Conteúdos

●    Semântica.

Objetivos

●    Conhecer os princípios básicos da semântica; e
●    Compreender como utilizar os conhecimentos em semântica para a escrita e interpretação de textos em português.

Palavras-Chave:

Língua portuguesa. Gramática. Semântica.

Proposta de Trabalho:

Iniciaremos este roteiro de estudos compreendendo o que é semântica. Na sequência, trataremos de sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia. Para finalizar, veremos alguns exercícios de fixação sobre o tema.

1ª Etapa: O que é semântica?

A semântica é uma das vertentes mais profundas dos estudos da linguagem. Trata-se da parte da gramática que estuda o significado das palavras, bem como as possíveis interpretações desse significado.

Podemos dizer, portanto, que a semântica é o estudo dos significados, que pode se aplicar a palavras e também a frases e orações inseridas em contextos de maior ou menor complexidade.

2ª Etapa: Sinonímia

Sinonímia diz respeito ao estudo das palavras sinônimas.

Os sinônimos são palavras que carregam significado correspondente e que podem, portanto, ser substituídas uma pela outra sem mudar o sentido original do texto.

Temos como exemplo:
Ela estava muito feliz.
Ela estava muito alegre.

3ª Etapa: Antonímia

Antonímia diz respeito ao estudo das palavras antônimas.

Os antônimos são palavras semanticamente antagônicas e que, portanto, significam o oposto uma da outra.

Temos como exemplo:
Aqui está muito claro.
Aqui está muito escuro.

4ª Etapa: Homonímia

A homonímia, por sua vez, diz respeito às palavras que são escritas ou pronunciadas da mesma forma tendo, no entanto, significados distintos.

É muito importante ressaltar que a semelhança aqui observada diz respeito não apenas à grafia das palavras, mas também à sua fonética.

Temos como exemplo:
Conserto (ato de reparar algo) e concerto (apresentação de música).
Senso (qualidade de sensato; prudência) e censo (recenseamento).

5ª Etapa: Paronímia

A paronímia se dá quando temos palavras com sentidos diferentes e formas muito semelhantes.

Isso se dá quando, apesar de terem grafias distintas, as palavras têm pronúncias muito semelhantes.

Temos como exemplo:
Discrição (qualidade do que não chama a atenção) e descrição (ato de descrever algo ou fazer um relato).
Eminente (importante) e iminente (prestes a acontecer).

6ª Etapa: Polissemia

A polissemia é observada quando uma palavra, escrita e pronunciada da mesma forma, pode assumir dois ou mais significados.

Nesses casos, faz-se necessária a análise do contexto para compreender qual o significado atribuído à palavra em cada situação.

Temos como exemplo:
Vela – pode ser a parte de um barco ou o objeto usado para iluminar ambientes.
Letra – pode dizer respeito a uma unidade do alfabeto ou ao texto de uma música.

7ª Etapa: Exercícios de fixação

Seguem abaixo alguns exemplos de como o tema usualmente aparece nas provas. O gabarito encontra-se depois das questões.

1) Indique o item em que o antônimo da palavra ou expressão em destaque está corretamente apontado.

a) duradouro sucesso – efêmero
b) fama em ascendência – excelsa
c) elegante região – carente
d) sala lotada – desabitada

Disponível em:  Só Português

2) A palavra tráfico não deve ser confundida com tráfego, seu parônimo. Em que item a seguir o par de vocábulos é exemplo de homonímia e não de paronímia?

a) estrato / extrato
b) flagrante / fragrante
c) eminente / iminente
d) inflação / infração
e) cavaleiro / cavalheiro

Disponível em:  Só Português

3) Assinale a alternativa correta, considerando que à direita de cada palavra há um sinônimo.

a) emergir = vir à tona; imergir = mergulhar
b) emigrar = entrar (no país); imigrar = sair (do país)
c) delatar = expandir; dilatar = denunciar
d) deferir = diferenciar; diferir = conceder
e) dispensa = cômodo; despensa = desobrigação

Disponível em: Só Português

4) Indique a letra na qual as palavras completam, corretamente, os espaços das frases abaixo.
Quem possui deficiência auditiva não consegue ______ os sons com nitidez.
Hoje são muitos os governos que passaram a combater o ______ de entorpecentes com rigor.
O diretor do presídio ______ pesado castigo aos prisioneiros revoltosos.

a) discriminar – tráfico – infligiu
b) discriminar – tráfico – infringiu
c) descriminar – tráfego – infringiu
d) descriminar – tráfego – infligiu
e) descriminar – tráfico – infringiu

Disponível em:  https://www.soportugues.com.br/secoes/exercicios.php?indice=4

5) No ______ do violoncelista ______ havia muitas pessoas, pois era uma ______ beneficente.

a) conserto – eminente – sessão
b) concerto – iminente – seção
c) conserto – iminente – seção
d) concerto – eminente – sessão

Disponível em:  Só Português

Gabarito

1) a) duradouro sucesso – efêmero
“Duradouro” e “efêmero” são antônimos, ou seja, palavras de sentido oposto.

2) a) estrato / extrato
“Estrato” e “extrato” são homônimas (e não parônimas), pois possuem a mesma pronúncia.

3) a) emergir = vir à tona; imergir = mergulhar
Todas as alternativas apresentam os significados invertidos, com exceção da “a”.

4)  a) discriminar – tráfico – infligiu
É necessário observar os significados das seguintes palavras parônimas: descriminar (inocentar) e discriminar (distinguir); tráfego (trânsito) e tráfico (comércio ilícito); infligir (aplicar pena) e infringir (transgredir).

5)  d) concerto – eminente – sessão
É necessário observar os significados das seguintes palavras: concerto (audição musical) e conserto (reparo); eminente (notável) e iminente (imediato, prestes a); seção (departamento) e sessão (reunião).

Roteiro de Estudos elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes   

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