Pelo terceiro ano consecutivo, a EMEF Manoel Vieira de Queiroz Filho, em Parelheiros (SP), realiza o “Torneio de Percepção Tátil” para estudantes com deficiência visual total. Organizada pela professora Suzeli Oliveira, a competição é acompanhada por alunos e professores videntes, e o desempenho no torneio rende troféus como forma de celebrar a dedicação dos participantes.
Atividades lúdicas como o reconhecimento das letras em Braille, o sistema de escrita e leitura tátil, ou de formas geométricas são ótimas para estimular os alunos com deficiência visual, contribuindo para o desenvolvimento de suas potencialidades, segundo Oliveira. Ela explica que as tarefas que integram o torneio ajudam a dar segurança e confiança aos estudantes, tanto para as demandas da rotina escolar quanto do cotidiano.
No vídeo, a professora compartilha dicas para quem quiser reproduzir ou adaptar o projeto e explica o potencial da iniciativa.
“Ela surgiu da necessidade de incentivar os alunos a escrever e ler em Braille”, diz Oliveira. “O sistema Braille é pra dar oportunidades aos alunos, pra eles estarem incluídos na sociedade, em plena atividade e desenvolvendo tudo que quiserem desenvolver”, acrescenta a professora.