Conteúdos

Este roteiro de estudos tem como objetivo orientar sobre a importância de desenvolver uma leitura crítica das informações que circulam na internet e nas redes sociais. Além de apresentar dicas para reconhecer notícias falsas, o roteiro convida à reflexão sobre os riscos da disseminação de conteúdos sem verificação e destaca a responsabilidade individual na construção de um ambiente digital mais ético e confiável. Ao longo do estudo, serão abordadas estratégias para identificar fontes seguras, analisar a linguagem e a intencionalidade das mensagens e adotar posturas conscientes diante das informações que recebemos e compartilhamos.

Objetivos

  • Compreender o que são notícias falsas (fake news) e como elas se disseminam nos meios digitais.
  • Reconhecer características comuns em conteúdos duvidosos ou manipulados.
  • Conhecer fontes de informação confiáveis e distinguir fatos de boatos.
  • Adotar posturas responsáveis no compartilhamento de informações em redes sociais e outros ambientes digitais.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Conceito de fake news e suas formas de circulação nas mídias digitais.
  • Diferença entre notícia verdadeira e boato.
  • Estratégias de checagem e verificação de fontes.
  • Responsabilidade ética no compartilhamento de informações e o papel do leitor consciente.

Palavras-chave:

Fake news. Notícias falsas. Boato. Responsabilidade digital.

1ª Etapa: O que são fake news?

Você já ouviu falar em fake news (notícias falsas)? Sabia que existem notícias inventadas para prejudicar ou enganar as pessoas? É preciso ter muito cuidado com textos que circulam pela internet, pois as informações podem não ser verdadeiras. Com o avanço da Inteligência Artificial, está cada vez mais comum encontrarmos imagens, vídeos ou áudios manipulados.

Todo cuidado é necessário! Cabe a cada um/a verificar de onde aquela informação foi extraída e se o site é confiável antes de divulgar ou encaminhar a alguém.

Espalhar boatos ou notícias falsas nas redes é crime.

2ª Etapa: Como identificar fake news?

1) Desconfie antes de compartilhar

  • Pense antes de clicar: nem tudo que circula na internet é verdadeiro.
  • Pergunte-se: “Quem publicou isso? Por quê?”
  • Se algo causa muita emoção (raiva, medo, empolgação), é bom parar e checar — as fake news costumam explorar sentimentos fortes para se espalhar.

2) Verifique a fonte

  • Confira quem publicou a informação. É um site confiável? Tem histórico de divulgar notícias verdadeiras?
  • Veja se a notícia aparece em outros veículos sérios (como jornais, portais reconhecidos ou agências de checagem).
  • Fuja de mensagens com títulos sensacionalistas, letras maiúsculas ou muitos pontos de exclamação — geralmente são sinais de manipulação.

3) Use ferramentas de checagem

No momento da publicação desta checagem, o vídeo já havia alcançado mais de 73 milhões de visualizações!

Conclusão: O vídeo que mostra um gato voando na asa de um avião é falso e foi criado com inteligência artificial!

Fonte: Gato é flagrado voando na asa de um avião! Será verdade? – E-Farsas

4) Observe a linguagem e as imagens

  • Textos com erros de escrita, tom agressivo ou promessas “milagrosas” são indícios de fake news.
  • Imagens e vídeos podem ser manipulados — use a busca reversa do Google Imagens ou do TinEye para verificar sua origem.

5) Reflita sobre o impacto

  • Ao compartilhar algo falso, você pode prejudicar pessoas ou espalhar desinformação.
  • Pense em fazer parte da solução, não do problema — tente contribuir para uma internet mais segura e ética.

6) Converse e compartilhe com responsabilidade

  • Discuta em grupo ou com a família sobre o que é notícia confiável.
  • Pratique o “leitor crítico digital”: aquele que lê, questiona e confirma antes de repassar.
  • Lembre-se: não é vergonha mudar de opinião quando se descobre que uma informação é falsa.

Fonte: IFSP

3ª Etapa: O que fazer?

No contexto digital, uma notícia falsa pode se espalhar com rapidez e alcançar milhares ou milhões de pessoas em pouco tempo. É preciso agir rápido! Conteúdos falsos e desinformação podem gerar problemas gravíssimos, até mesmo o suicídio.

Se você identificar uma notícia falsa, mesmo que não o afete diretamente, é importante denunciar esse conteúdo. Isso ajudará a quebrar a disseminação da informação falsa.

4ª Etapa: Exercício: Fato ou Fake?

Será que você consegue identificar a veracidade das informações?

Leia cada uma das manchetes e responda se você acha que é ‘fato’ ou ‘fake’. Depois disso, faça uma rápida pesquisa para verificar se acertou ou errou:

NOTÍCIA O QUE ACHO QUE É O QUE REALMENTE É
Molécula extraída de aranha tem potencial contra fungos resistentes, aponta estudo do Butantan
Peptídeo descoberto pelo Butantan mostrou ação antifúngica
FATO OU FAKE? FATO OU FAKE?
Lei federal proíbe comércio de bebidas alcoólicas!
Lei inspirada nos costumes asiáticos proibirá, a partir do final do ano, a comercialização de bebidas com teor alcoólico.
FATO OU FAKE? FATO OU FAKE?
Descobertas recentes afirmam que aquecimento global não existe
Pesquisas mostram que o aquecimento global foi inventado por um grupo de pessoas que se passavam por cientistas
FATO OU FAKE? FATO OU FAKE?
Acidentes com serpentes peçonhentas no Brasil: mais de 31 mil casos em 2024 e trabalhadores rurais como principais vítimas
Soro do Butantan para picada de jararaca foi o mais aplicado entre os acidentados; taxa de letalidade praticamente quadruplica quando espera por socorro supera 12 horas
FATO OU FAKE? FATO OU FAKE?
Chuva de meteoros Orionídeas poderá ser vista em todo país
O céu será iluminado pelo fenômeno nas próximas madrugadas
FATO OU FAKE? FATO OU FAKE?
A partir de 2026, mulheres serão proibidas de se candidatar como governadoras estaduais
Nova lei foi aprovada e entrará em vigor em 2026 em todo o país.
FATO OU FAKE? FATO OU FAKE?
Trem de Hamburgo a Zurique passa por cima do mar
Rota ferroviária entre Hamburgo, na Alemanha, e Zurique, na Suíça, surpreender ao cruzar o Mar Báltico “por cima do oceano”
FATO OU FAKE? FATO OU FAKE?

Referências do exercício ‘fato ou fake’:

Bons estudos!

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Renata Helene Ferreira Campos.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: Moor Studio – Getty Images

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