Conteúdos

Este roteiro de estudos de biologia trata das amebas. Você irá aprender sobre sua anatomia e fisiologia, classificação biológica, hábitat e sua importância ecológica e para a saúde pública.

Objetivos

Objetivos de aprendizagem:

  • Compreender as características evolutivas, anatômicas, fisiológicas e ecológica das amebas;
  • Conhecer a classificação taxonômica das amebas; e
  • Refletir sobre a relação das amebas com a saúde pública.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Amebas;
  • Protozoários; e
  • Amebíase.

 Palavras-chave:

Amebas. Protozoários. Amebíase.

 Proposta de trabalho:

O objetivo deste roteiro é auxiliar nos estudos, em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos, vídeos e algumas propostas de atividades.

Não é necessário fazer todas as etapas, ler todos os textos, ou assistir a todos os vídeos, mas as questões orientadoras, bem como as subquestões que advêm delas, ajudam na captação do conteúdo inteiro, bem como dos principais conceitos.

Leia os textos propostos buscando as respostas para cada uma das perguntas. Se aparecerem mais dúvidas ao longo da leitura, aproveite para fazer anotações em seu caderno e aprofundar sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.

1ª Etapa: Protozoários

Pergunta orientadora: Como são classificadas as amebas?

Para estudarmos um ser vivo, o primeiro passo é conhecermos sua classificação biológica, ou seja, taxonômica. Tal conhecimento nos permite compreender a evolução dos seres vivos, suas relações com outros organismos e até mesmo suas principais características.

Para conhecer melhor a classificação científica das amebas, leia o seguinte texto: 

“Pertencentes ao reino protista”

Acesso em 20 de julho de 2023.

A partir da leitura, responda às seguintes questões:

  • A que reino pertencem as amebas?
  • Escreva a classificação das orcas de acordo com as categorias taxonômicas de Lineu. 

Para conhecer um pouco mais sobre os protozoários, assista ao seguinte vídeo: 

“Reino protista”

Acesso em 20 de julho de 2023.

2ª Etapa: Amebas e entamoeba

Pergunta orientadora: Todas as amebas são iguais?

Apesar de todas as amebas possuírem características em comum, como a quantidade e o tipo de célula, por exemplo, nem todas são iguais, e uma das principais diferenças entre as amebas é que elas podem ser de vida livre, parasitas ou comensais.

Para conhecer um pouco mais sobre as principais características das amebas, leia o texto sugerido na etapa 1 deste roteiro e responda às seguintes questões:

  • Quantas células possuem as amebas?
  • Qual tipo de célula elas possuem?
  • Qual o tamanho médio de uma ameba?
  • O que é a tecameba?
  • Como as amebas se locomovem e “caçam” seus alimentos?
  • Diferencie as amebas de vida livre, as parasitas e as comensais.
  • Como as amebas se reproduzem?

Para observar a locomoção das amebas, assista ao seguinte vídeo: 

Amoeba in motion

Acesso em 20 de julho de 2023.

3ª Etapa: Amebas e a saúde pública

Pergunta orientadora: Amebas podem causar doenças?

 Se você respondeu ‘sim’ para a pergunta orientadora, você acertou. Assim como outros protozoários, as amebas podem causar doenças: as protozooses, sendo a principal delas a amebíase – a terceira maior causa de mortes por motivos de doenças parasitárias –, o que a torna um grande problema de saúde pública.

Para conhecer melhor a amebíase, leia o seguinte texto:

“Amebíase”

Acesso em 20 de julho de 2023.

A partir da leitura, responda às perguntas propostas abaixo:

  • O que é a amebíase?
  • Quem é seu hospedeiro?
  • Qual o agente causador da doença?
  • Qual sua forma de transmissão/contágio?
  • Qual população está mais sujeita a amebíase? Por quê?
  • Descreva seus principais sintomas.
  • Como é feito o diagnóstico da doença?
  • Há tratamento? Se sim, como é feito?
  • Quais medidas profiláticas devem ser adotadas? 

Para conhecer um pouco mais sobre a amebíase, assista ao seguinte vídeo:

“Amebíase (Tudo o que você precisa saber)”

Acesso em 20 de julho de 2023.

4ª Etapa: Cheque seus conhecimentos

  1. Os protozoários são seres vivos pertencentes ao reino Protista. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica desses organismos.

    a) São seres eucariontes.
    b) São seres unicelulares.
    c) São seres heterotróficos.
    d) São seres clorofilados.

GABARITO: D.

  1. Os protozoários são seres de nutrição heterotrófica, e a fagocitose é realizada por algumas espécies para capturar alimento. Analise os eventos relacionados a esse processo.

     I. Formação do fagossomo
    II. Formação do vacúolo digestivo
    III. Clasmocitose

          A ordem em que ocorrem no processo é:

            a) I, II, III
            b) III, II, I
            c) II, I, III
            d) I, III, II

GABARITO: A.

