O que fazer para melhorar a educação de forma sistêmica? É possível transformar o ensino em um projeto de Estado? Como combater a desigualdade de oportunidades? Estas são algumas das perguntas que o ex-ministro da educação Renato Janine Ribeiro aborda no seu livro mais recente, “A Pátria Educadora em Colapso”, em que analisa a política educacional durante sua passagem pelo Ministério da Educação (MEC) e aponta caminhos como a “onda educativa”, ambicioso projeto para dar um salto de qualidade em toda educação básica em um prazo de 40 anos.

Isso passaria, na opinião do filósofo, pela criação de mecanismos que fizessem com que crianças e jovens de classe média frequentassem a escola pública. “Para você garantir a continuidade na política de educação é preciso que a demanda venha de baixo para cima”, avalia.

Na entrevista, o ex-ministro fala sobre a discussão entre os que defendem mais verba para a educação e os que acreditam que o problema está na gestão dos recursos, opina como, ao mesmo tempo, ampliar o acesso e garantir a melhoria da qualidade e analisa medidas recentes para diminuir a desigualdade.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Alunos de SP exploram a cidade para aprenderem sobre diversidade cultural

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.