Conteúdos
• Plantation;
• Concentração Fundiária;
• Império brasileiro;
• Reforma Agrária.
Objetivos
• Conhecer a Lei de Terras de 1850;
• Refletir sobre sua importância para a organização fundiária brasileira até a atualidade.
Palavras-Chave:
Concentração fundiária. Império. Plantation. Agronegócio. Legislação.
1ª Etapa: A proposta da Lei
1) Para tomar conhecimento sobre o que significou a Lei de Terras de 1850, realize a leitura da Lei, disponível no link do Planalto brasileiro;
2) Após a leitura, reflita sobre as seguintes questões:
– Como era a política fundiária brasileira antes da Lei de Terras?
– Quais condições foram impostas à aquisição de terras no Brasil?
– Qual o objetivo do Império ao propor a nova legislação?
– A quem essa política beneficia majoritariamente? A quem ela prejudica?
Aqui, é interessante que você reflita sobre como se apresenta a questão fundiária no Brasil atualmente, refletindo como essa Lei interfere na construção da situação presente. Questione sobre a concentração fundiária no Brasil e quais são os tipos de propriedades predominantes do campo brasileiro, tanto geográfica quanto economicamente.
2ª Etapa: A concentração fundiária
1) Observe o mapa a seguir:
2) Realize a leitura do texto sugerido, estabelecendo relações com as questões levantadas no tópico anterior. É importante a compreensão da importância da Lei de Terras como uma das sequências de legislações que contribuem para a manutenção e aumento da concentração fundiária na área rural brasileira.
Como a Lei de Terras contribuiu para manter a concentração fundiária
Há 170 anos, a Lei de Terras oficializou a opção pelo latifúndio
Nesse sentido, pense sobre os seguintes pontos:
– Quais as desvantagens da concentração fundiária no Brasil?
– Qual a situação na área rural brasileira no que diz respeito à sobrevivência dos pequenos agricultores?
– Como a situação no campo interfere diretamente na situação das cidades brasileiras?
3ª Etapa: Reforma Agrária e movimentos sociais do campo
1) Leia o estudo sobre Reforma Agrária e a descrição sobre a história do Movimento dos Trabalhadores sem Terra no Brasil.
Reforma Agrária
Quem Somos – MST
Após as leituras, reflita sobre as políticas voltadas ao campo, que são implementadas pelo governo, e quais as demandas da população rural, comparando os interesses.
4ª Etapa: Sistematização
1) Realize a leitura sugerida sobre o que é uma política pública e como ela é elaborada.
2) Reflita sobre a importância da sociedade civil tomar ações e medidas que busquem soluções para os problemas sociais, tal como a concentração de terras no país.
O que é uma política pública e para que ela serve?
O que é uma política pública e como ela afeta a sua vida?
Para encerrar o seu estudo, elabore um projeto de política pública que tenha como objetivo a proposição de ações que busquem soluções para o problema fundiário brasileiro.
Roteiro de estudos elaborado pela Professora Júlia Bittencourt
Materiais Relacionados
Indicações de Leitura:
● SWCHARCZ, Lilia M. STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
● FAORO, Raymundo. Os donos do poder. Porto Alegre: Globo, 1976. v.1.
● GUIMARÃES, Gilberto Passos. Quatro séculos de latifúndios. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
● Lei de Terras, 1850
● Como a Lei de Terras contribuiu para manter a concentração fundiária
● Há 170 anos, a Lei de Terras oficializou a opção pelo latifúndio
● Reforma Agrária
● Quem Somos – MST
● O que é uma política pública e para que ela serve?
● O que é uma política pública e como ela afeta a sua vida?