Conteúdos
Este roteiro de estudos oferece uma visão abrangente acerca das enchentes, das inundações e dos alagamentos que vêm assolando, de forma cada vez mais impactante e grave, o Brasil e o mundo. Dividido em três etapas, este material traz os conceitos básicos de cada um deles, suas causas e consequências para a economia, a saúde pública e o meio ambiente, além de relacionar as enchentes, as inundações e os alagamentos com o cenário atual de impactos ambientais provocados pelas mudanças climáticas.
Objetivos
- Conceituar e diferenciar as enchentes, as inundações e os alagamentos;
- Conhecer as principais causas e consequências desses fenômenos; e
- Relacioná-los com a mudança climática.
Conteúdos / Objetos do conhecimento:
- Enchente;
- Inundação;
- Alagamento; e
- Mudanças climáticas.
Palavras-chave:
Enchentes. Inundações. Alagamento. Desenvolvimento sustentável.
Proposta de trabalho:
Este roteiro de estudos busca fornecer aos alunos informações sobre as enchentes, as inundações e os alagamentos que assolam o Brasil e o mundo.
Bons estudos!
1ª Etapa: Enchente, inundação e alagamento
Em um primeiro momento, podemos pensar que esses três conceitos são sinônimos, quando na verdade não são.
Que tal aprender a diferenciar cada um deles?
- Enchente: é um fenômeno natural que provoca o aumento temporário do volume de água nos corpos d’água, que atingem o seu nível máximo, porém sem transbordar.
- Inundação: é quando o nível de água do corpo de água transborda, alcançando áreas em seu entorno.
- Alagamento: é o acúmulo de água (geralmente da chuva) na zona urbana, geralmente em pontos isolados, não necessariamente havendo um corpo de água próximo ao local alagado.
Para melhor compreensão, observe a imagem abaixo:
Imagem disponível em: Enchentes – Gov.br
Acesso em 30 de outubro de 2024.
Como você pôde observar, alguns desses fenômenos são naturais e fazem parte do ciclo da natureza. Porém, outros são intensificados e/ou provocados pelas ações humanas, como a impermeabilização do solo com o asfalto – o maior vilão dos alagamentos, que impede a drenagem da água da chuva pelo solo –, o despejo indevido do lixo e a ausência de um projeto de drenagem urbana eficiente, que atrapalham o escoamento das águas nas bocas de lobo e no sistema de esgoto.
Para saber mais:
O que é enchente? – Brasil Escola Oficial
Acesso em: 30 de outubro de 2024.
2ª Etapa: Alagou, e agora?
Principais consequências dos alagamentos
Certamente, a principal consequência dos alagamentos é que eles podem provocar a morte de seres humanos e de animais. Além disso, provocam um grande prejuízo econômico às pessoas, que frequentemente perdem seus bens materiais, bem como ao setor público, quando há danos ao patrimônio público. Os alagamentos também acabam atrapalhando o trânsito, nas regiões que ocorreram e no seu entorno, principalmente nas grandes cidades. Também são significativos os seus impactos na saúde pública, já que o contato da água com o lixo e com o esgoto leva à sua contaminação, tornando-se a água um veículo para inúmeras doenças, tais como a leptospirose, a dengue, a cólera, a febre tifoide, a leishmaniose, a giardíase e a toxoplasmose, entre outras.
Prevenindo alagamentos: o eu e o público
Para prevenir os alagamentos, há ações que cada um de nós pode realizar, tais como: descartar corretamente o lixo, reduzir a quantidade de lixo produzido, manter áreas verdes e telhados verdes em nossas residências, quando possível. O poder público é responsável pela implementação de projetos eficientes de urbanização, gestão dos resíduos sólidos e escoamento da água da chuva, além de manter áreas verdes nas cidades, para auxiliar na drenagem da água, e de promover a educação e a conscientização ambiental junto à população.
