Gordofobia é um neologismo criado para identificar o preconceito de pessoas que julgam o excesso de peso e a obesidade como fatores de desprezo. Após identificar casos do gênero contra alunas da E.E. Mauro de Oliveira, em São Paulo (SP), a professora de educação física Jéssica Taaglieri liderou o processo de criação do projeto “Corpos reais, beleza real”.
O objetivo da iniciativa, conta a professora, é debater o preconceito e paralelamente promover a aceitação de seus corpos pelos estudantes. Para tanto, o projeto contou com um ensaio fotográfico protagonizado por alunas, uma exposição das fotos e uma roda de conversa com toda a escola.
No vídeo, Taaglieri e algumas das alunas que participaram do ensaio fotográfico contam como o projeto foi desenvolvido e exaltam o resultado.
“Eu estou começando a me sentir bem comigo mesma”, conta Katarina Silva, uma das estudantes. “Eu não preciso mudar o jeito que eu sou pra ser aceita pelas pessoas.”