Conteúdos

Este roteiro de estudos apresenta os principais aspectos da filosofia socrática, com ênfase na diferença em relação aos pré-socráticos e nos conceitos de ética e de maiêutica.

Objetivos

  • Contextualizar Atenas do século V a.C. e entender a transição dos filósofos pré-socráticos para os socráticos, com ênfase na ética e no ser humano;
  • Compreender as duas fases centrais do método socrático: ironia e maiêutica, e a função do diálogo na busca da verdade.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Introdução à filosofia socrática;
  • Ironia e maiêutica; e
  • Diálogo e verdade.

Palavras-chave:

Filosofia Socrática. Ironia. Maiêutica.

1ª Etapa: Introdução a Filosofia Socrática

O contexto histórico da filosofia socrática era a Atenas do século V a.C., com a democracia ateniense, que foi um regime político em que cidadãos (homens livres) participavam diretamente da tomada de decisões públicas, votando em assembleias e ocupando cargos por meio de eleições diretas e lotação, embora limitado a homens cidadãos, pois excluía mulheres, escravos e estrangeiros. O sistema enfatizava a participação direta, o princípio de igualdade política entre os cidadãos ativos (isonomia) e o controle público por meio de instituições como a Assembleia (Eclésia), a Boulé (Conselho de 500) e os tribunais populares, promovendo a responsabilidade cívica, o debate público e a prestação de contas.

A filosofia socrática promove uma transição da discussão filosófica, com foco na natureza, dos pré-socráticos, para o foco no ser humano e na ética (socráticos).

Sócrates apresenta a máxima “Só sei que nada sei” como expressão da sua humildade intelectual.

Assista:

Sócrates – Brasil Escola

2ª Etapa: Ironia e maiêutica

A maiêutica é um método da filosofia desenvolvioa pelo filósofo grego Sócrates. A maiêutica socrática envolve um diálogo de perguntas e respostas, seguido de novas indagações. Combinando-a à ironia, o objetivo do pensador era evidenciar que as chamadas “autoridades” em determinados temas julgavam saber algo que, de fato, não sabiam. Assim, o filósofo, era frequentemente visto como alguém que afirmava não saber, pois demonstrava que o conhecimento conceitual não era propriedade exclusiva de muitos homens tidos por sábios.

A ironia é usada como técnica de provocar reflexão e desqualificar a confiança em doutrinas fraudulentas. Já a maiêutica é entendida como “parto” do conhecimento já existente no interlocutor.

Para ler:

3ª Etapa: Ética e virtude

A virtude, para Sócrates, era o conhecimento do bem e do agir bem, que decorre do entendimento do que é bom. Assim, o conhecimento se aproxima da prática ética, pois quem conhece a virtude tende a agir virtuosamente, enquanto o mal surge da ignorância.

O lema “conhece-te a ti mesmo” serve de guia para que a educação filosófica ilumine a mente, alinhando desejos, ações e princípios. O método socrático, por meio do diálogo, busca examinar crenças morais, detectar contradições e chegar a definições mais firmes de virtude.

O desafio envolve explorar dilemas simples, desenvolver argumentos racionais e buscar o bem comum, formando disposições habituais de justiça, moderação, prudência e coragem informada pela razão.

Assista:

SÓCRATES: A VIRTUDE LEVA À FELICIDADE – Instituto Sócrates

4ª Etapa: Questões

Teste seus conhecimentos em questões de múltipla escolha.

1) O que Sócrates considerava como a virtude (areté)?

a) Um conjunto de leis naturais.
b) O conhecimento do bem, que leva a agir corretamente.
c) A riqueza e o status social.
d) A força muscular e a coragem guerreira.

2) Qual é o papel do método socrático?

a) Impor uma definição única de virtude sem diálogo.
b) Usar o diálogo para examinar crenças morais, detectar contradições e chegar a definições mais firmes de virtude.
c) Adotar a maioria como única fonte de verdade.
d) Ensinar apenas técnicas retóricas para vencer debates.

3) O lema “conhece-te a ti mesmo” em Sócrates serve principalmente para:

a) Promover o autoconhecimento para alinhar desejos, ações e princípios.
b) Incentivar o isolamento intelectual.
c) Justificar a autonomia absoluta de cada um sem críticas.
d) Substituir a ética pela astúcia política.

Gabarito:

1) b

2) b

3) a

Bons estudos!

Roteiro de estudos elaborado pela Professor Mestre Fabiano Bitencourt.

Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: vasiliki – Getty Images

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