Para saber mais:
Ciências Humanas: CIDADE DO ASFALTO: enchentes e alagamento – Instituto Iprodesc
Acesso em: 30 de outubro de 2024.
3ª Etapa: Mudanças climáticas e os alagamentos
Para esta terceira etapa, é necessário abordar de maneira introdutória o tema da relatividade geral. Por se tratar de um assunto mais complexo, o(a) professor(a) pode usar mais recursos audiovisuais, para que fique claro que a teoria da relatividade é um conjunto de hipóteses que une a gravitação universal e a relatividade especial, fornecendo uma descrição da gravidade como uma propriedade geométrica do espaço-tempo.
Trate, ainda, acerca de como os buracos negros distorcem o espaço-tempo e como o tempo próximo dele passa de forma diferente, comparado aos lugares mais distantes dele. Quanto mais massa o buraco negro possuir, mais esticado vai ficar o espaço-tempo e, dessa forma, o tempo se alongará mais.
Recursos:
- Realizem um quiz, para verificar a compreensão dos alunos sobre os tipos e a formação dos buracos negros.
- Façam uma análise de buracos negros específicos, como o buraco negro no centro da Via Láctea.
- O documentário “Cosmos” possui diversos episódios interessantes para o estudo de buracos negros e astronomia no geral. Verifique a possibilidade de mostrar mais episódios aos alunos, incitando o gosto pela astrofísica. Os episódios estão disponíveis em: Cosmos – Carl Sagan
4ª Etapa: Propostas para fixação do conteúdo
Proposta 1:
“Dê um google”, procurando notícias recentes sobre enchentes, inundações e alagamentos na região onde você mora, no Brasil e no mundo. Leia ao menos 3 reportagens, tentando localizar as seguintes informações: o fenômeno que realmente aconteceu, os motivos que levaram a tal ocorrência, suas causas e consequências a curto e a longo prazo, para população que vivia/vive na região alagada, e formas de prevenção. Você pode escrever um breve texto discursivo com as informações encontradas, organizar os dados em uma tabela ou em tópicos. Escolha o que fizer mais sentido para você.
Proposta 2:
Responda às seguintes questões do Enem sobre o tema:
1) (Enem – 2011) Enchente no Rio está entre as mais fatais dos últimos 12 meses no mundo. As enchentes no Rio de Janeiro esta semana já causaram mais mortes do que qualquer outro incidente semelhante em 2010 em qualquer parte do mundo. Nos últimos 12 meses, a inundação no Rio foi a quinta mais fatal do mundo.
Disponível em: http://www.bbcbrasil.com. Acesso em: 16 abr. 2010.
Além do grande volume de chuva, um fator de ordem socioespacial que provoca a ocorrência de eventos como o citado no trecho da reportagem é
a) a coleta seletiva de resíduos urbanos.
b) a reconstituição de áreas de várzea degradadas.
c) a dragagem de rios, canais e lagoas assoreados.
d) a impermeabilização dos solos das grandes cidades.
e) o ordenamento urbano, com a construção de condomínios populares.
2) (Enem PPL – 2020) A ampliação das áreas urbanizadas, devido à construção de áreas impermeabilizadas, repercute na capacidade de infiltração das águas no solo, favorecendo o escoamento superficial, a concentração das enxurradas e a ocorrência de ondas de cheia. A urbanização afeta o funcionamento do ciclo hidrológico, pois interfere no rearranjo dos armazenamentos e na trajetória das águas.
CHRISTOFOLETTI, A. Aplicabilidade do conhecimento geomorfológico nos projetos de planejamento. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Org.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
Considerando esse contexto, que fator contribui para a diminuição das enchentes em áreas urbanas?
a) Pavimentação das vias
b) Criação de espaços verdes
c) Verticalização das moradias
d) Adensamento das construções
e) Assoreamento dos canais de drenagem.
Gabarito
1) D
2) B
Bons estudos!
Roteiro de estudos elaborado pela Professora Dr.ª Nathalie Lousan.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: PM Images – Getty Images