Iniciativa da Escola Municipal de Educação Fundamental Dr. João Augusto Breves, na disciplina de matemática, une o ensino dos conceitos básicos de sistema monetário à educação financeira em sala. Na aula, conceitos como juros, troco e parcelamento são incorporados a partir de exemplos cotidianos e aplicados na prática, com venda e compra de produtos exclusivos da lojinha criada pelo projeto.

“A matemática começa a partir do concreto, e eles precisam ter vivências e experiências para que os conceitos abstratos comecem a fazer sentido a partir da própria realidade”, diz a professora de matemática Geiza Penteado no vídeo.

lojinha-em-sala-de-aula
                                                        Produtos vendidos pela “lojinha”

As docentes envolvidas no projeto observam a melhora no desenvolvimento do raciocínio lógico, a relação entre desejo e realidade e a atenção com os conceitos monetários fora do ambiente escolar. “A gente vive em um país com bastante desigualdade social, então vemos nas atividades quem pode comprar menos ou mais. Trabalhamos em sala de aula com a reflexão sobre a vida”, diz a professora Maria Adriana Sousa.

O vídeo apresenta ainda como as atividades são realizadas e revela de que forma os alunos aprendem os conceitos teóricos com aplicação prática na lojinha montada dentro da sala.

Atualizado em 19/07/2024, às 16h58.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

É possível erradicar o analfabetismo no Brasil?

Contação de histórias ajuda a ensinar cultura africana na escola

Como implementar a lei do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.