Cervantes decidiu fugir para a Itália, com a ajuda de seus pais.

Em 1571, participou da batalha naval de Lepanto, na Grécia, organizada pela Santa Liga, para combater os turcos no Mediterrâneo. Na batalha, acabou perdendo o movimento da mão esquerda com um tiro. Quando estava retornando à Espanha, em 1575, o navio em que viajava foi atacado por piratas mouros. Cervantes foi levado para Argel, onde foi feito escravo de Dali Mami. Durante cinco anos, permaneceu dentro dos muros da cidade, dando aulas e escrevendo poemas religiosos. Enquanto esteve ali, ele tentou por muitas vezes fugir, mas sem sucesso. Em 1580, sua família o resgatou, pagando em torno de 500 ducados de ouro. Nos quatro anos seguintes, participou de batalhas, tendo tido a oportunidade de conhecer Portugal.

2ª Etapa: A obra de Miguel de Cervantes

A obra

Em 1581, Miguel de Cervantes decidiu morar em Portugal, para procurar emprego e pagar as dívidas que sua família adquiriu para resgatá-lo. Obteve uma missão secreta em Oran, pela qual recebeu o valor de cinquenta escudos. Em 1582,  fez sua estreia como dramaturgo, com “As termas de Argel”, e, três anos, depois publicou o romance pastoral “La Galatea”.

Em 1584, regressou à Espanha e conseguiu um cargo público em Madri, tendo começado a escrever e publicar sua novela pastoril “La Galatea” (1585). Nessa mesma época, criou vínculos com pessoas importantes da cena literária, como Luís de Gongora e Lope de Vega. Escreveu os poemas dramáticos “Los tratos de Argel” e “La mumancia”.

Casou-se com Catalina de Palácios Salazar, porém foi com Ana Franca que gerou sua única filha, Isabel de Saavedra. Em 1593, foi nomeado coletor de impostos devidos à Coroa dos reinos de Granada, o que o obrigava a viajar seguidamente para Andaluzia e La Mancha. Por não prestar contas à Coroa, Cervantes foi preso por três vezes.

Historiadores dizem que a primeira parte do livro “Dom Quixote” foi escrita enquanto ele estava preso em Argamasilla del Alba, entre 1601 e 1603.

Miguel de Cervantes Saavedra faleceu em Madri, na Espanha, no dia 23 de abril de 1616.

Dom Quixote de la Mancha

Miguel de Cervantes foi conhecido pela sua obra de mais destaque e sucesso, que se tornou o segundo livro mais traduzido no mundo: Dom Quixote de la Mancha.

“O personagem Dom Quixote é um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão pela leitura assídua dos romances de cavalaria e pretendia imitar seus heróis prediletos, envolvendo-se numa série de aventuras.

Na primeira série de suas aventuras imaginárias, Dom Quixote fez-se armar cavaleiro pelo proprietário de um albergue e levava consigo seu escudeiro, o pobre camponês “Sancho Pança”, que se deixara atrair pelas miragens do cavaleiro.

Embora se desenvolva em torno do real e do imaginário, o livro possui episódios em que os dois planos se confundem e em que o imaginário se torna a própria realidade”.

Trecho retirado do site Ebiografia
acesso em: 30 de março 2025.

Obras

Miguel de Cervantes era apaixonado por peças teatrais, mas também escreveu em sua trajetória de vida: novelas, romances, poesias e peças teatrais. Vejamos abaixo uma lista dessas obras, organizadas por categoria:

Romances

  • A Galatea (1585)
  • O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha (1605)
  • Novelas exemplares (1613)
  • O Amante liberal
  • A ciganinha
  • Rinconete e Cortadillo
  • A espanhola inglesa
  • O juiz dos divórcios
  • A força do sangue
  • O ciumento estremenho
  • A criada ilustre
  • As duas donzelas
  • A senhora Cornélia
  • O licenciado vidraça
  • O casamento enganoso
  • O engenhoso cavaleiro Dom Quixote de la Mancha – segunda parte (1615)
  • Os trabalhos de Persiles e Sigismunda (1617)

Teatro

  • Tragédia de Numancia (1585)
  • A conquista de Jerusalém
  • A Cida em Argélia
  • O Galardo espanhol
  • O grande sultão
  • A casa da inveja e a floresta de Ardenia
  • O labirinto do amor
  • A divertida
  • Pedro de Urdemalas
  • O rufião feliz
  • Diálogo dos cães

Poesia

  • Índice de todos os primeiros versos de poesia
  • Índice de primeiras linhas de poemas soltos
  • O túmulo do rei Filipe II em Sevilha
  • Na entrada do Duke Medina em Cadiz

3ª Etapa: Propostas para fixação do conteúdo

A proposta de fixação para este roteiro de estudos é buscar na obra “Memórias póstumas de Brás Cubas” referências à loucura e ao idealismo quixotesco.

Referências:

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Tayna Rosa.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: CHUYN – Getty Images

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