  1. De acordo com o modo de locomoção, os protozoários são classificados em sarcodíneos, ciliados, flagelados e esporozoários. Relacione corretamente o tipo de protozoário da coluna 1 com o represente da classificação da coluna 2.

          Coluna 1

           I. Sarcodíneos
          II. Ciliados
         III. Flagelados
         IV. Esporozoários

          Coluna 2

           a. Vorticella
           b. Plasmodium vivax
           c. Amebas
           d. Trypanosoma cruz

           A sequência correta é:

           a) I.c; II.a; III.d; IV.b
           b) I.a; II.b; III.c; IV.d
           c) I.d; II.a; III.b; IV.c
           d) I.b; II.c; III.a; IV.d

GABARITO: A.

  1. O reino Protista inclui as algas e os protozoários. Esses organismos, nas classificações mais antigas, eram considerados pertencentes aos reinos vegetal e animal, respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta para a inclusão desses diferentes protistas no mesmo reino.

    a) Ambos são simples, unicelulares, apresentam células eucarióticas e nutrição heterotrófica.
    b) Ambos são simples na organização morfológica em comparação com plantas e animais, sendo as algas autotróficas e os protozoários, heterotróficos.
    c) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células eucarióticas.
    d) Ambos apresentam parede celular, nutrição heterotrófica e compõem-se de células procarióticas.
    e) Ambos são pluricelulares, sendo as algas autotróficas e os protozoários, heterotróficos.

GABARITO: B.

  1. Considere as seguintes medidas profiláticas:
      I. Colocação de telas em portas e janelas;
     II. Ingestão de frutas e verduras bem lavadas;
    III. Ingestão de água não contaminada;
    IV. Eliminação do barbeiro transmissor;
     V. Erradicação do mosquito transmissor;
     VI. Saneamento básico.

           Podem diminuir a incidência da disenteria causada pela Entamoeba histolyca somente:

               a) I, II e III.
               b) I, IV e V.
               c) II, III e VI.
               d) II, IV e V.
               e) IV, V e VI.

GABARITO: C.

Questões disponíveis em Toda Matéria.

Acesso em 20 de julho de 2023.

  1. Assinale a alternativa que apresenta um parasita intestinal causador de doença infecciosa que pode desencadear, entre outros sintomas, a diarreia.

    a) Tunga
    b) Sarcoptes scabiei
    c) Ameba
    d) Cândida
    d) Larva migrans

GABARITO: C.

  1. Leia as afirmativas a seguir:

    I. A amebíase é uma infecção causada por protozoário que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Esse parasito pode atuar como comensal ou provocar a invasão de tecidos, originando as formas intestinal e extraintestinal da doença.

    II. A ancilostomíase é uma infecção intestinal causada por nematódeos, que, nos casos de infecções leves, pode apresentar-se assintomática. Apresentações clínicas importantes, como um quadro gastrointestinal agudo caracterizado por náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e flatulência, também podem ocorrer. Em crianças com parasitismo intenso, pode ocorrer hipoproteinemia e atraso no desenvolvimento físico e mental. Com frequência, dependendo da intensidade da infecção, acarreta anemia ferropriva.

           Marque a alternativa CORRETA.

           a) As duas afirmativas são verdadeiras.
           b) A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
           c) A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
           d) As duas afirmativas são falsas.

GABARITO: A.

  1. É uma infecção causada por protozoário, que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Tem como complicações o abscesso hepático, pulmonar ou cerebral, empiema, pericardite, colite fulminante com perfuração. Quando não diagnosticada a tempo, pode levar o paciente a óbito. Não é doença de notificação compulsória. Estamos nos referindo a qual doença?

    a) Hantaviroses
    b) Amebíase
    c) Toxoplasmose
    d) Giardíase
    e) Estrongiloidíase

GABARITO: B.

  1. Leia as afirmativas a seguir:

    Em casos graves de amebíase, as formas trofozoíticas se disseminam através da corrente sanguínea, provocando abcesso no fígado (com maior frequência), nos pulmões ou no cérebro. Quando não diagnosticadas a tempo, podem levar o paciente a óbito.

    As medidas de controle da ancilostomíase incluem desenvolver atividades de educação em saúde, particularmente com relação a hábitos pessoais de higiene, abrangendo inclusive o processo de lavar as mãos antes das refeições e o uso de calçados.

           Marque a alternativa CORRETA.

           a) As duas afirmativas são verdadeiras.
           b) A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
           c) A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
           d) As duas afirmativas são falsas.

GABARITO: A.

  1. Amebíase é uma infecção causada por protozoário que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Dentre os principais agentes etiológicos a seguir, qual se caracteriza como específico dessa patologia?

    a) Entamoeba histolytica.
    b) Ascaris lumbricoides.
    c) Enterobius vermicularis.
    d) Schistosoma mansoni.
    e) Giardia lamblia.

GABARITO: A.

Questões disponíveis em Gran Questões Online.

Acesso em 20 de julho de 2023.

Roteiro de estudos elaborado pela professora drª. Nathalie Lousan.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Monge.

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