Conteúdos

Este roteiro de estudos aborda o uso do inglês no nosso dia a dia. Após contextualizar o tema, traz uma lista de palavras em língua inglesa cotidianamente utilizadas.

Objetivos

  • Refletir sobre o quanto falamos inglês no nosso dia a dia; e
  • Entender o que são os estrangeirismos.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

Você já notou o quanto falamos inglês no nosso dia a dia?

  • Estrangeirismos;
  • Lista das palavras em inglês mais usadas no dia a dia; e
  • Proposta de atividade.

Palavras-chave:

Língua inglesa. Estrangeirismo.

Proposta de trabalho:

Este roteiro de estudos busca trazer uma reflexão acerca do uso cotidiano de palavras em inglês.

Bons estudos!

1ª Etapa: Você já notou o quanto falamos inglês no nosso dia a dia?

Num mundo cada vez mais interconectado, a língua inglesa emerge como um fio condutor que transcende fronteiras geográficas e culturais. Presente em todos os cantos do globo, o inglês não é apenas uma ferramenta de comunicação, é também um elemento essencial do nosso dia a dia. Neste roteiro de estudos, trataremos da abrangência do inglês em nossas vidas.

A vastidão do inglês como idioma global é notável. Não se limitando às nações onde é a língua nativa, o inglês é falado em inúmeros países como segunda língua, língua oficial ou franca. Mais do que uma mera ferramenta de comunicação, o inglês é um facilitador da compreensão internacional, quebrando barreiras culturais e promovendo uma comunicação eficaz em diversos setores.

Atualmente, mais de 50 países têm o inglês como língua oficial e/ou nativa, enquanto centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo o utilizam como segunda língua. Essa difusão global não se restringe apenas aos domínios políticos, estendendo-se aos campos acadêmicos, profissionais e ao entretenimento. Ao mergulharmos nesse vasto oceano linguístico, compreendemos que o inglês não é apenas uma língua, é uma ponte que conecta diversas comunidades e indivíduos.

A hegemonia do inglês no cenário global é multifacetada. É a língua franca dos negócios, da ciência, da diplomacia e da cultura popular. Dominar o inglês não é apenas uma vantagem acadêmica ou profissional, é uma habilidade que abre portas para oportunidades internacionais, facilitando o acesso ao conhecimento e permitindo uma participação mais efetiva no diálogo global.

A abrangência da língua inglesa mostra-se ainda na sua integração à língua portuguesa utilizada no Brasil na medida em que passamos a utilizar cotidianamente termos em inglês apropriados pelo idioma nacional.

Para saber mais sobre o inglês que encontramos no nosso dia a dia, acesse:

Everyday English: o inglês no dia a dia – Língua Inglesa – 6º ano – Ensino Fundamental.

Acesso em: 24 de novembro de 2023.

2ª Etapa: Estrangeirismos

Estrangeirismos são termos ou palavras que incorporamos em uma língua, geralmente mantendo a sua forma original, provenientes de idiomas estrangeiros.

Essa adoção enriquece e diversifica o vocabulário, fornecendo expressões específicas e conceitos que muitas vezes não têm equivalentes diretos na língua de origem.

O fenômeno dos estrangeirismos não apenas reflete a influência cultural e a globalização, mas também destaca a natureza dinâmica e adaptável das línguas, que estão em constante evolução para atender às demandas de uma sociedade em mudança. De expressões do mundo dos negócios a termos tecnológicos, os estrangeirismos são pontes linguísticas que conectam as culturas e tornam nossa linguagem tão rica e diversificada.

É o que se dá em relação ao inglês. Tamanha hegemonia e importância, acaba por transbordar suas fronteiras, integrando-se ao português utilizado no Brasil, que se apropria de alguns de seus termos em seu cotidiano.

3ª Etapa: Lista de palavras em inglês mais usadas no dia a dia

Muitas palavras em inglês tornaram-se parte integrante do vocabulário cotidiano no Brasil, seja pela influência da cultura pop, tecnologia ou mesmo por hábitos comerciais.

Vejamos abaixo uma lista de algumas palavras em inglês, frequentemente utilizadas no dia a dia no Brasil, acompanhadas de seu significado:

OK: aceitação ou concordância.

Online: Conectado à internet.

Download: transferência de dados da internet para um dispositivo.

E-mail: correio eletrônico.

Update: atualização.

Show: espetáculo ou apresentação.

Site: página na internet.

Blog: diário online.

Shopping: centro comercial.

Fast food: comida rápida.

Hobby: passatempo.

Feedback: retorno ou opinião sobre algo.

Fashion: moda.

Marketing: estratégias de comercialização.

Meeting: reunião.

Laptop: computador portátil.

Smartphone: telefone inteligente.

Selfie: foto de si mesmo.

App: aplicativo.

Startup: empresa emergente.

Essas palavras, entre outras, tornaram-se tão comuns no vocabulário brasileiro que muitas vezes são usadas sem tradução ou adaptação, refletindo a influência global e a interconectividade das culturas no mundo contemporâneo.

Para ver uma lista mais ampla de palavras em inglês que utilizamos em no nosso dia a dia, acesse:

300 palavras em Inglês que conhecemos por causa da Globalização.

Acesso em: 24 de novembro de 2023.

4ª Etapa: Proposta de atividade

Para refletir sobre os temas tratados neste material, sugere-se que seja feita uma lista das palavras em inglês observadas pelo aluno em seu cotidiano por um período determinado – uma semana, por exemplo.

Bons estudos!

Roteiro de estudos elaborado pela professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Talvez Você Também Goste

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.